UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FÍSICA

DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA

SEMESTRE: 2006/2

 

DISCIPLINA: ASTRONOMIA GEODÉSICA I

CÓDIGO: FIS02005

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 HORAS

CRÉDITOS: 04

PRÉ-REQUISITOS: MAT01355

POPULAÇÃO ALVO: Alunos da Engenharia Cartográfica

 

 SÚMULA DA DISCIPLINA 

Elementos de trigonometria esférica. Noções de cosmografia. Esfera celeste e sistemas de coordenadas astronômicas. Transformação de coordenadas astronômicas.Variação das coordenadas astronômicas. Conceitos de posição dos astros: redução à posição aparente. Catálogos e efemérides. Triângulos de posição. Movimento diurno: estudo geométrico e analítico. 

OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno os meios de se orientar e se situar na superfície da Terra através de observações astronômicas. Proporcionar um entendimento dos movimentos dos astros no céu. Relacionar a posição e os movimentos dos astros no céu com os movimentos da Terra, com o ponto de observação na superfície do planeta e com o tempo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

1) Introdução: Astronomia de posição no contexto de Astronomia Geral. Relação entre Geodésia e Astronomia.

2) Esfera celeste e sistemas de coordenadas siderais: Definições fundamentais. Esfera celeste, linhas, círculos e planos das esferas celestes. Esfera terrestre. Sistemas de coordenadas siderais. Sistema de coordenadas horizontais. Sistema de coordenadas horárias. Sistemas de coordenadas equatoriais. Sistemas de coordenadas eclíticas. Transformações de coordenadas. Conversão entre sistemas de coordenadas horizontais horárias. Transformações matriciais.

3) Posições particulares dos astros: Triângulos de posição. Velocidade zenital. Velocidade azimutal. Estrelas equatoriais e circumpolares. Visibilidade, orto e ocaso. Culminação ou passagem meridiana. Cruzamento do primeiro vertical. Elongação.

4) Cálculo da latitude e azimute: Relações diferenciais. Latitude em função do ângulo horário e da distância zenital. Ângulo horário em função da latitude e da distância zenital e em função da latitude e do azimute. Azimute em função da latitude e do ângulo horário e em função da latitude a da distância zenital. Distância zenital em função da latitude e do ângulo horário.

5) Sistemas de tempo: Definições básicas. Época, intervalo, escala horária. Tempo sideral e universal, tempo de efemérides e tempo atômico. Sistema sideral. Sistema universal. Movimento do Sol. Movimento anual. Movimento diurno. Movimento geral. Hora universal. Época, intervalo e calendário polar (civil e astronômico). Conversão entre sistemas siderais e universais. Conversão da época. Conversão de intervalo. Irregularidades dos sistemas horários rotacionais. Classificação. Sistemas rotacionais(UT0, UT1, UT2). Sistemas de efemérides. Sol médio, fictício e meridiano das efemérides calendárias. Sistemas Atômicos. Definições básicas, época e intervalo. Relação entre o TA e o TDT. Correções heliocêntricas e baricêntricas.

6) Variações das coordenadas celestes: Posição observada, aparente, verdadeira e média.. Variações das coordenadas devidas ao movimento dos sistemas de referências. Precessão, nutação astronômica. Transformação de posições médias para verdadeiras.

7) Variações de coordenadas celestes: Movimento do pólo. Transformação de coordenadas celestes para o sistema terrestre (CIO). Variações devidas a causas físicas. Paralaxe e refração astronômica. Variações devidas aos movimentos próprios dos astros. Efeito horário sobre os componentes do movimento próprio. Redução de posições siderais e efeitos secundários. Redução de posição média de uma época para outra. Redução por fórmulas (convencional) e redução matricial. Redução da posição observada para a aparente.

8) Catálogos e efemérides: Definição e classificação dos catálogos de posição dos astros. Tipos de catálogos. Catálogos fundamentais (FK4, FK5). Catálogo geral de BO35. Catálogo do Observatório Astronômico Smithssomiano(SAOC). Aparent Places of Fundamental Stars (APES). The Astronomical Almanac (AA). Anuário do observatório Nacional do Rio de Janeiro (AON-RJ). Cálculo de posições de catalogadas. Determinação do zênite instrumental.

METODOLOGIA DE ENSINO 

Serão usados os recursos multimídia disponíveis no Centro de Referência de Ensino de Física (CREF), para auxiliar na parte conceitual e na compreensão das atividades de observação a serem desenvolvidas futuramente. Na parte inicial será dada ênfase à parte conceitual, definindo-se os principais lugares geométricos da esfera celeste e fazendo um estudo descritivo do movimento diurno e anual. A trigonometria esférica será então introduzida como forma de formalizar estes conceitos. Serão utilizados trabalhos práticos, com o auxílio de simuladores do céu e de seus movimentos, bem como os livros de efemérides, sempre com o objetivo de fixação dos conceitos..

CRONOGRAMA

 O cronograma será flexível, permitindo a apresentação dos conceitos, realização de listas de exercícios, esclarecimento de dúvidas.

O semestre letivo será de 07/08/2006 a 15/12/2006. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 

Serão ministrados 3 exames de avaliação, cada um contendo uma série de questões objetivas sobre os assuntos desenvolvidos no período correspondente..

As datas preliminares dos exames são:

- 1º. Exame: 21 de setembro de 2006

- 2º. Exame: 26 de outubro de 2006

- 3º. Exame: 7 de dezembro de 2006

 

 

CRITÉRIOS DE ATRIBUIÇÃO DE CONCEITOS 

A cada exame de avaliação será atribuído um valor numérico (nota) de 0 a 10, de acordo com a capacidade demonstrada pelo(a) aluno(a) de compreender, discutir, criticar e resolver as questões propostas.

Conceitos literais (A, B, C, D, etc.) serão dados no final do curso e seguirão as normas estabelecidas pelo Departamento de Controle e Registro Discente da Universidade (DECORDI) e explicitadas no verso dos boletins escolares.

A conversão de valores numéricos em literais será feita utilizando a média aritmética das 3 notas de avaliação. 

 

 

RECUPERAÇÃO           

  Será permitido a cada aluno recuperar apenas uma de suas três notas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 

- Hipertexto na Internet: http://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis2005/textos/index.htm

 

BIBLIOGRAFIA  DE CONSULTA 

- Hipertexto na Internet: http://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis2006/index.htm

- Conceitos de Astronomia; R. Boczko (F95, B665c) 

- Astronomia e Astrofísica; Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Saraiva (hiperteto:  http://astro.if.ufrgs.br)

- Fundamentos de Astronomia e Astrofísica; S.O. Kepler e M.F. Saraiva

PROFESSORA: Maria de Fátima Saraiva                           TURMA: Única