INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA
SEMESTRE: 2011/2
DISCIPLINA: ENSINO DE ASTRONOMIA
CÓDIGO: FIS02004
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 horas
CRÉDITOS: 04
PRÉ-REQUISITO: FIS02010 e FIS01204
POPULAÇÃO ALVO: Alunos de Licenciatura em Física
SÚMULA DA DISCIPLINA
Identificação de objetos celestes: planetas, constelações e objetos de fundo. Uso do telescópio e de recursos da internet para ensino de Astronomia. Experimentos e simulações por computador para ensino de Astronomia: determinação de distâncias e períodos de planetas e satélites. Aplicação das leis de gravitação. Marés. Determinação de massas dentro e fora do Sistema Solar. Formação e evolução de estrelas e galáxias. Cosmologia.
OBJETIVOS
Capacitar os estudantes, como futuros professores de ensino médio e fundamental, a ensinar os tópicos principais de Astronomia Fundamental e Contemporânea, utilizando técnicas de experimentação e observação que possam ser facilmente reprodutíveis em escolas de ensino médio.
1) O céu noturno e seus movimentos. Mapas celestes.
2) Medidas de separação angular entre os astros. Medidas de distância. Instrumentos de medida.
3) O Sol: movimento diário e anual.
4) Movimentos e fases da Lua. Eclipses. Marés.
5) O Sistema Solar: características do Sol, planetas, satélites e corpos menores.
6) Movimentos dos planetas. Leis de Kepler. Gravitação.
7) Estrelas. Distâncias, massas e outras propriedades.
8) Galáxias e Cosmologia..
METODOLOGIA DE ENSINO
Os alunos irão adquirir prática de ensino, ministrando aulas de Astronomia, planejando e executando experimentos e observações astronômicas de uso didático. Eles terão a oportunidade de desenvolver todos os estágios pedagógicos, desde definição da seqüência de aulas até a forma como serão abordadas, passando pela preparação do material, experimentos, simulações, etc. Os alunos serão estimulados a refletir sobre as formas de avaliação, aplicando-as na avaliação dos colegas.
Serão efetuadas visitas ao Planetário da UFRGS e ao Observatório Central.
Além do horário normal da disciplina, serão reservadas 2 horas/semana para assessoramento e atendimento aos alunos nas atividades extra-classe e na preparação das aulas.
CRONOGRAMA
Discussão sobre a inserção da Astronomia no ensino de Física. Levantamento de interesses e vocações dos alunos para o exercício das atividades. Escolhas de temas para aula e dos experimentos de Física/Astronomia. Observação astronômica no início do curso, com planejamento das observações. Preparação das aulas e dos experimentos selecionados. Execução das aulas e dos experimentos. Visitas ao Observatório e ao Planetário, com observação ao telescópio.
O semestre letivo será de 10/03/2011 a /01/2010
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Cada aluno será encarregado de ministrar duas aulas de Física que abordem tópicos de Astronomia. As aulas podem ser de caráter experimental ou observacional. O aluno é responsável pela preparação/revisão do material a ser usado e pela definição do tipo de aula/experimento (recursos a serem usados, apresentações, forma de participação dos alunos, etc). O desempenho do aluno na definição/preparação das aulas resultará em uma nota de 0 a 10. A execução de cada aula individualmente resultará também em notas de 0 a 10. Todas as notas serão atribuídas pelo professor e também pelos colegas. Cada uma dessas 3 notas contribuirá com 30% da nota final.
A freqüência às aulas e participação efetiva nelas contribuirá com 10% da nota final.
Cada aluno terá a oportunidade de desenvolver experimentos e roteiros de atividades, para serem ou não executados durante o curso. A estas contribuições serão atribuídos acréscimos à nota do aluno, até um máximo de 1 ponto na nota final.
CRITÉRIOS DE ATRIBUIÇÃO DE CONCEITOS
As notas obtidas por cada aluno serão somadas e depois normalizadas a uma escala de 0 a 10.
Conceitos literais (A, B, C, D, etc.) serão dados no final do curso e seguirão as normas estabelecidas pelo Departamento de Controle e Registro Discente da Universidade (DECORDI) e explicitadas no verso dos boletins escolares.
A conversão de valores numéricos em literais será feita utilizando a média aritmética das notas de avaliação (N), da seguinte forma:
Os alunos que não atingirem o conceito C poderão fazer uma atividade extra, que poderá ser
a preparação e apresentação de uma aula sobre tema a escolher, ou a preparação de um experimento (material ou virtual) com roteiro. A nota atribuída a esta atividade será também entre 0 e 20, somando-se à nota acumulada anteriormente
Atividades para ensino de astronomia
Caniato, Rodolpho, O Céu - volume I do Projeto Brasileiro para o Ensino de Física Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia, Campinas, 1978.
Chaissom, Eric; McMillan, Steve, Astronomy Today . Prentice Hall Inc., New Jersey, 1997.
Friaça, A.C.S., Dal Pino, E., Sodré Jr., L., Jatenco-Pereira, V., (Org.), Astronomia - Uma Visão Geral do Universo. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
Hemenway, M.K., Robbins, R.R., Modern Astronomy: An Activities Approach. University of Texas Press, Austin, 1991.
Maciel, W. (Ed.), Astronomia e Astrofísica, IAG/USP, 1991.
Oliveira Filho, Kepler de Souza; Saraiva, Maria de Fátima Oliveira, Astronomia e Astrofísica. 1.a edição: Editora da UFRGS, Porto Alegre, 2000; 2.a edição: Editora Livraria da Física, São Paulo, 2004.
Robbins, R. Robert; Jefferys, William H., Shawl, Stephen J., Discovering Astronomy: Activities Manual and Kit. John Wiley & Sons, Inc. New York, 1995.
Laboratório virtual: Projeto CLEA (Contemporary Laboratory Experiences in Astronomy).
Planetário virtual: Stellarium.
Hipertextos do Observatório Educativo Itineratne (OEI)
Programa de Formação de Professores Galileu - Porto Alegre
Página de educação do Instituto do Telescópio Espacial (STScI).
Página de educação da Sociedade Astronômica do Pacífico. (ASP)
Atividades de Astronomia na internet (no site da ASP)
Revista Eletrônica de Educação em Astronomia: Astronomy Education Review
Também poderão ser utilizados, como fonte de consulta e/ou para discussão em aula, artigos publicados em revistas científicas e/ou de divulgação científica.
PROFESSORES:
Turma B: Maria de Fátima Oliveira Saraiva