Profa. Maria de Fátima O. Saraiva

 

Nosso lugar no universo1


Diagrama mostrando a localização da Terra no Universo, em sentido anti-horário a partir do canto inferior esquerdo. A Terra é um dos oito planetas que orbitam o Sol, que é uma estrela localizada na periferia da galáxia Via Láctea - a nossa galáxia. A Via Láctea, juntamente com Andrômeda e algumas dezenas de galáxias menores constituem o Grupo Local de galáxias, que é um dos aglomerados de galáxias que fazem parte do Superaglomerado Local, o qual constitui, junto com os demais superaglomerados de galáxias, o nosso Universo observável.

A Terra é um planeta, o que significa que ela é um corpo relativamente grande que orbita uma estrela - o nosso Sol.

O sistema solar consiste do Sol e de todos os corpos que o orbitam: os oito planetas (incluindo a Terra), com seus satélites e e anéis, os asteroides, os cometas e as incontáveis pequenas partículas que compõem o pó interplanetário.

Nosso Sol é uma estrela, como outras estrelas que vemos no céu noturno. As estrela são imensas esferas de gás incandescente. O Sol e todas as estrelas que podemos ver a olho nu fazem parte de um enorme conjunto de estrelas chamado Via Láctea, a nossa galáxia. Uma galáxia é um enorme conjunto de estrelas no espaço, contendo de algumas centenas de milhares a um trilhão ou mais estrelas. A Via Láctea é uma galáxia relativamente grande, de forma espiral, com mais de 100 bilhões de estrelas. O sistema solar é localizado a aproximadamente 2/3 da distância entre o centro e a borda da galáxia.


Representação artística da Via Láctea mostrando a localização do Sol.

Muitas galáxias se encontram agrupadas, formando glomerados de galáxias. A Via Láctea pertence a um aglomerado bem pequeno, com aproximadamente 50 galáxias, chamado Grupo Local.

Os grupos e aglomerados de galáxias também tendem a se concentrar em certas regiões, formando estruturas gigantescas chamadas superaglomerados de galáxias. O Grupo Local de galáxias pertence a um superaglomerado chamado Superaglomerado Local.

Em grande escala, o universo tem a aparência de uma esponja . os superaglomerados de galáxias formam as "paredes" da esponja; entre eles existem enormes vazios contendo poucas ou nenhuma galáxia, que na nossa analogia seriam as partes ocas da esponja.

Finalmente, o universo é formado pelos superaglomerados de galáxias, os vazios, e tudo o que tem dentro deles. Toda a matéria e toda a energia existente constituem a nosso universo.

Resumo

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea. A nossa galáxia faz parte de um pequeno aglomerado de galáxias chamado Grupo Local, que por sua vez faz parte de uma região gigantesca em que há maior condensação de galáxias e de aglomerados de galáxias, chamado de Superaglomerado Local. Esse, por sua vez, juntamente com os demais superaglomerados de galáxias e os vazios, contendo, portanto, toda a matéria e a energia existentes, formam o Universo.


Volta Questões de revisão
 
Depois de fazer as questões de revisão volte ao Moodle para fazer o Questionário sobre o texto "Nosso endereço cósmico".


The known Universe (filme youtube; 6 min)


Tradução livre de excerto do livro "The cosmic Perspective", de J. Bennet, M. Donahue, N. Schneider e M. Voit, 2002. A figura que ilustra o texto foi inspirada em ilustração do mesmo livro.