Por que microcomputadores no laboratórios didáticos?
Ilustração do Prof. C. E. Aguiar, UFRJ
Microcomputadores abrem um novo universo na capacidade de:
- investigação e compreensão do mundo físico, especialmente no que diz respeito à:
- observação
- compreensão do conceito de
- medir
- fazer hipóteses
- testar
- relacionar grandezas
- quantificar
- identificar parâmetros relevantes
- avaliação dos modelos físicos
- auxiliam, também:
- a compreensão da Física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos
- a criação de um ambiente mais participativo e solidário
- a incorporação de novas tecnologias no ensino
Principais motivos para a introdução de coleta automática de dados:
- investigar fenômenos que requeiram muitas tomadas de dados por intervalo
de tempo, de modo que a coleta manual é impraticável
- investigar fenômenos que requeiram medidas durante um longo tempo, de modo
que a coleta manual é enfadonha
- reduzir o tempo para a coleta de dados
R. Haag (haag@if.ufrgs.br)
&
E. A. Veit (eav@if.ufrgs.br)
Janeiro de 2003
CREF - Instituto de Física - UFRGS