Medidas elétricas obtidas com o microcomputador
Fotos dos alunos trabalhando
- Descarga de um capacitor
- Discussão de resolução de dados experimentais a partir de
dados colhidos para descarga de um capacitor.
(Ou seja, olhando em detalhes - zoom - os dados de descarga de um capacitor.)
- Informações básicas sobre aquisição de dados via entrada da porta de joystick são encontradas no
na home page do Projeto Novas Tecnologias no Ensino de Física, em: http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef.
- Programa disponível para coleta de dados através da entrada de joystick.
- Lei de Faraday-Lenz e a queda de um imã em um tubo
- Software usado no estudo da Lei de Faraday-Lenz: GRAM6 ou em sua versão mais recente
Spectrogram
- Perguntas a serem respondidas sobre a experiências do tubo:
- A partir de um gráfico de freqüência versus tempo foi extraído o tempo
gasto pelo imã para se mover entre uma bobina e outra. Pergunta-se: qual é
a relação existente entre as freqüências detectadas e a Lei de Faraday-Lenz?
- Foi utilizado um software de análise de som. Como isto foi feito, se não
foi utilizado um microfone?
- Sugestões:
Uma série de experiências educacionais para envolvendo aquisição automática de dados pode
ser encontrado no site da
PICO.
- Um interessante artigo sobre aquisição de dados de eletricidade é:
Aquisição de Dados com a Placa de Som do Computador
E. Montarroyos e W. C. Magno, Rev. Bras. Ens. Fís. v. 23, n. 1, p. 57-62, 2001.
- Atividade de conclusão deste módulo da disciplina:
em duplas, ou individualmente, os alunos deverão:
- projetar uma experiência a ser feita em uma aula de eletricidade no ensino médio
- montar a experiência e coletar dados
- apresentar um relatório
- apresentar uma proposta de como explorar a experiência no ensino médio; pode ser:
- um roteiro de experiência
- uma descrição das atividades e desafios a serem propostos aos alunos
- osc251 : excelente osciloscópio para PC com análise espectral em tempo real
(zip 91 kb)
Recomedamos alguma leitura sobre FFT - Fast Fourier Transform. Por exemplo:
Fotos
Eliane Angela Veit (eav@if.ufrgs.br) & Rafael Haag
(haag@if.ufrgs.br)
Instituto de Física - UFRGS