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ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

 

 


Fonte: Underwater Visions. Acesso: dez/2008.

       A substância natural que pode ser encontrada nos três estados na superfície terrestre em condições normais de temperatura e pressão é a água. Quando falamos em estados físicos da matéria, esta é a que vem primeiramente à nossa cabeça, seja na forma líquida, na forma sólida através do gelo ou ainda na forma de vapor através das nuvens no céu.

       Os materiais são encontrados na natureza, de um modo geral, em três estados (ou fases):

  • Sólido

  • Líquido

  • Gasoso

       Uma mesma substância pode se apresentar em qualquer um desses estados, dependendo da temperatura e da pressão que essa substância está submetida. Mudando as condições dessas grandezas é possível fazer com que a substância altere seus estados de agregação de um para outro, ou ainda, dependendo da substância, fazer com que ela se apresente em duas ou três fases distintas ao mesmo tempo.

       Sólidos tem forma e volume constantes. Seus átomos e moléculas apresentam alta força de coesão que permite às suas estruturas uma certa rigidez e uma regularidade. Eles apresentam um posicionamento fixo na rede cristalina do material, o que não impede de terem os movimentos de vibração no interior da rede, devido a sua energia interna.

       Líquidos não apresentam forma definida mas ocupam um volume no espaço, geralmente do recipiente que os contém. As suas moléculas apresentam baixa força de coesão e permitem uma série de características especiais aos mesmos. Assim a força entre os átomos e moléculas são suficientemente baixas para que eles não ocupem uma forma definida e ao mesmo tempo são suficientemente grandes de modo a estabelecer uma relação entre os átomos e moléculas, tornando-os mutuamente dependentes.

       Gases não apresentam forma ou volume fixos. A força de coesão entre as moléculas inexiste fazendo que elas sejam independentes umas das outras. Dentre as principais características dos gases está a grande variação de volume que eles demonstram ao variarmos a temperatura e/ou a pressão da amostra de gás.

 

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Referências
  • GASPAR, A. Física. São Paulo, v.2, Ática, 2002.
  • MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Física de olho no mundo do trabalho. São Paulo, Scipione, 2003.

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA
NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTUDO
DE MÁQUINAS TÉRMICAS COMO TEMA MOTIVADOR

Desenvolvido por Daniel Schulz - UFRGS - 2009