Tópicos

     

Índice

Ajuda

 \   \  Gases Refrigerantes

GASES REFRIGERANTES

 

HISTÓRICO

        Entre 1800 e 1929 os gases utilizados para fins de refrigeração eram gases tóxicos: a amônia (NH3), cloreto de metil (CH3Cl) e dióxido de enxofre (SO2). Na década de 1920, ocorreram muitos acidentes fatais em função de vazamento de cloreto de metil em refrigeradores industriais e até mesmo residenciais, o que fez com que muitas empresas e proprietários de equipamentos de refrigeração começaram a deixar seus refrigeradores ao ar livre para prevenir possíveis vazamentos. Devido aos grandes prejuízos e processos judiciais contra as indústrias de refrigeração, estas iniciaram um esforço conjunto para resolver o problema.

        Em 1926, Thomas Midgley, Jr. E Charles Franklin Kettering formularam uma combinação de gases que foi chamada de Freon. Aqui nascem alguns dos CFC's. Os CFC's são um grupo de combinações orgânicas que contêm o carbono, flúor, e, em muitos casos, outros elementos halogênios (especialmente cloro) e hidrogênio. São incolores, inodoros, não inflamáveis, não são corrosivos ou líquidos. A primeira patente para a fórmula de gases de refrigeração foi obtida pela empresa Frigidaire em dezembro de 1928.

        A partir da sua criação os CFC's foram liberados na atmosfera durante anos de uma forma despreocupada, já que até então, eles eram considerados gases estáveis e seguros. A partir de 1980 alguns estudos apontaram esses gases como sendo os responsáveis por graves danos na camada de ozônio do nosso planeta.

 

MONOCLORODIFLUOROMETANO (FREON) - R22

     Este é um dos diversos tipwos de gases a base de clorofluorcarbonos, também conhecidos como CFC's. Embora conhecido no meio da refrigeração como Freon, esta é apenas uma marca registrada pela empresa norte americana DuPont. Esse gás tem sido apontado por muitos como a principal (não a única) causa de danos relacionados à composição da atmosfera nos últimos anos no que diz respeito à camada de ozônio. Hoje esse gás ainda é utilizado na fabricação de refrigeradores, eletrônica, mecânica entre outras.

     Esse gás tem características físicas excelentes para trabalhos em temperatura média e alta. Atualmente ele pode ser encontrado em refrigeradores (residenciais, comerciais e industriais), condicionadores de ar (tipo janela, split ou central), entre outros.

 

Características

Fórmula molecular:     CHClF2
Massa molar:              86,47 g/mol
Densidade:                 3,66 kg/m3 a 15°C (gás)
Ponto de fusão:          -175,42°C (97,73 K)
Ponto de ebulição:      -40,7°C (232,45 K)
Forma molecular:        tetraédrica

Legenda:  Verde (Cloro); Amarelo (Flúor); Preto (Carbono); Branco (Hidrogênio).

Fonte: Wikipedia. Acesso: nov/2008.

        

 

      O conceito de calor é muitas vezes atribuído com as sensações térmicas que recebemos do ambiente em que estamos. Um exemplo disso é num dia em que a temperatura está bastante elevada, nos referimos (erroneamente) como sendo um dia de muito calor. Calor em si não é uma propriedade dos corpos ou ainda um adjetivo para se estabelecer a sensação térmica do ambiente.

 

TETRAFLUORETANO - R134a

     Tetrafluoroetano ou R-134a é um gás que vem sendo usado para substituir o Freon já que é menos poluente. Hoje ele compõe o sistema de alguns refrigeradores, condicionadores de ar de automóveis, entre outros sistemas de refrigeração.

 

Características

Fórmula molecular:     C2H2F4
Massa molar:              102,03 g/mol
Densidade:                 4,25 kg/m3 a 15°C (gás)
Ponto de fusão:          -103,3°C (169,85 K)
Ponto de ebulição:      -26,3°C (246,85 K)
 

Legenda:    Amarelo (Flúor); Cinza (Carbono); Branco (Hidrogênio).

Fonte: Wikipedia. Acesso: nov/2008.

        

                   

 

VOLTAR

 
Referências

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA
NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTUDO
DE MÁQUINAS TÉRMICAS COMO TEMA MOTIVADOR

Desenvolvido por Daniel Schulz - UFRGS - 2009