Programa de Mestrado Profissional da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

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Ajuda

CALOR SENSÍVEL

 

    O calor sensível é uma forma de calor que está relacionada com a variação da temperatura dos corpos. Toda vez que vemos ou ouvimos a respeito de "sensação térmica" ou, ainda, da própria "variação de temperatura" estamos lidando com a quantidade de calor sensível dos corpos. Por definição

 

              iso (igual)       +       bárica (pressão)

     Essa transformação também recebe o nome de Lei de Charles e Gay-Lussac. No século XVIII, o físico francês Jacques Alexandre César Charles descobriu essa relação entre volume e temperatura. Seu interesse surgiu a partir da prática do balonismo, sendo um dos primeiros a atingir a temperatura de 3000 m num balão de hidrogênio. Em 1787 formula a lei da proporção direta entre o volume e a temperatura de um gás a pressão constante. Essas conclusões foram comprovadas experimentalmente por Joseph Louis Gay-Lussac no início do século XIX, sendo então oficialmente publicada.

     Em síntese, a lei pode ser enunciada como:
"Quando a pressão de uma amostra de gás permanece constante, a sua temperatura é diretamente proporcional ao seu volume."

    À pressão constante, sendo a temperatura da amostra T e o seu volume V, essa relação pode ser expressa matematicamente por:

 

onde essa constante depende da temperatura em que ocorre a transformação da amostra do gás confinado no recipiente. Essa relação pode ser descrita ainda de outra forma. Se a amostra de gás, a uma pressão inicial pi, ocupando o volume Vi, passar a ter pressão pf e volume Vf, mantendo sempre a temperatura constante, pode-se afirmar que:

       O diagrama pV mostra a função pressão constante em relação ao volume. Pode-se verificar ainda que a sombra compreendida abaixo da curva do gráfico (área abaixo da curva), corresponde ao trabalho realizado na transformação. O trabalho também pode ser determinado a partir da relação:

             onde,


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Referências
  • GASPAR, A. Física. São Paulo, v.2, Ática, 2002.
 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA
NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTUDO
DE MÁQUINAS TÉRMICAS COMO TEMA MOTIVADOR

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