Tópicos

     

Índice

Ajuda

 \   \  Calor

CALOR

 

      Historicamente muitos cientistas como Roger Bacon, Kepler, Francis Bacon e Boyle, encaravam o calor como um tipo de fluido que era proveniente do movimento. Outros como Newton sugeriam que o calor estivesse relacionado com as vibrações do éter (éter é palavra de origem grega: aithér, que significava, primitivamente, uma espécie de fluido sutil e rarefeito que preenchia todo o espaço e envolvia toda a Terra) ou ainda o calor como uma substância que era contida em elementos que pegam fogo. Logo em 1789 surge a idéia do calórico, proposta por Lavoisier, onde propunha a existência de um "fluido eminentemente elástico que produz calor". Graças ao prestígio de Lavoisier, essa idéia teve grande aceitação na comunidade científica e, embora nunca tivesse tido unanimidade, ela ainda perdura até hoje.

      Em 1798, Benjamin Thompson observou que canhões recém disparados, ficavam com seus cilindros de latão aquecidos. Ao estudar esse fenômeno, concluiu que de fato o calor não poderia ser um fluido. Embora tivesse apoio de importantes cientistas sua tese obteve pouco sucesso diante da comunidade científica.


Fonte: Wikipedia. Acesso: set/2008.

          Ao final do século XIX se descobriu que o atrito entre dois corpos poderia gerar quantidades ilimitadas de energia térmica (calor). A idéia de calor como fluído foi dominante até 1840 quando Joule realizou experiências que derrubou a idéia do calórico. Joule demonstrou que o ganho ou a perda de certa quantidade de calor era acompanhada pelo desaparecimento ou aparecimento de quantidade equivalente de energia mecânica.

     Assim hoje admite-se que o calor não se conserva, mas é uma forma de energia e é a energia a grandeza que se conserva.

     O conceito de calor é muitas vezes atribuído com as sensações térmicas que recebemos do ambiente em que estamos. Um exemplo disso é num dia em que a temperatura está bastante elevada, nos referimos (erroneamente) como sendo um dia de muito calor. Calor em si não é uma propriedade dos corpos ou ainda um adjetivo para se estabelecer a sensação térmica do ambiente.

          Calor é por definição transferência de energia térmica entre corpos que possuem temperaturas distintas.

         O calor não está diretamente relacionado com a temperatura, tampouco deve ser visto como uma nova grandeza, mas a diferença de temperatura entre diferentes corpos gera o fluxo de energia térmica (calor).

         Num sistema de paredes adiabáticas (termicamente isoladas do meio externo, ou seja, que não trocam calor com o meio externo) o fluxo de energia acontece, quando temos dois corpos de temperaturas distintas TA e TB, sendo que TA > TB, do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. O calor cessa quando as temperaturas dos dois corpos entram em equilíbrio térmico.

           Dentre as unidades mais utilizadas para se expressar o calor se pode citar a caloria e o joule.

           O joule é o equivalente mecânico da energia transferida. 1 caloria equivale a 4,186J.

Simulação

 

VOLTAR

 
Referências
  • GASPAR, A. Física. São Paulo, v.2, Ática, 2002.
  • Wikipedia (Calor), acesso em set/2008.

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA
NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTUDO
DE MÁQUINAS TÉRMICAS COMO TEMA MOTIVADOR

Desenvolvido por Daniel Schulz - UFRGS - 2009