Tópicos

     

Índice

Ajuda

 \ Máquinas Térmicas \ Bombas de Calor

BOMBAS DE CALOR

 

     Juquinha era um cara muito esperto e num belo dia de verão ele estava sentado na cozinha sofrendo com a alta temperatura. Ao sentir sede ele, abre a geladeira e, toma um copo de água bem gelada. Instantaneamente após esse fato ele tem uma mega idéia para acabar com seu sofrimento: "A geladeira resfria o interior dela. Aqui fora está muito quente. Vou me refrescar abrindo a porta da geladeira e deixando que ela resfrie o ambiente! Eureka!". Todos utilizamos a geladeira de casa para resfriar os alimentos. Será que o refrigerador, quando deixado de porta aberta, baixaria a temperatura ambiente?

     O calor é transferido naturalmente de um corpo de temperatura mais alta para outro de temperatura mais baixa. Um exemplo disso é o Sol (temperatura alta) que transfere energia térmica para a Terra (temperatura baixa). O contrário não existe naturalmente: a Terra jamais aumentaria a temperatura do Sol transferindo energia térmica para ele.

     Um dispositivo que transfere energia térmica de um local frio para um local quente é chamado de bomba de calor. Essa energia extraída de um reservatório de baixa temperatura é transferida para um ambiente de alta temperatura mediante a uma energia gasta sobre o sistema, esta que denominamos trabalho, de um agente externo.

     Em seu refrigerador doméstico, o reservatório de baixa temperatura nada mais é que o interior do refrigerador onde os alimentos são acondicionados. O trabalho que aparece de forma explícita na energia elétrica utilizada pelo motor do refrigerador é o trabalho realizado por ele. Na verdade ele converte energia elétrica em energia mecânica que é utilizada retirar essa energia térmica do interior do refrigerador. Por quê? Quanto menor a energia térmica, menor será a temperatura do ambiente condicionado.  Essa energia térmica retirada é cedida ao ambiente externo como sua cozinha, por exemplo.

     Em um condicionador de ar, o reservatório de baixa temperatura é o local a ser condicionado, como por exemplo o seu quarto ou sua sala que deverão ser esfriados. O reservatório quente é o ar externo à sua casa, onde o sistema cede a energia térmica retirada do reservatório de baixa temperatura.

     Esses equipamentos são projetados para os usuários que pagam a tarifa elétrica tenham o maior rendimento possível. O rendimento é calculado a partir de uma razão entre a quantidade de energia retirada do ambiente frio e do trabalho realizado para isso.

     Matematicamente podemos determinar esse rendimento através da equação que segue:

     Aqui o rendimento h é a razão Qc (quantidade de energia térmica da fonte fria) por W (trabalho realizado). Para os refrigeradores típicos (geladeiras e freezers) é em torno de 5 enquanto os valores 2 e 3 são mais comuns para os condicionadores de ar.

     O problema do Juquinha parece estar solucionado: mesmo que o refrigerador diminua a temperatura ambiente, essa energia que foi retirada da fonte fria (congelador) será transferida para a fonte quente (serpentina externa) o que acarreta um aumento na temperatura do ambiente mais a energia térmica oriunda do trabalho desenvolvido pela geladeira. Assim, não tem jeito: a geladeira esquenta mais o ambiente do que ela consegue resfriar com a porta aberta!


 
      Conheça mais detalhadamente os refrigeradores e condicionadores de ar.

 

VOLTAR

 
Referências
  • GASPAR, A. Física. São Paulo, v.2, Ática, 2002.
  • MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Física de olho no mundo do trabalho. São Paulo, Scipione, 2003.

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA
NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTUDO
DE MÁQUINAS TÉRMICAS COMO TEMA MOTIVADOR

Desenvolvido por Daniel Schulz - UFRGS - 2009