Destaque da Nature de maio/2000
C.A. dos Santos
Instituto de Física - UFRGS
Escreva-me, críticas e comentários são bem-vindos

 
 

Mais rápido que a luz

Na Nature Science Update de 30 de maio de 2000, PHILIP BALL comenta artigo dos físicos italianos D. Mugnai, A. Ranfagni, e R. Ruggeri, publicado em Physical Review Letters 84, 4830-4833 (2000), com o título "Observation of superluminal behaviors in wave propagation".

Trata-se de um artigo sobre a questão do limite da velocidade da luz no vácuo. Como se sabe, a teoria da relatividade estabelece o limite de 300.000 km/s para a velocidade da luz no vácuo. Fora da especulação dos autores de ficção científica em torno do 'tachyon', uma partícula que viajaria a uma velocidade superior à da luz, jamais foi possível observar propagação de luz com velocidade superior a este limite, por uma distância superior a alguns comprimentos de onda.
No trabalho da PRL os italianos relatam que conseguiram produzir microondas com velocidade de propagação superior à da luz no vácuo, por uma distância superior a 1 metro. Como eles usaram microondas com comprimento de onda de 3,5 cm, isto significa que a propagação se deu através de uma distância equivalente a cerca de 30 comprimentos de onda. Os resultados obtidos indicam uma velocidade entre 315.000 e 321.000 km/s.



Home C&T News
Home CAS
Home Einstein
Home FIS142

Albert Einstein Online
Einstein Links
Einstein in Princeton
Albert Einstein - Biography

google
radar uol
aolsearch
guia web
aonde
aeiou
prokura
hotbot
altavista

Instituto de Física - UFRGS
Sociedade Brasileira de Física
American Institute of Physics (AIP)
Institute of Physics (IOP) - Inglaterra