Curiosidade de junho/2000
C.A. dos Santos
Instituto de Física - UFRGS
Escreva-me, críticas e comentários são bem-vindos

 
 

A descoberta da insulina

Extraído dos livros
  • "Descobertas acidentais em ciências",
    de Royston M. Roberts, tradução de André Oliveira Mattos.
    Campinas: Papirus (1993). p.156-158.

  • "Cronologia das ciências e das descobertas",
    de Isaac Asimov, tradução de Ana Zelma Campos.
    Rio de Janeiro: Civilização Brasileira (1993). p.792-793.
  • Em 1889, em Estrasburgo (então pertencente à Alemanha), Joseph von Mering e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão para estudar a função desse órgão na digestão. No dia seguinte, um asssistente de laboratório chamou a atenção para o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. Movidos pela curiosidade analisaram a urina, descobrindo que ela apresentava um excesso de açúcar. Açúcar na urina é sinal comum de diabetes.

    Von Mering e Minkowski logo perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. O fato do animal não ter o pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. Posteriormente eles provaram que o pâncreas produz uma secreção (posteriormente identificada como hormônio) que controla o uso do açúcar, e que a falta dessa secreção causa deficiências no metabolismo do açúcar, que aparecem como os sintomas do diabetes. Na seqüência das investigações, agora com a participação de vários outros cientistas, suspeitou-se que a secreção deveria vir das Ilhotas de Langerhans (partes do pâncreas descobertas em 1869 pelo médico alemão Paul Langerhans), mas ninguém conseguia isolar o hormônio do tecido pancreático. Algumas pessoas até sugeriam o nome de insulina (da palavra latina insula que significa ilha) para esse hormônio.

    Em 1921 o médico canadense Frederick G. Banting e o fisiologista americano Charles Herbert Best conseguiram extrair a secreção dos pâncreas de cães. Quando injetavam os extratos em cães tornados diabéticos pela remoção dos seus pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltava ao normal ou abaixo, e a urina não apresentava mais açúcar. A condição geral dos cães também melhorava.

    A essa altura, o chefe do laboratório, professor John J.R. MacLeod interessou-se pela pesquisa e participou ativamente do projeto, aperfeiçoando os procedimentos para extração do hormônio e padronização de sua dosagem. Foi MacLeod quem sugeriu o uso do termo insulina, que já vinha sendo aventado desde o início do século. Em 1922 Banting e MacLeod anunciaram o uso clínico da insulina contra o diabetes. Em 1923 ganharam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.



    Home C&T News
    Home CAS
    Home Einstein
    Home FIS142

    Albert Einstein Online
    Einstein Links
    Einstein in Princeton
    Albert Einstein - Biography

    google
    radar uol
    aolsearch
    guia web
    aonde
    aeiou
    prokura
    hotbot
    altavista

    Instituto de Física - UFRGS
    Sociedade Brasileira de Física
    American Institute of Physics (AIP)
    Institute of Physics (IOP) - Inglaterra