CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA

Ninguém possui competência para fazer afirmações a respeito do espaço absoluto ou do movimento absoluto. São meras formas do espírito, construções mentais que não podem ser embasadas na experiência. Todos os princípios da mecânica resultam dos nossos conhecimentos empíricos a respeito das posições e dos movimentos relativos dos corpos.
Albert Einstein

O presente texto apresenta os aspectos essenciais da Teoria da Relatividade Restrita, nos que diz respeito às propriedades do espaço e do tempo. Esta teoria está essencialmente baseiada em dois postulados a partir dos quais as propriedades em questão podem ser deduzidas.

A abordagem adotada neste texto utiliza situações concretas envolvendo a emissão e a recepção de pulsos de luz, a partir das quais conclusões podem ser alcançadas por mero raciocínio lógico, acompanhado de algumas manipulações algébricas ou aritméticas elementares.

Para cada situação, além de uma análise geral, é fornecida uma ilustração numérica amparada numa visualização gráfica.

Por não utilizar nenhuma matemática sofisticada, o texto é acessível a jovens estudantes e leigos em geral.

Advertência
No intuito de obter máxima consistência tipográfica entre texto, equações e diagramas, este trabalho consiste inteiramente de arquivos ``imagens´´ no formato GIF, que foram produzidos com o software de preparação de documentos LaTeX. Tais imagens levam algum tempo para serem carregadas e, por serem ``entrelaçadas´´, ganham nitidez progressivamente no processo. Seja paciente! O tamanho total deste texto é de aproximadamente 1 MB.

Uma versão nova deste texto, com texto em HTML e animações, está disponível. O tamanho total desta nova versão é de aproximadamente 300 KB.
Referência
Hermann Bondi, Relativity and Common Sense: A New Approach to Einstein [Relatividade e Senso Comun: Uma Nova Abordagem ao Einstein], Dover Publications, Nova Yorque, 1980.

Agradecimento
Esta obra originou-se de um conjunto de transparências utilizadas num mini-curso ministrado no quadro do PróCiências 96 (Programa de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Física do Segundo Grau, 1996). O autor agradece ao Prof. Silvio Cunha, Coordenador do Projeto, a oportunidade de lecionar esta matéria.

CONTEÚDOS

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Michel Betz betz@if.ufrgs.br
Instituto de Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul