/* a variável w é acessível por qualquer classe *
public int w;
/* a variável x é acessível pelos métodos da classe
NomeDaClasse e das suas subclasses */
protected int x;
/* a variável y é acessível pelos métodos da classe NomeDaClasse
e das outras classes que pertencem ao pacote chamado algumPacote */
int y;
/* a variável z é acessível somente pelos métodos
da classe NomeDaClasse */
private int z;
...
}
O operador ponto também serve para chamar os métodos de outro objeto (veja adiante nesta aula),
de maneira que a classe que deseja manipular as variáveis do outro objeto conterá agora
comandos do tipo:
/* a variável abaixo é global */
TipoDaVariahvel variahvel1;
...
/* a variável abaixo é local; está definida somente dentro deste método */
TipoDaVariahvel variahvel2;
for( int i = 0; i < 10; i++ ){
/* a variável i é local, definida só dentro deste bloco */
... //
}
}
/* a variável abaixo recebe o valor de variahvel global */
variahvel3 = this.variahvel;
}
public class NomeDaClasse{
public int mehtodo1( ){
... // acessível por qualquer classe
}
/* o método abaixo requer dois argumentos e não retorna nada */
nomeDoObjeto.mehtodo2( var1, var2 );
/* o método abaixo não requer argumento e retorna um valor do tipo Resultado */
Resultado resultado = objeto.mehtodo3( );
NomeDaClasse( ){
... // comandos executados na criação do objeto
}
}
public NomeDaClasse( ){
... // comandos executados na criação do objeto
}
}
public NomeDaClasse( Tipo1 arg1, Tipo2 arg2 ){
... // comandos executados na criação do objeto
}
}