Capítulo 11 - OSCILAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS.

CIRCUITO RL

Vamos usar o princípio da auto-indução para estudar o circuito RL em série. No momento em que a chave S, na figura 11.2, for ligada na posição ‘a’, uma corrente surgirá no circuito. Imediatamente, o indutor reagirá, produzindo uma fem eL, dada pela eq. (11.3). Aplicando a regra de Kirchhoff na malha externa (chave ligada em ‘a’), tem-se

 e - Ri - eL = 0
      (11.4)      
   
Figura 11.2Figura 11.3

Observe que na equação acima, aparentemente o sinal negativo da eq. (11.3) não foi levado em conta. Na verdade, ele foi levado em conta quando se definiu o sentido de eL na fig. 11.2.


Figura 11.4

A eq. (11.4) é formalmente idêntica à eq. (7.2), para o circuito RC série. Assim, a solução para a eq. (11.4) será obtida a partir da eq. (7.2), substituindo-se os elementos correspondentes, de acordo com a tabela abaixo.

Circuito RC Circuito RL
R L
1/C R
eC e/R
RC L/R

Portanto,

         (11.5)

O comportamento da corrente, descrito pela eq. (11.5), é ilustrado na fig. (11.3). Este comportamento é similar ao comportamento da carga no capacitor do circuito RC. A corrente de saturação, e/R, ocorre quando o indutor entra em “curto”.

Em t=0, i=0, o que significa circuito “aberto”. Portanto o comportamento do indutor é o contrário do comportamento do capacitor.

t=0 t0
Capacitor
“curto-circuito” “circuito aberto”
Indutor “circuito aberto” “curto-circuito”

O fator tL=L/R é denominado constante de tempo indutiva. Quando t=tL, a corrente no circuito atinge 63% do valor de saturação. 

No caso do circuito RC, vimos que à medida que a carga no capacitor aumentava, aumentava a energia acumulada no capacitor (UC=½CV2=q2/2C). No caso do circuito RL, também há acumulação de energia; neste caso, tem-se acumulação de energia no campo magnético. Multiplicando-se a eq. (11.4) por i, tem-se

Portanto,

Resulta daí que a energia acumulada no indutor é dada por

UL=½Li2        (11.6)

Depois de um longo tempo (p. ex. t>10tL) ligado em ‘a’, a corrente atinge seu valor de saturação. Se nesse instante a chave for ligada em ‘b’, a energia será devolvida pelo indutor e consumida no resistor. Fazendo e=0 na eq. (11.4), é fácil mostrar que a corrente fluirá de acordo com a relação

      (11.7)

Anterior Conteúdo do Capítulo Seguinte