Capítulo 5 - CAPACITÂNCIA E CAPACITORES

COMPONENTES ELÉTRICOS & ELETRÔNICOS

Após a introdução dos conceitos básicos de força eletrostática, campo elétrico e potencial elétrico, vamos agora prepararmo-nos para estudar as aplicações elétricas e eletrônicas, iniciando pelas aplicações mais simples. 

Qualquer circuito elétrico ou eletrônico, necessita de pelo menos um dos seguintes componentes: 

  •  Resistor (R);
  •  Capacitor (C);
  •  Indutor (L).

Mais adiante estudaremos em detalhe o resistor e o indutor, mas é interessante, já neste capítulo, fazer uma discussão geral da utilidade de cada um desses componentes. Já vimos que uma forma de produzir campo elétrico numa região, é carregar duas placas paralelas com cargas iguais e de sinais contrários. Quando colocado num circuito, um capacitor tem a propriedade de acumular cargas, ou, dito de outra forma, tem a capacidade de acumular energia elétrica. Veremos, mais adiante, que o indutor exerce um papel semelhante relativamente ao campo magnético. Podemos dizer, de forma simples, mas sem erro, que um indutor é simplesmente um fio condutor enrolado na forma de uma bobina. Quando uma corrente passa por essa bobina, cria-se no seu interior um campo magnético. Portanto, o indutor serve como um acumulador de energia magnética. O resistor serve para conduzir a corrente elétrica. Nesse processo, uma parte da energia é perdida por efeito Joule (veremos isso mais tarde). Portanto, num circuito contendo esses três componentes, dois deles conservam energia, enquanto o terceiro desperdiça.

Nos capítulos seguintes estudaremos circuitos RC, RL, LC e RLC, nos quais os processos de acumulação e transferência de energia serão discutidos detalhadamente.

Precedente Conteudo do Capítulo Seguinte