ENERGIA CINÉTICA DE TRANSLAÇÃO

 

      Energia é a capacidade de realizar trabalho. Energia cinética está associada ao movimento do corpo (cine = movimento). Quando a força resultante (F) que atua sobre o carro de massa m é não nula, esta imprime uma aceleração a, fazendo com que haja variação da velocidade do corpo. Quanto maior a velocidade do carro, maior a energia cinética. Considerando um caminhão que tivesse a mesma velocidade do carro, mas possui maior massa, maior também será o trabalho realizado, ou seja , maior a  energia cinética. Você pode observar esta situação em uma colisão do carro e do caminhão com um poste. Na colisão do caminhão com o poste, o trabalho é maior, do que o do carro com o poste. Obviamente o carro vai ficar mais danificado.

Vamos calcular o trabalho realizado por esta força quando há um deslocamento na direção (x), sobre uma superfície que não apresente atrito.

A equação da velocidade em um movimento uniformemente variado é:

 

                                                v = v0+ a t        a = (v - v0) / t             

                                x = ( (v + v0) / 2) t
                               

    

    O trabalho realizado pela força F é dado como sendo o produto da força (F) pelo deslocamento (x):

 

                                                    T = F .x

 

    Como F = m a

                                               

                                                T = m .a.x                                               

 

    Substituindo uma na outra, obtemos:

 

                                                T = m (v - v0) / t ( (v + v0) / 2) t

 

                               T = m (v2 -  v02)/2

 

                               T = ((m v2/2) -   (m v02/2))             

         

    A metade do produto da massa pelo quadrado da velocidade é a energia cinética (Ec)  do corpo:

 

                               Ec=( m v2)/2                                      

   

    Substituindo, temos:

 

                                T = Ec (final) - Ec (inicial)                 

 

 

                                                                                                     
 
ENERGIA CINÉTICA DE ROTAÇÃO

 

     Um disco girando certamente tem energia cinética devido ao seu movimento de rotação.Mas a formula Ec=( m v2)/2 é o movimento do centro de massa do objeto (translação), no caso nula. Assim, devemos obter outra relação que associe a energia ao movimento de rotação do disco.

    Trataremos o disco como uma coleção de partículas com diferentes velocidades. Somando as energias cinéticas de cada partícula encontraremos a energia cinética do corpo como um todo.

           

                                                Ec = ( m1 v1² ) /2 + (m2 v2² ) /2 ...

 

                                            Ec = ∑ ( mi vi² ) /2

   

    Na qual mi é a massa da i - ésima partícula com velocidade vi.

    Um problema é que nessa equação as velocidades vi são diferentes para partículas diferentes. Substituindo v = ώr onde ώ é a velocidade angular e r é a distância do eixo de rotação.

   

                                                Ec = ∑ ( mi( ώri )² ) /2 = 0,5 ( ∑ mi ri² ) ώ²

 

    Na qual ώ é a mesma para todas as partículas.

    A grandeza entre parênteses nos diz de que forma está distribuída a massa ao redor do eixo de rotação. Ela é chamada de momento de inércia I do corpo e. Essa grandeza depende do corpo rígido e de seu próprio eixo de rotação. Assim:

 

                                                I = ∑ (mi ri²)

                              Ec = Iώ² /2

 

    Nas equações de energia cinética de translação e de rotação a sempre um fator de 1/2. Enquanto a massa m aparece em uma equação a distribuição da massa I em torno do eixo de rotação aparece na outra, e nas duas equações contém um fator quadrado de uma velocidade (translacional v, rotacional ώ). As energias cinéticas de translação e de rotação não são tipos diferentes de energia, as duas são expressas em formas apropriadas ao movimento em questão.

 

 

 

                                      

ENERGIA POTENCIAL

 

 

     Quando um objeto de massa m está a uma determinada altura em relação a um nível de referência, ele tem capacidade de realizar um trabalho; esta energia associada à posição que o objeto está que é denominada energia potencial gravitacional (Ep). A energia potencial gravitacional (Ep) é calculada como sendo o produto do peso do objeto pela altura que ele está em relação a um nível de referência:

 

                                                Ep = p.h = m.g.h                     

                         

     Outro tipo de energia potencial é aquela associada à posição da mola quando ela está sendo comprimida ou esticada; esta energia potencial associada à deformação da mola é denominada energia potencial elástica (E p elástica). Esta energia é calculada como sendo o produto da constante elástica (k) da mola pelo quadrado da deformação (x):

 

                                                Ep elástica = (k x2)/2                                         

 

Não existe somente as energias potenciais gravitacional e elástica; há também as energias potenciais elétrica, química, nuclear.


 

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

 

     A energia mecânica (Emec) de um sistema é a soma da energia cinética e da energia potencial. Quando um objeto está a uma altura h, como já foi visto, ele possui energia potencial; à medida que está caindo, desprezando a resistência do ar, a energia potencial gravitacional do objeto que ele possui no topo da trajetória vai se transformando em energia cinética e quando atinge o nível de referência a energia potencial é totalmente transformada em energia cinética (fig.). Este é um exemplo de conservação de energia mecânica.
 
 

    A energia mecânica (Emec) de um sistema é a soma da energia cinética e da energia potencial.
 

     Quando um objeto está a uma altura h, como já foi visto, ele possui energia potencial; à medida que está caindo, desprezando a resistência do ar, a energia potencial gravitacional do objeto que ele possui no topo da trajetória vai se transformando em energia cinética e quando atinge o nível de referência a energia potencial é totalmente transformada em energia cinética (fig.8.5). Este é um exemplo de conservação de energia mecânica.


Figura  - Queda livre de um objeto

    Na ausência de forças dissipativas, a energia mecânica total do sistema se conserva, ocorrendo transformação de energia potencial em cinética e vice-versa. Podemos escrever:

 

                             E mec = E p + E c = constante                


    onde E p = mgh e Ec =( m v2)/2

 

    Substituindo, obtemos:

 

                                              E mec = mgh + ( m v2)/2 = constante


                                              E mec / m = gh +  v2/2 = constante     

 

     Para qualquer posição em que for calculado a energia mecânica de um sistema, será encontrado sempre o mesmo valor , ou seja, a energia mecânica do sistema permanece constante.