Alguns Exemplos de Máquinas Térmicas

»Máquina à vapor

Cilindro e pistão da máquina a vapor. Vapor da caldeira empurra o pistão para a direita. O vapor de exaustão escapa pelo cano de exaustão, E. A válvula deslizante se desloca então mudando a entrada do vapor no cilindro; o pistão é empurrado novamente para a esquerda.

»Locomotiva à vapor

Os gases quentes da combustão do carvão passam por longos e finos, tubos envolvidos por água para fervê-la. O vapor da caldeira entra no tubo de vapor e passa pelos cilindros, o vapor usado escapa por C, junta-se com a fumaça saindo pela chaminé.

»Motor a gasolina

Os quatro tempos de um motor a gasolina. (A) Aspiração; (B) compressão; (C) explosão; (D) exaustão.
   Cada cilindro deve passar por êsse ciclo de quatro tempos: aspiração, compressão, explosão, exaustão. Observe que há um tempo de explosão para duas revoluções de um motor de um só cilindro. Para a manutenção do movimento, a roda deve ser pesada. Um motor de quatro cilindros tem dois tempos de explosão para cada revolução; um motor de oito cilindros tem quatro tempos de explosão para cada rotação, ou um quarto de rotação para cada explosão. O motor de muitos cilindros dá um suave fluxo de explosões. O rendimento do motor de um automóvel em boas condições pode variar de 22 a 28 por
cento.

»Turbina a vapor

Turbina a vapor e gerador elétrico. Note que o capor passa por três estágios na turbina, de alta pressão no primeiro estágio a baixa pressão no terceiro. As rodas da turbina são sucessivamente maiores porque o vapor se expande à medida que passa pela turbina. Mostram-se claramente as lâminas girantes. Entre cada conjunto de lâminas girantes há lâminas estacionárias, fixas. As lâminas estacionárias impelem o vapor contra o próximo par de lâminas girantes.