Gravitação Universal

Galileu Galilei

 

Galileu Galilei

Um dos maiores nomes da Ciência moderna, que nascia da revolução científica iniciada no século XVI, Galileu foi um dos fundadores do método experimental, que ele utilizou muitas vezes em seus estudos de fenômenos naturais, em especial no estudo de corpos em queda livre.

Galileu pensava que se dois objetos com pesos diferentes caíssem da mesma altura ao mesmo tempo no vácuo chegariam ao chão ao mesmo tempo. Descobriu a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, as leis da queda dos corpos, enunciou a base do princípio da inércia e a lei da composição das velocidades. Construiu um dos primeiros microscópios e, em 1609, usando a então recém-inventada luneta, descobriu os quatro maiores satélites de Júpiter e as fases de Vênus, dando boas comprovações para o sistema heliocêntrico de Copérnico, do qual era defensor. Pôde observar detalhadamente a superfície da Lua e suas crateras. Em suas pesquisas sobre movimento, Galileu fazia balas de canhão rolarem sobre pranchas com diferentes inclinações e observava as distâncias que atingiam ao caírem no chão. Experimentando e calculando, descobriu que o maior alcance ocorria quando um canhão está apontado para cima formando 45 graus com a horizontal. Também inventou um termoscópio, que era usado para medir a temperatura e a pressão atmosférica.

Por estar defendendo o sistema de mundo proposto por Copérnico, a corte de Roma denunciou-o como herético e Galileu foi intimado a não mais divulgar tais idéias, sendo que a isso aparentemente se submeteu. Mas, de volta a Florença, publicou (em 1632) todas as provas da verdade do sistema. Em 1633, teve de abjurar suas crenças perante a Inquisição.

Foi contemporâneo de Kepler, com quem trocava cartas e informações sobre astronomia e física. Seus principais documentos e manuscritos estão preservados em museus italianos. Pelo fato de escrever em italiano e não no latim erudito, que era o comum da época, suas descobertas e experimentos foram divulgados e conhecidos rapidamente por toda a Europa. No ano de sua morte nascia Isaac Newton, que faria muitas das grandes descobertas da Mecânica Clássica, inaugurada pelos métodos de Galileu.

 

Fonte: http://www.geocities.com/ResearchTriangle/ Lab/6116/galileu.html