O Problema dos Neutrinos Solares

Current Date Current Time

Raymond David agraciado com o Prêmio Nobel em 2002 devido a seus trabalhos sobre detecção de neutrinos cósmicos, descobriu o problema dos neutrinos solares. O número de neutrinos vindos do sol era menor do que o previsto pela teoria. A solução descoberta no Observatório de Sudbury, no Canadá, está na oscilação dessas partículas.
Ao longo caminho do sol até a terra, os neutrinos se transformam de um tipo para outro (entre os três conhecidos). Ora, se oscilam, é porque transformam-se, se transformam-se é porque possuem massa. Por razões teóricas, só podem produzir um dos tipos na transformação, o único procurado. Como alguns se transformavam nos dois outros durante a trajetória, por conseqüência o número de partículas observadas era sempre menor do que o calculado.
A oscilação dos neutrinos não é prevista pelo Modelo Padrão, as conclusões atuais da física das partículas elementares necessita que a teoria seja modificada. Mas de onde vêem os neutrinos e qual a sua origem? A resposta está no Sol.

Sol

O sol está ativo há 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente 5 bilhões de anos. No fim da sua vida, o sol começará a fundir hélio em elementos mais pesados e se expandirá, crescendo de forma que "engolirá" a terra (que bom que isso somente acontecerá daqui há alguns bilhões de anos!!). Após algum tempo ele permanecerá como uma gigante vermelha, e por fim colapsará em uma anã branca, que é o produto final de uma estrela da espécie do sol.

O sol gera energia através da fusão nuclear. A teoria que se aceita admite que quando o sol, ainda estrela jovem, se contraiu e sua temperatura se elevou. Num determinado momento da contração, o seu núcleo atingiu cerca de 1,5 x 107K, que é suficientemente elevada para que os núcleos de hidrogênio tenham energia suficiente para se fundirem em núcleos de hélio. Esta reação, na realidade uma reação em cadeia, é conhecida como ciclo próton-próton, fonte primária de energia solar. O envolvimento dos neutrinos nesta descrição é que eles são criados nessa reação. Os neutrinos produzidos no ciclo próton-próton escapam do núcleo solar percorrendo a trajetória sol-terra. O problema dos neutrinos solares decorria exatamente da discrepância entre o número de neutrinos solares que chegavam à terra e o previsto, baseado no modelo padrão.

Silvana Da Dalt