Postulados de Einstein

     Verificações experimentais dos pressupostos das Equações de Maxwell foram feitas, não existindo sucesso nas tentativas de medir um sistema de éter absoluto. Três experiências foram fundamentais:

1. A aberração da luz das estrelas (o pequeno desvio na posição aparente das estrelas distantes em direção ao movimento orbital da Terra);

2. Medidas da velocidade da luz em fluidos que se movem (Fizeau, 1859);

3. A experiência de Michelson e Morley (1881-1887).

     Destes experimentos, o mais importante foi o de Michelson e Morley, que tentou medir a velocidade da Terra em relação a um sistema absoluto. Concluiu-se que não há um sistema preferencial ou a Terra está sempre no sistema preferencial e que a velocidade da luz é a mesma em todos os referenciais inerciais, que contradiz o princípio da relatividade newtoniana e mostra que as equações de Maxwell estão corretas. Neste experimento levantou-se a hipótese de que o éter seja arrastado pela Terra, pois de acordo com o observado, era possível que o éter não existisse.
     A mesma conclusão de que o éter seja arrastado, foi considerada quando temos fluidos em movimento. Isto somente seria possível se objetos menos volumosos que a Terra consiguissem arrastar o éter.
     Já a aberração das estrelas contesta o "arrastamento do éter", a posição aparente de uma estrela descrevem uma pequena trajetória elíptica sobre a esfera celestial, sendo o desvio angular da posição da ordem de v/c, com v sendo a velocidade orbital da Terra. Não existiria aberração se o éter fosse arrastado pela Terra.
     No início de 1899, novamente em 1900 e 1904, H. Poincaré sugeriu que o resultado experimental de Michelson e Morley manifestava que o movimento absoluto não podia ser detectado por qualquer espécie de experiências de laboratório, implicando que as leis da natureza deveriam ser as mesmas que as verificadas par dois observadores em movimento uniforme um ao outro.
     Portanto, o desenvolvimento da relatividade especial, foi deixado por H. Poincaré e Albert Einstein, e também com auxílio de H. A. Lorentz, que propôs um outro tipo de transformações de coordenadas conforme discutiremos no próximo tópico.
     Em 1905, com 26 anos, Albert Einstein publicou vários artigos, entre os quais um sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento. Neste artigo, ele propõe um princípio de relatividade mais abrangente, que se aplica tanto às leis da mecânica quanto às leis da eletrodinâmica. Com base nos trabalho de Lorentz e Poincaré, a teoria da relatividade especial (ou restrita) se baseia em dois postulados que Einstein menciona explicitamente em seu artigo de 1905:

I. As Leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de coordenadas que se movem com movimento uniforme relativamente um ao outro, ou seja, em todos os refernciais inerciais.

II. A velocidade da luz no espaço vazio é a mesma em todos os sistemas de referência e é independente do movimento do corpo emissor.

     No próximo tópico vamos discutir as Transformações de Lorentz que colaboraram para a construção destes postulados.

Voltar para Tópicos

Próximo tópico: Transformações de Lorentz

Tópico Anterior: Eletromagnetismo