1. PRESSÃO

                Suponhamos que sobre uma superfície plana de área A, atuem forças perpendiculares (Fig.1) cuja resultante é (Fig.2).

                Definimos a pressão média Pm sobre a superfície por:

                No Sistema Internacional, a unidade de pressão é o pascal (Pa):

1 Pa = 1 pascal = 1 N / m2

                A pressão em um ponto é definida considerando uma "pequena"superfície que contém o ponto, cuja área também é "pequena", isto é, tende a zero:

                Quando a força se distribui uniformemente sobre a superfície , a pressão é a mesma em todos os pontos e coincide com a pressão média.

2. PRESSÃO DOS GASES

                As moléculas de um gás estão em contínuo movimento e, assim, o gás exerce pressão sobre a superfície em contato com ele, devido à força exercida pelas colisões das moléculas com a superfície.

                A atmosfera é formada por uma mistura de vários gases, que exercem uma pressão. No próximo capítulo veremos como medí-la. Por enquanto nos limitaremos a adiantar que ao nível do mar, a pressão do ar, chamada pressão atmosférica, é dada aproximadamente por:

Fig. 3

3. PRINCÍPIO DE PASCAL

                Consideremos um líquido contido em um recipiente. Uma variação de pressão provocada em um ponto desse líquido é transmitida integralmente para todos os pontos do líquido. Essa propriedade foi apresentada pela primeira vez pelo físico e matemático francês Blaise Pascal (1623 - 1662) e, por isso, é chamada de Princípio de Pascal.

                Esse princípio é usado freqüentemente nos mecanismos hidráulicos, usados para aumentar intensidades de forças. Consideremos, por exemplo, a situação ilustrada na Fig. 4 onde um líquido está em um recipiente vedado por pistões móveis, de áreas A1 e A2, sendo A1 < A2.

Fig. 4

                Se aplicarmos uma força ao pistão de área A1 produziremos um aumento de pressão p dado por:

                Esse aumento de pressão transmite-se ao pistão de área A2, de modo que este fica sujeito a uma força tal que:

                Assim devemos ter:

     

                Como A2 > A1, teremos F2 > F1. Assim, aplicando uma força de "pequena" intensidade ao pistão de menor área, conseguiremos uma força de "grande" intensidade aplicada ao pistão de maior área.

                Os freios de automóveis usam esse tipo de mecanismo. Ele é usado também em elevadores hidráulicos usados em postos de gasolina (Fig.5).

fig. 5

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Página atualizada em 13 março 2003