Astronomia - ciência viva na Internet  
 
HISTÓRIA  -Astronomia na Grécia antiga

REDONDEZAS
-
O Sol               -Planetas


GRANDES NOMES
-
Kepler
-Galileu
-Newton

CURIOSIDADES
-
Porque o céu é preto?
-A Radiação de Fundo.
-O efeito Doppler.
-Universo.
          -Origem  da vida na Terra.

BIBLIOGRAFIA
-
Ir

O estudo da astronomia tem fascinado as pessoas desde os tempos mais remotos. A razão para isso se torna evidente para qualquer um que contemple o céu em uma noite limpa e escura. Depois que o Sol - nossa fonte de vida - se põe, as belezas do céu noturno surgem em todo o seu esplendor. A Lua, irmã da Terra, se torna o objeto celeste mais importante, continuamente mudando de fase. As estrelas aparecem como uma miríade de pontos brilhantes, entre as quais os planetas se destacam por seu brilho e movimento. E a curiosidade para saber o que há além do que podemos enxergar é inevitável.

Esta página visa suprir a falta de textos de astronomia no idioma português. Ela deve ser acessível a pessoas sem qualquer conhecimento prévio de astronomia e pouco conhecimento de matemática. Embora alguns trechos incluam derivações matemáticas, a não-compreensão desses cálculos não compromete a compreensão geral do texto. Este também pode ser usado em cursos introdutórios de astronomia.

Tornar o estudante familiarizado com as idéias mais avançadas da astronomia e da astrofísica é o objetivo desta publicação. Também levá-lo a conhecer um pouco da história da astronomia e dos grandes nomes dos que galgaram as bases dessa montanha de saber que temos a nossa disposição é motivo justo e encorajador.

Devemos lembrar ao interessado que não se desestimule ao se deparar com termos novos e raciocínios que pareçam complicados, pois a primeira impressão engana. O conteúdo apresentado é leve e fácil de digerir, desde que seja saboreado com calma e com paciência.

Portanto, desejamos que a jornada astronômica que se inicia aqui seja longa e duradoura. Que essa jornada possa levá-lo a lugares distantes e novos, mostrando a face de novos mundos e com horizontes nunca sonhados. Afinal, é para isso que serve a astronomia. Para levar-nos de carona até o limite do espaço imaginável.

Esse é o papel da física. Fazer-nos tentar saber os pensamentos de Deus. O resto é bobagem. Albert Einstein.

 

 


Galáxia M83

Um exemplo de galáxia espiral


Galáxia NGC1365
Exemplo de espiral barrada


A Terra
Nosso planeta

 

O Sol