O Rádio

Ligue o rádio acima e clique nos números para ouvir. Desvende esses sons!!

Os rádios mais conhecidos são constituídos de um visor para identificar a estação, um botão para sintonia, outro para volume, alto-falante, antena e uma conexão com a fonte de energia elétrica. A proposta aqui é montar este aparelho de forma que funcione sem energia elétrica. Os botões e alto-falante também não constarão, pois se trata de algo realmente bem simples.

O rádio é um receptor de informações. Informações, que são fornecidas pelas estações transmissoras, que nada mais são do que ondas eletromagnéticas. Ondas que são produzidas pelas estações e podem ser captadas por um receptor e reproduzidas por um fone de ouvido ou por um computador, sem a necessidade de utilizar-se energia elétrica para alimentá-lo, pois as próprias ondas já transportam energia.

Este tipo de receptor simples é chamado de rádio galena, pois galena é o nome do primeiro semicondutor, utilizado para permitir a passagem de corrente elétrica em um sentido só. Trata-se de sulfeto de chumbo (PbS), o minério de chumbo mais abundante na natureza. Ele é eficiente na detecção das ondas de rádio e foi muito usado em plena Segunda Guerra Mundial para fazer receptores improvisados. Hoje usamos os semicondutores germânio ou silício, mas qualquer receptor pequeno, como o que será proposto, ainda recebe este nome, por mais que se utilize outro semicondutor.



Apresentação O que é um rádio? Material Necessário Montagem

Funcionamento Saiba Mais Questões Sugestões Referências


Dúvidas