circuito

Deve-se observar sempre o desenho enquanto se acompanha o procedimento de montagem:

Enrola-se o fio de cobre no PVC totalizando 100 voltas, ou seja, obtendo 100 espiras, deixando-se “sobras” nas extremidades do tubo (ou seja, não iniciar o enrolamento bem na extremidade do PVC, mas deixar uns centímetros na borda). Preferencialmente, é ideal que se deixe uns 20m de fio em uma extremidade antes de começar a enrolar para servir de antena. Muito cuidado para que não haja superposição das voltas, mas elas devem ficar bem encostadas. Fixa-se a primeira e a última volta com a fita isolante para o enrolamento ficar bem firme. Está feita a bobina ou o indutor L.

Coloca-se a bobina L na base de madeira. Como? Furando as duas extremidades do PVC, onde não esteja o fio de cobre, firmando-a com os parafusos na madeira, no local indicado na figura. Da mesma forma, já se fixa o capacitor variável Cv ao seu lado.

As conexões, que são os pontos numerados, devem ser bem feitas com o ferro de solda e o estanho de forma a ficarem firmes e deixarem os fios em contato. O ferro deve ficar bem quente para estanhar, por isso deve-se tomar cuidado no seu manuseio bem como do estanho.

A antena deve ser deixada bem esticada, em um local bem alto, uns 5m de altura, e toda sua extensão de 20m esticada e presa a objetos isolantes. Sua ligação com o circuito estabelece-se no ponto 1. O capacitor variável Cv deve ser colocado em paralelo com o indutor L, conectados nos pontos 2 e 3. O diodo D deve ter um terminal ligado no ponto 1 e o outro no 5. Fixá-lo com a fita isolante na madeira, para não cair. Seus terminais negativo e positivo devem estar dispostos como na figura abaixo:

orientacao_diodo

O capacitor C, entre 5 e 4. Fixá-lo com a fita isolante na madeira, para não cair.

O que sai de 5 e 4, que estará em paralelo com o capacitor C, é o fone de ouvido. Ouça e divirta-se!!

radio


Apresentação O que é um rádio? Material Necessário Montagem

Funcionamento Saiba Mais Questões Sugestões Referências


Dúvidas