O modo como o rádio funciona passa por quatro etapas: recepção, sintonia, detecção e reprodução.

Recepção: As ondas emitidas pelas estações de rádio são das mais variadas freqüências e estão por todos os lados. Sendo assim, elas atingem a antena, que pode captar qualquer uma dessas ondas, e fazem os elétrons dela, a antena, oscilar por toda sua extensão. Assim, produz-se nela uma corrente elétrica alternada.

Sintonia: Nada mais é do que a seleção da freqüência desejada, é aqui que está a grande questão: sintonizar. Pode-se obter isso com um bom sintonizador, que aqui é o conjunto em paralelo indutor L - capacitor variável Cv. Quando se varia a capacitância, a combinação indutância - capacitância se modifica também e, conseqüentemente, muda a freqüência do circuito. Isso quer dizer que as cargas entram em ressonância e para cada valor desta combinação o circuito vai ressoar para uma determinada freqüência. Cada circuito tem sua ressonância em uma certa faixa de freqüência de ondas eletromagnéticas e isso que possibilita a seleção de uma onda de determinada freqüência. A corrente alternada e a onda eletromagnética selecionada possuem a mesma freqüência.

radinho

Detecção: Aqui entram o diodo D e o capacitor C. O que ocorre é que a onda selecionada é resultado de uma combinação de uma onda de radiofreqüência, característica de cada estação, e uma de audiofreqüência, que “traz o som”. A corrente, que já foi produzida, é alternada com uma freqüência determinada e aqui é transformada em contínua pelo diodo D. O capacitor C separa, como um filtro, as ondas e permite que a onda de audiofreqüência seja direcionada para o fone.

Reprodução: Finalmente, pode-se ouvir o som, ou pelo fone de ouvido que transforma o sinal elétrico recebido da onda de audiofreqüência em uma vibração mecânica que vai originar o som, o oposto do que ocorre com um microfone.

escala


Apresentação O que é um rádio? Material Necessário Montagem

Funcionamento Saiba Mais Questões Sugestões Referências


Dúvidas