Introdução a Física



Alavancas



As alavancas não tornam a gente mais forte. Uma alavanca ajuda você a fazer mais trabalho com a força que você já tem. Elas trabalham tão bem que você pode levantar um carro com apenas uma mão se tiver a alavanca certa. Uma alavanca é uma máquina básica. Todas as ferramentas são combinações de máquinas básicas. Máquinas básicas são coisas como: uma roda, um parafuso, um plano inclinado, uma polia ou uma alavanca. As alavancas estão presentes em sua casa.


Alavancas:


Todas as alavancas são constituídas de três partes: o fulcro, a carga, o esforço e alavanca em si.

O fulcro é o local onde a alavanca vai para frente e para trás. Você pode chamá-lo de pivô. Quando está no meio da alavanca, a quantidade de esforço que você empurra para baixo é exatamente igual à quantidade de carga que você pode levantar com a outra extremidade.




Aqui o fulcro está mais perto da carga. A distância do ponto onde está o esforço até o fulcro é duas vezes a distância do fulcro até a carga. Isso parece aumentar sua força. Você tem somente de empurrar para baixo usando a mesma força que faria para levantar o mesmo peso. A diferença é que você tem de empurrar por uma distância maior.



Alavanca de primeira classe


Coloque um prego numa madeira. Use seus dedos para arrancá-lo. Agora tente arrancá-lo com um martelo. É muito mais fácil. A garra no martelo é uma alavanca. Chamamos este tipo de alavanca de alavanca de primeira classe. Não significa que é uma alavanca melhor - apenas que é o primeiro tipo de alavanca.
Alavanca de segunda classe


Use seu primeiro dedo e tente arrancar a tampinha de uma garrafa de refrigerante. Não a gire. Agora use um abridor de garrafa. Muito mais fácil, não? Um abridor de garrafa é uma alavanca de segunda classe, o que significa que o fulcro está na extremidade da alavanca e a carga está no meio.
Alavanca de terceira classe
Uma alavanca de terceira classe possui seu fulcro numa extremidade e a carga na outra, com o trabalho que você faz no meio. É como funciona uma vara de pescar.