Introdução

Decaimento do Nucleo
Meia Vida
Raio X
Aplicações
Efeitos Biologicos
Acidentes
Links

INTRODUÇÃO


Nesta página temos um breve estudo da física moderna, iniciando pelo conceito de radiação, seus tipos, suas características e algumas aplicações. Podemos citar como exemplo: ondas de rádio, raios infravermelhos e raios gama.

A radiação é a propagação de energia sob algumas formas, sendo dividida geralmente em dois grupos: radiação corpuscular e radiação eletromagnética. No primeiro caso, ela é constituída de um feixe de partículas elementares dotados de uma determinada velocidade e no segundo caso, trata-se de uma onda eletromagnética que se propaga com a velocidade da luz (c) no vácuo.

As radiações quando possuem energia suficiente, atravessam a matéria e alteram seu comportamento químico, ou seja, podem ocorrer mutações genéticas em células vivas, por exemplo. Cada tipo de radiação possui características próprias. Estudaremos os seguintes tipos de radiações: raios x, radiação alfa, radiação beta e radiação gama, mas também, iremos ver as características de cada radiação, seus efeitos e também suas aplicações.