Introdução

Decaimento do Nucleo
Meia Vida
Raio X
Aplicações
Efeitos Biologicos
Acidentes
Links

APLICAÇÕES DAS RADIAÇÕES EM BIOLOGIA E MEDICINA

São inúmeras as aplicações das radiações nos mais variados campos. Dentre elas podem ser citadas as relacionadas à Indústria, Agricultura, Biologia e Medicina.
  • Na indústria, podem ser aplicadas no aperfeiçoamento de fibras, processamento de madeira plastificada, etc.

  • Na agricultura é utilizada em mutações, controle de insetos, entre outras.

  • Quanto à Biologia, as aplicações são feitas em pesquisas básicas nos campos da Genética, da Fisiologia, da Botânica etc.

  • Na Medicina, por outro lado, as aplicações são feitas num campo genericamente designado radiologia, que por sua vez compreende a radioterapia, a radiologia diagnóstica e a medicina nuclear.

  • A radioterapia consiste na utilização da energia da radiação para destruição de células.

  • A radiologia diagnóstica consiste na utilização de um feixe de raios x para a produção de imagens em várias tonalidades de cinza numa chapa fotográfica ou numa tela fluoroscópica. O médico, ao examinar uma chapa ou uma tela fluoroscópica, pode verificar as estruturas anatômicas do paciente e descobrir a existência de qualquer anormalidade. Essas imagens podem ser tanto estáticas como dinâmicas.

  • A medicina nuclear aplica materiais radioativos e técnicas de Física nuclear na diagnose, no tratamento e no estudo de doenças.

OBS:

As doses em diagnose são em geral pequenas; entretanto deve-se evitar o uso indiscriminado de técnicas baseadas no uso da radiação, pois seu efeito é cumulativo. Além disso, precauções especiais devem ser tomadas quando o paciente é novo, ou é mulher grávida, pois células em desenvolvimento são especialmente sensíveis à radiação.