Introdução

Decaimento do Nucleo
Meia Vida
Raio X
Aplicações
Efeitos Biologicos
Acidentes
Links

PRINCIPAIS ACIDENTES RADIOATIVOS OCORRIDOS ATÉ 1998


  • Em 1957 escapa radioatividade de uma usina inglesa situada na cidade de Liverpool. Somente em 1983 o governo britânico admitiria que pelo menos 39 pessoas morreram de câncer, em decorrência da radioatividade liberada no acidente.

  • Em setembro de 1957, um vazamento de radioatividade na usina de Tcheliabinski contamina 270 mil pessoas.

  • Em dezembro de 1957, o superaquecimento de um tanque de resíduos nucleares causa uma explosão que libera compostos radioativos numa área de 23 mil km2. Mais de 30 pequenas comunidades, numa área de 1.2002, foram riscadas do mapa na antiga União Soviética e 17.200 pessoas foram evacuadas. Um relatório de 1992 informava que 8.015 pessoas já haviam morrido até aquele ano em decorrência dos efeitos do acidente.

  • Em abril de 1986 ocorre o maior acidente nuclear da história (até agora), quando explode um dos quatro reatores da usina nuclear soviética de Chernobyl, lançando na atmosfera uma nuvem radioativa de cem milhões de curies , cobrindo todo o centro sul da Europa. Metade das substâncias voláteis que existiam no núcleo do reator foram lançadas na atmosfera (principalmente iodo e césio). A Ucrânia, a Bielorússia e o oeste da Rússia foram atingidas por uma precipitação radioativa de mais de 50 toneladas. As autoridades informaram na época que 31 pessoas morreram, 200 ficaram feridas e 135 mil habitantes próximos à usina tiveram que abandonar suas casas.

  • Em setembro de 1987, a violação de uma cápsula de césio-137 por sucateiros da cidade de Goiânia, no Brasil, mata quatro pessoas e contamina 249. Três outras pessoas morreriam mais tarde de doenças degenerativas relacionadas à radiação.

  • Em maio de 1997, uma explosão num depósito da Unidade de Processamento de Plutônio da Reserva Nuclear Hanford, nos Estados Unidos, libera radioatividade na atmosfera (a bomba jogada sobre a cidade de Nagasaki na Segunda Guerra Mundial foi construída com o plutônio produzido em Hanford).

  • Existem outros inúmeros acidentes não citados nesta lista, mas podemos perceber que houveram vários acidentes durante toda a história, desde que começaram a trabalhar com a radioatividade.