COLISÃO ELÁSTICA

Considere uma colisão frontal simples de dois corpos de massas diferentes. Vamos considerar que este sistema de dois corpos seja fechado (não há entrada ou saída de massa) e isolado (nenhuma força externa resultante age sobre ele). Também supomos que a Energia Cinética do sistema seja a mesma antes e depois da colisão. Tais impactos, onde a Energia Cinética é conservada, são chamados de colisões elásticas. O momento Linear desse sistema é sempre conservado em uma colisão, seja a mesma elástica ou não.


COLISÃO INELÁSTICA

Uma colisão inelástica é aquela onde não é conservada a Energia Cinética do sistema de corpos que colidem. Se você largar uma bola sobre o chão, ela perde parte da sua Energia Cinética no impacto e quica até uma altura menor do qual foi inicialmente solta, se a bola voltasse até a sua altura inicial, sua colisão com o chão teria sido elástica.


APLICATIVO

Este aplicativo nos proporciona escolher o tipo de colisão que queremos observar, elástica ou inelástica. Podemos simular diversas situações, escolhendo valores para as massas e velocidades dos corpos que colidem e assim observar o que acontece depois de cada colisão simulada.

value="N=">