Energia Elétrica



    Os átomos que formam todos os corpos são constituídos por partículas menores, sendo as principais os prótons, elétrons e nêutrons. Prótons e elétrons apresentam uma propriedade chamada carga elétrica, considerada positiva para os prótons e negativa para os elétrons. Devido a esta carga elétrica, prótons se repelem, elétrons se repelem, mas elétrons e prótons se atraem. A carga elétrica dos nêutrons é nula.
   Na natureza, normalmente os corpos são eletricamente nêutros, ou seja, o número de prótons é igual ao de elétrons. Mas existem procedimentos práticos que nos permitem tranferir elétrons de um corpo para outro. Quando isso ocorre, um dos corpos fica eletrizado positivamente (excesso de prótons) por haver cedido elétrons, enquanto o outro fica eletrizado negativamente (excesso de elétrons), por ter recebido elétrons.
   Quando separamos as cargas elétricas, fornecemos a elas uma certa quantidade de energia, que fica armazenada no sistema na forma de energia potencial elétrica . A energia potencial elétrica armazenada num sistema de cargas positivas e negativas, pode ser aproveitada para pôr em funcionamento os mais diversos aparelhos elétricos.

   A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água. O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.