Refração em uma Cuba D'água

Material necessário:

1. Cuba retangular transparente com água
2. Álcool
3. Laser

Na cuba cheia com água despejamos vagarosamente álcool para que se crie uma superfície de separação entre os líquidos. Nessa interface fazemos incidir um feixe de laser (que pode ser um laser point ou também conhecido como caneta laser) e observamos o fenômeno.

Sabemos que a luz se propaga em linha reta, porém nota-se que o feixe de laser sofre um desvio, mais precisamente na forma de uma curva, isso se deve à interface entre o álcool e a água que não se separam completamente, ficando assim uma mistura que vai se homogeneizando em álcool conforme a mistura se aproxima da superfície da água.

Podemos considerar essa mistura como muitas interfaces, ou seja, a mistura água e álcool determina um aumento na densidade do álcool a medida que aproxima-se da superfície e um aumento do índice de refração pois o índice do álcool é maior que o da água. Sendo assim o feixe que incide na interface dos líquidos (mistura heterogênea) começa a sofrer desvios sucessivos em direção a superfície conforme vai aumentando a concentração do álcool. Se a cuba for suficientemente longa poderemos ver diversas curvas que partem sempre da superfície pois quando o primeiro feixe chegar até a superfície ele será novamente refletido para dentro da cuba e começará então, a curvar-se em direção a superfície de maneira sucessiva.

Volta para o índice