Motor Elétrico

Você vai precisar de:

1 tábua de 15 cm x 20 cm
1,70 m de fio de cobre esmaltado e desencapado
40 cm de arame rígido ou fio de cobre para instalações elétricas
1 imã
1 chave liga-desliga
1 pilha grande
1 lixa de unhas
fita isolante

Para fazer a bobina enrole o fio de cobre na pilha, dando 15 voltas e deixando duas pontas sobrando (terminais). O fio de cobre tem que ser esmaltado e pode ser retirado de um transformador, ou comprado em casas de materiais elétricos. O fio dever ser grosso suficiente para que a bobina fique rígida e ao mesmo tempo não muito pesada ou grande. Tire da pilha as argolas que se formaram e una-as, enrolando os terminais de cada lado das argolas ou simplesmente colando. Usando uma lixa de unhas raspe o esmalte das pontas deixando uma faixa do fio com esmalte, veja figura 1. As partes lixadas devem ficar voltadas para o mesmo lado. Procure deixar a bobina o mais alinhada possível, a estabilidade é muito importante para o funcionamento.


figura 1

Usando o arame, monte sobre a tábua o suporte para a bobina como ilustra as figuras 2 e 4, prenda a chave liga-desliga e a pilha. O arame ou o fio de cobre deve ser rígido o suficiente para poder suportar o peso da bobina. Para prender o arame nos pólos da pilha, pode-se soldar (com um ferro de soldagem de 30 ou 50W) ou simplesmente prender firmemente usando fita isolante. A chave pode ser adquirida em lojas de materiais eletro-eletrônicos , escolha um modelo que contenha contatos com parafusos para dispensar o uso de solda. Uma alternativa simples é fazer sua própria chave como ilustra a figura 3.

figura 2
figura 2

Os imãs podem ser obtidos em lojas de materiais para artesanato (imãs para enfeites de geladeira) ou retirado de trancas para portas de armário (aconselhável). Se necessário, junte dois imãs (ou mais) para formar um imã maior e mais forte (não precisa colar, use a própria atração entre eles para mantê-los juntos). Coloque a bobina no suporte deixando o menor espaço possível entre ela e o imã. Para assegurar que a bobina não fique dançando no suporte, cole duas rodelas de cartolina nas pontas dos terminais, veja figura 2.

figura 3
figura 3

Para que o motor funcione ligue a chave e dê um empurrão na bobina. Quando as partes raspadas dos terminais da bobina estiverem em contato com o suporte de arame, uma corrente elétrica passará pela bobina que interagirá com o campo magnético do imã fazendo com que surja uma força de giro (torque) dando um impulso à bobina. A parte com o esmalte impedirá a passagem da corrente e a bobina girará por inércia até que a corrente circule novamente pela parte raspada criando um novo impulso. A montagem é clássica em feiras de ciências colegiais e bastante simples porém habilidade manual e capacidade de improviso são essenciais. A montagem pode vir acompanhada de cartazes explicando o funcionamento (força que um campo magnético exerce sobre um fio que é percorrido por uma corrente) ou falando sobre motores elétricos (ou energia elétrica, transformação de energia elétrica em energia mecânica, etc.).

figura 4
figura 4
Volta para o índice