Velocidade de uma onda

A primeira consideração a se fazer é a de entender o que é frequência de uma onda, o que e comprimento de onda,e o qual o significado físico de velocidade de onda.

Imagine uma onda com um formato senoidal se propagando numa direção qualquer.

Se um observador olhar por cima dessa onda ele vai ver um desenho que muda no tempo , mas que de tempos em tempos se repete. O tempo que essa repetição demora e chamado de período da onda. A frequência nada mais é do que o número de vezes que a onda vai repetir o seu ciclo por unidade de tempo (normalmente por segundo). Não fica difícil ver que uma vez que a velocidade com que a a onda está se propagando não varie o comprimento de onda esta diretamente associado com a frequência. Isso fica claro se pensarmos que o comprimento de onda nada mais é do que a ``distância''de um ponto da onda até um outro ponto exatamente igual, ou , a distância entre duas cristas da onda,uma vez que o movimento da onda é repetido em ciclos.

Assim:

Onde$\lambda$ é o comprimento de onda e $\nu$ é a frequência da onda e $V$ é a velocidade de propagação da onda.

Bem, vamos agora imaginar que essa onda seja proveniente de uma corda presssa em dois extremos, logo , se o comprimento de onda não variar e frequência também não varia. Assim podemos dizer que a velocidade de propagação de uma onda proveniente de uma corda esticada presa nos dois extremos é constante!