Colisões elásticas e inelásticas.

 

 

Quando a resultante das forças é nula, a quantidade de movimento de um sistema permanece constante. Em colisões entre dois carros, na horizontal, a força resultante externa é nula, portanto há conservação de quantidade de movimento. Temos aqui um modelo que mostra as quantidades de movimento de um sistema, imediatamente antes e depois do choque. Sempre que , numa colisão, a energia cinética total tem o mesmo valor antes e depois do choque, isto é, a energia cinética se conserva, dizemos que a colisão é elástica; e sempre que os valores de energia cinética antes e depois da colisão forem diferentes, dizemos que a colisão é inelástica. Na colisão onde os carros, após o choque, passam a ter velocidades iguais (os corpos permanecem juntos após a colisão) chamamos, devido ao fato de termos a maior redução possível da energia cinética, de colisão perfeitamente inelástica.

A quantidade de movimento total dos corpos envolvidos na colisão se conserva, independentemente se o choque seja elástico ou inelástico. O movimento do centro de massa (indicado por um ponto amarelo) não é afetado pelo processo da colisão.

Nosso aplicativo, que está inserido junto as questões, possibilita escolher entre os dois choques, elástico e inelástico, possibilitando observar velocidades, energia cinética e quantidade de movimento, antes e depois da colisão.

Podemos escolher valores de massa e velocidades iniciais, para os carros marcando os campos de textos correspondentes. Valores positivos (negativos) da velocidade resultam em um movimento lateral até a direita (esquerda). Valores muito altos de entrada serão corrigidos automaticamente.

Dependendo dos botões seletores escolhidos (abaixo e a direita), a aplicação nos mostrará as velocidades, quantidades de movimento e as energias cinéticas dos carros. Nota: o aplicativo está em espanhol, mas lembre-se, o certo não é momento e sim momentum linear ou quantidade de movimento.