Laboratórios de Física – Será que existem?

        Em toda minha vida de estudante de ensino médio, nunca freqüentei um laboratório de física, só fiquei sabendo que eles existem dentro da universidade. As escolas em que lecionei ou por muitas vezes fiquei sabendo por colegas, não possuem laboratório, outras possuem, mas não são usados ou ainda possuem, mas a burocracia pra usar é muito grande.

        As escolas de periferia a maioria que conheço não possuem este recurso, infelizmente a física para estes alunos está presa à velha lousa. Até certo ponto sabemos que o professor pode improvisar, mas a maioria prefere ficar em sala. Mas ainda assim pode haver a oportunidade de se obter um mini-laboratório, pois tem vindo verbas para as escolas, mas a burocracia para a compra é gigantesca.

        Em certas escolas públicas nós podemos até encontrar um laboratório ou diria um depósito como em alguns casos. Infelizmente na escola pública em que faço minha observação, o laboratório foi totalmente entregue ao acaso. Atualmente se tenta restaurar equipamentos de ótima qualidade, antigos, mas ainda assim resistindo ao tempo. Muitos deles quebrados, sem manuais que foram extraviados.

        Mas mesmo restaurando este laboratório será que vai ser aproveitado? Tenho minhas dúvidas, pois pelo que observo dos professores da escola, a vontade de usar é a mínima possível.

        Em muitas escolas o laboratório de física está junto com o de química, e, que na maioria dos casos, é mais de química.

        Existem casos onde ele existe, mas para ter acesso a este laboratório o professor deve ter um plano e este plano de uso do laboratório deve ser aprovado pelo setor responsável da escola.

        Outras escolas possuem laboratórios sofisticados, onde realmente os alunos tem contato com atividades experimentais. Sorte deles!

        Atualmente as escolas enfrentam um grave problema, onde a maioria dos professores não são profissionais preparados para o cargo. São profissionais de outra áreas que assumem contratos emergenciais ou são professores de outras áreas, exercendo uma atividade sem competência.

        Na minha visão seria ótimo termos o que chamam hoje de salas ambientes, onde o professor não sai mais de sua sala (laboratório), mas isso não é tão simples, pois em uma escola grande há varias turmas e vários professores de física e, como falei, apenas um laboratório de física.

        A saída é o improviso mesmo, o professor de física deve ser capaz de, mesmo sem um laboratório, criar algumas atividades experimentais. Existe uma grande quantidade de livros que sugerem experiências de baixo custo e fácil execução. Veja-se, por exemplo: Experiências de Física na Escola - IR. Santos Diez e Física Mais que Divertida - Eduardo de Campos Valadares

Giovane Irribarem de Mello


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