Webmaster

                                                      História    

A história da UFRGS começa com a fundação da Escola de Farmácia e Química, em 1895 e, em seguida, da Escola de Engenharia. Assim iniciava, também, a educação superior no Rio Grande do Sul. Ainda no século XIX, foram fundadas a Faculdade de Medicina de Porto Alegre e a Faculdade de Direito que, em 1900, marcou o início dos cursos humanísticos no Estado. Mas somente em 28 de novembro de 1934, foi criada a Universidade de Porto Alegre, integrada inicialmente pelas Escola de Engenharia, com os Institutos de Astronomia, Eletrotécnica e Química Industrial; Faculdade de Medicina, com as Escolas de Odontologia e Farmácia; Faculdade de Direito, com sua Escola de Comércio; Faculdade de Agronomia e Veterinária; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e pelo Instituto de Belas Artes. O terceiro grande momento de transformação dessa Universidade foi em 1947, quando passou a ser denominada Universidade do Rio Grande do Sul, a UFRGS, incorporando as Faculdades de Direito e de Odontologia de Pelotas e a Faculdade de Farmácia de Santa Maria. Posteriormente, essas unidades foram desincorporadas da UFRGS, com a criação, da Universidade de Pelotas e da Universidade Federal de Santa Maria. Em dezembro de 1950, a Universidade foi federalizada, passando à esfera administrativa da União. Desde então, a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passou a ocupar posição de destaque, no cenário nacional, como um dos maiores orçamentos do Estado do Rio Grande do Sul e como a primeira em publicações e a segunda em produção cientifica, entre as federais, considerando o número de professores.

O Instituto de Física (IF-UFRGS), instituído em 1959, é originário do Centro de Pesquisas Físicas da UFRGS, fundado em 1953. Já em 1960, foi publicado o primeiro artigo científico em revista internacional com árbitro, e atualmente seus pesquisadores publicam mais de 100 artigos em revistas internacionais com árbitro por ano. Sua pós-graduação tem continuadamente recebido Classificação CAPES: A, nota 7, máxima.

No IF-UFRGS, o Grupo Laser & Óptica atua desde os anos 60, quando foram construídos os primeiros lasers de nitrogênio e de corante da América do Sul, e desde então tem dado contribuição significativa à formação da comunidade de óptica no país. Gradativamente a construção de lasers deu lugar ao seu emprego na espectroscopia de materiais e, a partir da mudança ao Campus do Vale em 1986, consolidou-se a investigação de materiais ópticos na forma de filmes.

GRUPO LASER & ÓPTICA

LABORATÓRIOS DE ESPECTROSCOPIA LASER E ÓPTICA DE FILMES

Instituto de Física, UFRGS  Campus do Vale, C.Postal 15051

91501-970 Porto Alegre, RS  tel: (051)3316-6494/6514 fax: (051)3319-1762

E-mail: lablaser@if.ufrgs.br