Jornal da Ciência (JC E-Mail)

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Edição 2777 - Notícias de C&T - Serviço da SBPC
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30 de maio de 2005

Ano Mundial da Física: Teorias que mudaram a Humanidade


"Aquele que compreende bem a Física, está apto para compreender qualquer outro conceito que se lhe apresente"

Lêda Gonçalves escreve para o "Diário do Nordeste":

Ao longo dos tempos o mundo tem sido testemunha de fatos, descobertas, teorias, que provocam grandes mudanças na história da humanidade. Há exatos 100 anos, surgia no cenário da ciência um homem - Albert Einstein - que trabalhando sozinho em um modesto escritório de patentes, longe da efervescência da Universidade, produziu cinco trabalhos que mudaram completamente as feições da Física.

A coordenadora do Curso de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora Eloneid Felipe Nobre, reflete que para o público leigo, comemorar a Física pode parecer algo totalmente sem propósito.

Segundo ela, para a maioria das pessoas o que é a Física senão um bicho de sete cabeças cuja única finalidade é dificultar a vida dos estudantes? Neste ano de 2005, os eventos que estão ocorrendo em todo o mundo podem promover ações que resultem em uma maior compreensão da importância e do impacto da Física em nossa vida cotidiana.

Segundo Einstein, "você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó". Transmitir conhecimentos com clareza e simplicidade é uma meta que só atingimos se dominarmos completamente assunto que nos propomos a explicar.

"Em síntese, só podemos explicar com clareza aquilo que conhecemos muito bem", afirma Eloneid. Nesse sentido, em sua avaliação, o ensino de Física necessita de urgentes reformulação e atualização por parte de muitos educadores. Ensinar Física vai muito além da apresentação de fórmulas e cálculos.

A Matemática, "essa maravilhosa companheira da Física", é ferramenta preciosa para uma melhor explicação dos conceitos. Mas a Física é o estudo e a compreensão dos fenômenos da natureza e, certamente essa percepção pode trazer para as pessoas em geral e para os alunos, em particular, uma nova maneira de ver a Ciência e o mundo.

Para ela, é muito comum encontrarmos nas escolas de Ensino Médio, uma maioria esmagadora de estudantes que simplesmente não consegue aprender nem gostar de Física. Por outro lado, é muito comum que os pais de alguns jovens reajam negativamente às escolhas de seus filhos quando essas recaem no estudo da Física. Para a grande maioria da população, o futuro de um físico está restrito ás sofridas salas de aula. "Esse é um engano que precisa ser urgentemente corrigido", esclarece.

Eloneid explica que a Física está inserida em uma vasta gama de áreas do conhecimento. Com a Medicina a associação teve início há muito tempo atrás, quando em 1895, foram descobertos os raios X. A união da Física com a Medicina cresce sempre mais.

Desde o uso do laser para tratamento de pele até as mais modernas terapias para tratamento de câncer. Os profissionais de Física Médica são indispensáveis na utilização de tecnologias de ponta como aceleradores lineares clínicos, tomógrafos gama, sistema de braquiterapia de alta taxa de dose, tomógrafos de ressonância magnética, assim como na garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade.

Na odontologia, o que há de mais moderno é o tratamento com o uso do raio laser, que como verdadeira varinha mágica tem as mais variadas aplicações. Na Biologia, em que problemas fundamentais podem ser estudados usando a Física, tais como interações intermoleculares, biologia estrutural, fotobiologia, bio-informática, biomecânica, motores moleculares, entre tantos outros.

A professora destaca que há espaço para os físicos até no mercado financeiro. Na Europa e EUA e até mesmo no Brasil, um grande número de doutores em Física vem sendo contratado por bancos de investimentos e empresas financeiras. "É a Física de sistemas complexos sendo usada em economia e finanças. Surgiu uma nova área: a Econofísica".

Pesquisas em Física, estão sendo feitas no sentido de preservar as reservas hídricas: A gestão das águas é um problema que tem uma prioridade premente em todas as sociedades modernas, mesmo naquelas com abundância em oferta, como no caso do Brasil.

No Depto. de Física da UFC é desenvolvido o estudo de águas subterrâneas, análise de dados tais como idade da água usando métodos radioativos, bem como a composição através da análise hidroquímica.

Na Fisiologia, Geofísica, Sociofísica, Geologia, estudo dos problemas de trânsito, estudo da Física do petróleo, Ecologia. "São tantas e tão variadas as aplicações da Física que não teríamos espaço suficiente para enumerá-las", afirma.

No entanto, chama a atenção, o desconhecimento da capacidade da inserção da Física em quase todas as áreas do conhecimento, leva a pensamentos estereotipados de que ser físico é apenas ser professor.

"Ainda que ser professor fosse a única alternativa para o profissional, o seu trabalho seria grandioso. Porque embora a Física esteja inserida nas mais variadas áreas, não podemos esquecer que ela também está inserida na área do Ensino". Na sua avaliação, não há como ter bons pesquisadores, laureados cientistas, doutores bem sucedidos sem que haja por trás uma sólida formação, formação essa que tem início ainda nos bancos das escolas, bem antes do ingresso nas Universidades.

Relatividade

Curso de Física da UFC é de excelência

"Aquele que compreende bem a Física, está apto para compreender qualquer outro conceito que se lhe apresente".

O Curso de Física da Universidade Federal do Ceará, foi criado em 1962 e vem contribuindo para a formação de novos físicos desde 1963, quando realizou seu primeiro vestibular. Ao longo desses 43 anos o curso de Física, formou 464 bacharéis e licenciados, contando atualmente com 515 alunos distribuídos nos cursos diurno, de bacharelado e noturno de licenciatura.

Gradualmente, de acordo com a professora Eloneid Felipe, o Curso de Física vem mudando a sua história: caracterizado, por muito tempo como um dos cursos com menor número de concludentes, apresentou no ano de 2004 um total de 50 formandos. Ela rebate às afirmações de que a procura pelo curso é mínima.

"No último edital de vagas da UFC para transferências mudanças de curso e admissão de graduados, deparamo-nos com um total de 44 candidatos para as 14 vagas disponibilizadas pelo Curso de Física para admissão de graduados". Eloneid destaca que o desempenho dos estudantes também não pode ser esquecido. O Curso de Pós-Graduação que acolhe a maioria dos graduados no bacharelado e alguns alunos da licenciatura, dos mais variados estados do Brasil, conta atualmente com 80 alunos, dos quais 51 são de doutorado.

Mantendo uma sempre crescente colaboração com vários países do mundo, destacando-se EUA, Alemanha, Itália, França, entre outros, o Curso de Pós-Graduação em Física da UFC, goza de conceito internacional avaliado pela Capes com nível de excelência.

Com uma média de 80 trabalhos publicados anualmente em revistas internacionais de reconhecido prestígio, os professores e seus alunos de mestrado e doutorado desenvolvem pesquisas nas áreas de espalhamento Raman, estudos das águas, física do petróleo, semicondutores e muitas outras áreas de extrema importância tanto na parte teórica como experimental.

Apenas como citação, "sem desmerecimento dos demais laboratórios", a recente implantação do laboratório do microscópio de força atômica, está permitindo um convênio com o Hemoce, o que poderá promover importantes estudos acerca das células sanguíneas. Na pesquisa envolvendo a área computacional, vários trabalhos importantes vêem sendo desenvolvidos pelos pesquisadores do Depto. de Física.

Entre eles, o estudo do fluxo sangüíneo para análise da alimentação das células cancerosas, o estudo do fluxo de ar e transporte de partículas através das vias respiratórias, a exploração de campos petrolíferos através de simulações computacionais.

Na sua análise, nem tudo são flores, "não vivemos em um permanente mar de rosas. Enfrentamos dificuldades várias. Temos carência de professores, precisamos de laboratórios mais modernos, salas de aula mais confortáveis, enfim lutamos com inúmeras dificuldades".

Ela cita Einstein que dizia que "a mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original", acreditamos que mais do que oferecer a possibilidade de tantas e tão variadas conexões, a Física proporciona, acima de tudo a capacidade de expansão de nossa mente. "Aquele que compreende bem a Física, está apto para compreender qualquer outro conceito que se lhe apresente".
(Diário do Nordeste, 29/5)

Teoria da relatividade: Há 86 anos, Sobral via a comprovação

Sobral comemorou neste domingo os 86 anos do eclipse total do Sol, que teve grande importância para o mundo com a comprovação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein.

Foram realizados desde sexta-feira, no Museu do Eclipse, cursos de capacitação para professores da rede pública de ensino, para que possam desenvolver atividades sobre este importante fenômeno nas diversas escolas do Município.

Em julho, a cidade terá reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), dentro do calendário de atividades do Ano Mundial da Física.

No mesmo local onde foi observado o eclipse total do Sol, na Praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, aconteceu uma palestra abordando galáxias, buracos negros, nascimento, vida e morte das estrelas, com Demerval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza.

Em 1919 foram designadas equipes, contou o professor, para acompanhar o eclipse, na Ilha do Príncipe, na África, e em Sobral. As medidas realizadas no Ceará foram mais precisas. "Com base nas fotos e medidas, foi comprovada a Teoria da Relatividade, fato que transformou Sobral em patrimônio histórico e científico mundial", explica.

O vice-prefeito Clodoveu Arruda considera que, depois do pânico da população e do deslumbramento por parte das missões científicas, Sobral foi palco dos primeiros minutos do mundo moderno, de uma nova visão sobre o Universo "que iria mudar para sempre a história da Humanidade".

Para marcar este fato, a Prefeitura criou o Museu do Eclipse, em 1999. Hoje, o lugar é procurado por turistas e visitantes de todo o país, sendo considerado um ícone de divulgação histórica e científica da região Nordeste do Brasil. O Museu é composto de dois prédios, em forma de meia-lua cada.

No prédio da ala esquerda está instalado o Observatório Astronômico Henrique Morize, que é equipado com o telescópio LX 200 - Schmidt - Cassegrain 16´, o mais potente e avançado das regiões Norte e Nordeste. Com este equipamento é possível observar os mais diversos tipos de astros.

Conta também com a luneta usada pelos pesquisadores em 1919, uma série de fotografias demonstrando a formação dos astros, buracos negros, cometas, galáxias, o primeiro mapa da lua feito no Brasil e outras relíquias.

Na ala direita, foi montada uma exposição com painéis contendo mapas e fotos da cidade de Sobral na época do Eclipse, dos integrantes das comissões brasileiras e estrangeiras, e de instrumentos usados pelos cientistas.

O acervo é formado, ainda, por simuladores elétricos de eclipses e réplicas movimentadas do sistema solar que traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas; bem como cópias dos jornais da época, com destaque para o Correio da Semana, da Diocese de Sobral, que foi o primeiro a noticiar a comprovação da Teoria da Relatividade.

O responsável pelo "furo" foi o bispo dom José Tupinambá da Frota, que fez a tradução de um documento escrito em inglês pelos pesquisadores. O Jornal do Comércio, do RJ, refundiu a notícia que chegou ao conhecimento do mundo através do "The New York Times".

O mais famoso eclipse total do Sol de toda a história da astronomia, atraiu para Sobral uma expedição de cientistas norte-americanos, brasileiros e ingleses. A comissão inglesa, enviada pelo Observatório de Greenwich, foi composta pelo Dr. C.D. Crommmelin, secretário da Royal Astronomy Society, e Dr. C. Davidson, astrônomo. A comissão americana foi enviada pelo Carnegie Institute de Washington.

A comissão brasileira foi composta por oito membros, tendo à frente, Henrique Morize, chefe do Observatório do RJ. Durante o eclipse foi possível a visualização das estrelas que estavam ao seu redor. Com uma câmera acoplada ao telescópio foram feitas oito fotos perfeitas, onde havia, pelo menos, sete estrelas.

Os resultados desse trabalho foram publicados meses depois e discutidos no encontro científico realizado, em Londres, no dia 6 de novembro de 1919.

A partir da comprovação em Sobral, a teoria de Einstein se popularizou muito rápido, associando ao seu nome a equação "E=mc²", oriunda da Teoria Especial da Relatividade, concebida em 1905, e da Teoria da Relatividade Geral, publicada em 1916, na qual se demonstrou a correlação entre massa, energia e gravitação.

Para o professor Gregório Maranguape da Cunha, vice-reitor da UVA e doutor em Matemática Aplicada, "as duas teorias se combinam e sustentam a noção de que não há movimentos absolutos, somente relativos, e que nem mesmo o tempo é absoluto".

Universo e tempo se interrelacionam em um sistema quadrimensional espaço-tempo curvo, sendo a quarta dimensão o tempo. Na geometria clássica, a menor distância entre dois pontos é dada pelo comprimento do segmento de reta que os liga. Na teoria de Einstein, é dada por uma linha curva.
(Com dados de Edilson Silva, do Diário do Nordeste de 29/5)