Um diário para Einstein

© 2005 - C.A. dos Santos

Página-index do díário / Página-index do AMF / Página-index do Spin


29 de janeiro a 5 de fevereiro de 1905

Os trabalhos que AE revisou para o Beiblätter zu den Annalen der Physik (suplemento do Annalen der Physik) não mereceram a devida atenção da sua extensa legião de biógrafos. Ao que sei, Albrecht Fölsing (Albert Einstein: A biography. New York: Penguin, 1997) é a única exceção. E essa falta de interesse não reflete a dificuldade em obter as informações, pois estão todas contidas nos Collected Papers of Albert Einstein.

Em 1905, AE publicou 21 dessas revisões (as oito primeiras já foram aqui apresentadas (8 a 15 de janeiro de 1905, 15 a 22 de janeiro de 1905, 22 a 29 de janeiro de 1905). Em 1906 ele publicou a revisão do livro de Max Planck, Lectures on the theory of heat radiation, e em 1907 foi a vez do livro de Jakob Johann Weyrauch, An outline of the theory of heat. Ao que se sabe, essa foi a última revisão feita por AE para o Suplemento do AdP.

Não se sabe como AE chegou a ser incluído entre os 62 revisores do AdP, mas é de se supor que o editor do jornal tenha notado os cinco trabalhos que ele publicou no AdP, entre 1901 e 1904. Para quem, de uma forma ou de outra tem alguma experiência com o ambiente acadêmico, é extraordinário o fato de que um "reles" técnico de um escritório de patentes, com apenas 5 trabalhos publicados, seja convidado para revisar artigos para uma revista do prestígio do AdP. Muito mais do que a modesta remuneração, essa atividade possibilitou a AE o contato com a literatura de ponta. Por exemplo, deve ter-lhe sido de muita utilidade as revisões que fez de três trabalhos publicados no "Festschrift. Ludwig Boltzmann gewidmet zun sechzigsten Geburtstage 20. Februar 1904", em cuja obra, editada em comemoração dos sessenta anos de Boltzmann, Einstein teve a oportunidade de ler 117 artigos escritos pelos mais proeminentes cientistas do início do século 20.

Na verdade, isso era o prenúncio do que viria, e em março veremos como isso se deu. Agora, imagine que, decepcionado com a rejeição que vinha sofrendo da parte dos seus ex-professores, AE tivesse desistido de fazer ciência naquele início de 1905. Hoje, talvez estivéssemos dizendo, estupefatos, que um rapaz, sem qualquer inserção no mundo acadêmico, havia sido convidado por algum incauto editor para ser revisor do AdP.


Página-index do díário / Página-index do AMF / Página-index do Spin