Um diário para Einstein

© 2005 - C.A. dos Santos

Página-index do díário / Página-index do AMF / Página-index do Spin


1 a 8 de janeiro de 1905

Em 1905 Einstein ainda não tinha o hábito de fazer anotações na forma de diário. Tudo o que se sabe da sua vida naquela época vem da correspondência que ele mantinha com algumas poucas pessoas, dos seus escritos científicos, e de alguns documentos preservados. Assim, parece natural que as cronologias conhecidas sejam tão escassas em registros históricos, mesmo aquela publicada na obra Collected Papers of Albert Einstein (CPAE). Por exemplo, em 1904 existem apenas três eventos: a publicação do artigo “Sobre a teoria molecular geral do calor” (Annalen der Physik 14 (1904) 354-362), o nascimento do seu primogênito, Hans Albert, em 14 de maio, a nomeação definitiva de Einstein como técnico no Escritório de Patentes de Berna, e o aumento do seu salário, de 3.500 Francos Suíços para 3.900 FS. Além disso, existem apenas oito cartas escritas por AE em 1904.

Os primeiros documentos registrados em 1905, são oito revisões de artigos elaboradas para um suplemento do Annalen der Physik, os quais serão discutidos em breve. A primeira carta mencionada no CPAE é endereçada a Conrad Habicht, e foi enviada no início de março. Em próxima edição trataremos dessas cartas.

Esses documentos deixam claro que no início de 1905 AE estava bastante envolvido com estudos de termodinâmica e de eletrodinâmica. Além disso, é provável que ele estivesse muito preocupado com a sua possível e desejável carreira acadêmica, uma vez que ainda não conseguira defender sua tese de doutorado. Em 1901 ele fez uma tentativa, mas seu orientador, Alfred Kleiner, a rejeitou alegando que não convinha iniciar uma controvérsia em relação aos trabalhos de Boltzmann. Mais adiante aprofundaremos essa questão.


Página-index do díário / Página-index do AMF / Página-index do Spin