Editorial

Comemoração dos setenta anos do
prof. Fernando Claudio Zawislak

 

 

Esta não é a primeira vez, nem será a última, que expresso minha opinião sobre a importância do SPIN para a preservação da história do IF. Mais do que isso, o Spin também se apresenta como um mecanismo rápido para a recuperação dos registros pertinentes à nossa história. Por exemplo, o que teria acontecido no IF, na semana de 30 de março a 6 de abril de 1990? Responder a isso consultando todos os documentos dispersos nos arquivos “mortos” seria uma trabalheira insana. Mas, consultando o Spin27 sabe-se, entre outras coisas, que Virgínia Melo Alves participou da Primeira Escola Latinoamericana sobre o Ensino da Física Moderna, realizada em Havana, Cuba, de 27/1 a 4/2 daquele ano. A profa. Thaisa Storchi Bergmann realizou turnos de observação no Chile, obtendo imagens da região central de galáxias tipo Seyfert 2. São apenas alguns exemplos da facilidade que um eventual pesquisador da história do ensino da física moderna no Brasil, e da astronomia poderá ter ao consultar o Spin.

Tudo isso era possível, porque as informações eram mais concentradas. O veículo era quase sempre um texto impresso (atas dos departamentos, autorizações para afastamentos, cópias dos artigos entregues na biblioteca, e coisas do gênero), cujas cópias eram entregues ao editor do Spin, e o(a) funcionário(a) responsável pela digitação do Spin transcrevia os textos necessários. Atualmente poucos, pouquíssimos, entregam cópias dos seus artigos na biblioteca. Não há necessidade, dizem, tudo está na “web of science” (WoS)! E a informação se perde nesse mar virtual. Por exemplo, baseado em meritório trabalho do prof. L.F. Ziebell, que periodicamente “vasculha” a WoS, ficamos sabendo que o IF já publicou 24 artigos em 2005. Desses, apenas 3 foram informados ao Spin.

E o Spin também se “virtualizou”. E não tendo pessoal para apanhar documentos em cada setor do IF, e depois digitalizá-los, depende vitalmente que esses setores enviem seus arquivos digitais. Mas, esses arquivos digitais, via de regra, já serviram para algum tipo de divulgação, e, poderíamos dizer, pouco se acrescenta ao divulgá-los no Spin. Nas paredes do IF e nas mensagens das listas eletrônicas (adm-if, adm-prof, etc) proliferam informações de interesse corrente, que deverão ser dadas como perdidas para a história futura.

É meu sentimento que em breve seremos capazes de contar, em detalhes, a história do IF na década de 1970, mas saberemos muito pouco do que está ocorrendo hoje, neste exato momento em que escrevo esta quase diatribe.

Em suma, com as facilidades que cada setor do IF encontra para divulgar suas informações, um boletim semanal está fadado à morte por inanição, no estrito sentido da palavra, uma vez que lhe falta a notícia interna, o “alimento” essencial para sua existência.

Gostaríamos de continuar editando o Spin com a atual estrutura, mas pelo exposto teremos que adotar novos rumos. Por exemplo, é muito difícil para este editor ler, pelo menos, o Boletim da SBF, o Jornal da Ciência eletrônico (JCE), o Boletim da FAPESP, e o ComCiência, e semanalmente selecionar notícias interessantes para a comunidade do IF, e editar a página NOTÍCIAS do Spin. O número de notícias internas, que poderia ser razoável se todos contribuíssem com informações, é decepcionante.

Também para a seção AGENDA, o Spin não recebe todas as informações cabíveis. Assim, os poucos eventos divulgados são comprometedores para a imagem do IF, uma vez que em quantidade incompatível com o nosso tamanho, e com a qualidade do nosso corpo docente, discente e administrativo. Nós temos semanalmente alguém representando o IF em algum organismo externo, o que reflete nossa inserção na comunidade pertinente, mas esse tipo de informação não chega ao Spin no devido tempo, quando chega!

Até que se encontre uma alternativa operacionalmente consistente, o Spin deixará de publicar as seções AGENDA e NOTÍCIAS. Para a seção PUBLICAÇÃO, não haverá mais necessidade do envio de informações por parte dos autores, uma vez que passaremos a usar o arquivo periodicamente montado pelo prof. Ziebell. Apenas no caso em que eventualmente um artigo escape à pesquisa do referido professor, solicitamos a presteza de um dos autores para a devida notificação.

Com a exclusão de tais seções, a periodicidade passa a ser um elemento dispensável. Portanto, o Spin será atualizado apenas pela força de fatos prementes.

Os “assinantes” serão informados pelo correio eletrônico a cada atualização.

Ficamos no aguardo de comentários e sugestões pertinentes.

 

C.A. dos Santos
Editor