Jornal da Ciência (JC E-Mail)

====================================================
Edição 2729 - Notícias de C&T - Serviço da SBPC
====================================================
18 de março de 2005


MEC rejeita 196 novos cursos de pós-graduação



A Capes/MEC rejeitou a criação de 196 cursos de mestrado e doutorado, negando pedidos de instituições públicas como a Universidade Federal Rural do RJ (UFRRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Para a Capes, esses cursos, se autorizados a funcionar, ofereceriam ensino de baixa qualidade.

Foram reprovados 44% dos 442 pedidos de abertura de cursos apresentados no ano passado. Outros 187 cursos (42%) ganharam a autorização e os demais 59 aguardam a decisão final.

Nesta quinta-feira, após nova rodada de análise de recursos, a Capes divulgou que o Conselho Técnico Científico do órgão acolheu 38 pedidos, permitindo a abertura de 12 novos doutorados, 24 mestrados tradicionais e dois mestrados profissionais.

O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, considera elevado e positivo o índice de aprovação.

Ele destacou a criação do doutorado em estudos étnicos e africanos da Universidade Federal da Bahia, o primeiro do país voltado para o estudo da cultura negra.
(O Globo, 18/3)

Renato Janine Ribeiro destaca avanço geográfico do doutorado brasileiro

Segundo ele, essa foi uma conquista importante. O doutorado em biologia experimental, da Universidade Federal de Rondônia, é um exemplo.

'Estamos conseguindo ampliar a cobertura da pós-graduação. Avançamos e chegamos a um ponto mais elevado do oeste brasileiro. Isto é muito importante para o desenvolvimento técnico-científico nessas regiões', disse Janine.

Após a recomendação da Capes, os processos dos programas e cursos recomendados recebem o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE).
(Com informações da assessoria de comunicação da Capes)