Notícias da Sociedade Brasileira de Física

 

 

OPORTUNIDADE

  - Bolsa CNPq DTI para tecnologo ou físico experimental
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/oportunidades/msg00999.html

  - Pós-Graduação - Mestrado em Física Aplicada na Universidade Federal de Viçosa
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/oportunidades/msg01000.html

  - Professor Substituto - Departamento de educação do Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Botucatu
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/oportunidades/msg01001.html

  - Professor Substituto - Edital 08/2005- STDARH-IBB -  Departamento de educação do Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Botucatu
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/oportunidades/msg01002.html

  - Professor substituto na UFT - Tocantins - Física e Matemática
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/oportunidades/msg01003.html

  - BOLSAS DE VISITANTES NO CIFMC
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/oportunidades/msg01004.html



EVENTOS

  - Conferencia SPO 2005
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/eventos/msg00764.html

  - XI International Conference on Hadron Spectroscopy - HADRON05
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/eventos/msg00765.html

  - III Encontro de Pesquisa em Educacao Ambiental - 2a circular do III EPEA
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/eventos/msg00766.html


INFORMES

  - Professor Cesar Lattes
http://www.sbfisica.org.br/%7Eboletins/informes/msg00281.html


Anúncios da SBF é um quadro de avisos da Sociedade Brasileira de Física e está disponível em: http://www.sbfisica.org.br/noticias/index.shtml

 

ENCONTROS DA SBF

(Uma Proposta de Modificação)

O Conselho Deliberativo da SBF, em sua reunião de 26 de janeiro de 2005, discutiu o assunto a seguir, e incumbiu os abaixo-assinados de planejar uma possível modificação do formato de seus encontros científicos temáticos.

A SBF promove hoje cinco encontros temáticos que envolvem, cada um, apenas uma parcela estanque dos pesquisadores em Física do país, qual seja a comunidade daquela área.  Estes encontros científicos temáticos se iniciaram em 1978, com o Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (ENFMC). Em seguida, outras quatro áreas tradicionais da Física também passaram a promover seus encontros, Física Nuclear, Física de Plasmas, Física de Partículas e Campos, e Pesquisa em Ensino de Física.

O pioneiro ENFMC é o que envolve o maior número de participantes, embora hoje uma fração considerável dos trabalhos apresentados neste Encontro não seja necessariamente enquadrada nos temas específicos de Física da Matéria   Condensada, sendo o nome deste Encontro mantido como está por razões puramente históricas.

Este formato dos cinco encontros temáticos estanques produz, atualmente, duas conseqüências que devem ser consideradas.

A primeira conseqüência é o desequilíbrio numérico entre os participantes dos Encontros Temáticos que, entre outros aspectos, acaba gerando uma distorção na representatividade das várias áreas da Física no seio da SBF. Como exemplo desta distorção, pode-se verificar que praticamente todos os membros da atual Diretoria e atual Conselho Deliberativo são participantes assíduos do ENFMC e não dos outros encontros temáticos. As únicas exceções são a Secretária para Assuntos de Ensino e dois conselheiros oriundos da área de Pesquisa em Ensino de Física. Uma das razões, a nosso ver, é que o eleitor individual tende a votar em quem conhece, ou seja, naquele que viu se manifestar de forma coincidente com seu próprio ponto de vista na assembléia do encontro da sua área, ou naquele com quem teve oportunidade de dialogar durante o encontro.  Como resultado, o grupo maior tende a se tornar dominante.

A segunda conseqüência é o engessamento das pesquisas em comunidades e temas segundo um recorte tradicional que, talvez, não mais corresponda às mudanças havidas na própria física nos últimos anos, dificultando muito a troca  de experiências entre colegas que atuam em diferentes problemas de pesquisa, e a migração para temas novos, inter ou multidisciplinares.

Sem deixar de reconhecer a imensa contribuição positiva desta formatação estanque de cinco encontros temáticos no desenvolvimento da Física no país, precisa-se reconhecer também seu efeito de compartimentalização da comunidade brasileira de físicos. Os físicos nucleares, por exemplo, não têm oportunidades de se encontrar com os físicos de partículas em eventos  científicos, de tomarem conhecimento dos avanços desta outra área, e vice-versa. Os pesquisadores em física da matéria condensada e os pesquisadores em física de plasma de diferentes regiões do Brasil praticamente não se conhecem.

  Além desses aspectos, em todos os encontros temáticos são programadas palestras mais gerais - sobre o estado da arte ou alguma recente descoberta - proferidas por  conferencistas convidados de alto nível e relevância. Ora, estas palestras certamente são oportunidades muito especiais para que pesquisadores de outras áreas também aproveitem para se manter  atualizados.

A idéia que propomos no sentido de superar os aspectos acima mencionados é substituir os atuais cinco encontros temáticos citados por dois encontros anuais da SBF, cuja sobreposição de  temas em cada um deles variasse de ano para ano, num sistema de rodízio. Estes encontros poderiam, também, incorporar novos encontros temáticos que viessem eventualmente a ser constituídos no futuro.

Na nossa proposta os demais eventos da SBF, tais como as várias Escolas Jorge André Swieca e outras, SNEF, encontros regionais, continuariam com as atuais formatações.

O objetivo desta mensagem no Boletim é exatamente lançar esta idéia aos colegas de todas as áreas, solicitando que se manifestem a respeito e dêem suas contribuições sobre o assunto. O conjunto destas manifestações será considerada na próxima reunião do Conselho Deliberativo da SBF quando da discussão sobre o planejamento de novo formato para as reuniões temáticas.Assim solicitamos que as sugestões e/ou dúvidas sejam encaminhadas até 17 de abril de 2005 para pmco@if.uff.br .


Marcos Assunção Pimenta (UFMG)
José David  Mangueira Viana (UFBa e UnB)
Livio Amaral (UFRGS)
Paulo Murilo Castro de Oliveira (UFF)