Editorial

 

 

Açodado, como é da sua natureza, este editor usou a edição anterior do Spin para lançar a coluna Publicação destaque do IF-UFRGS. O espaço que não houve para explicitar a idéia naquela edição, será aqui utilizado. O aprimoramento da idéia contou com as sempre brilhantes sugestões do prof. Ziebell, mas a responsabilidade por qualquer inadequação não é de outra pessoa que não seja este editor. De acordo com as estratégias de busca na Web of Science, bem estabelecidas pelo referido professor, e baseadas na afiliação institucional colocada nos trabalhos, não é possível recuperar artigos publicados antes de 1970. Também ficam “invisíveis” os artigos em que membros do IF colocam apenas o endereço da instituição onde o trabalho foi realizado. Exemplo clássico dessa situação é o bastante citado artigo da Physical Review Letters sobre a magnetorresistência gigante, realizado em Orsay com a participação do prof. Mário Baibich. Em função disso, solicitamos que nos seja comunicada qualquer falha na recuperação de artigos que satisfaçam os critérios aqui definidos. E quais são esses critérios?

  1. De 1959 até 1999, serão destacados os 10 artigos mais citados em cada década. Isso esgota a literatura passada. Esses resultados passarão a ser publicados a partir da próxima semana.
  2. A literatura corrente consiste de artigos publicados no 5o ano anterior ao da edição do Spin. Isto é, durante o ano de 2005 serão considerados os artigos publicados em 2000. Os artigos publicados naquele ano serão destacados à medida que alcançarem a média anual de 20 citações.

Veja em notícias:

  • Prof. Darcy Dillenburg integra Comissão de Acompanhamento do Programa Nuclear Brasileiro.
  • Profa. Thaisa Storchi Bergmann representa o Brasil no Comitê Internacional do telescópio Espacial Hubble

Não deixem de ver as novidades sobre o Ano Mundial da Física. A propósito, o evento foi divulgado no programa Câmera 2, da TV Guaíba, nesta quarta-feira, 16/3. Lamentavelmente, o prof. Moacir Araújo Lima cometeu equívocos gravíssimos no seu comentário. Veja a mensagem que este editor enviou à produção do programa.

C.A. dos Santos
Editor