Ciência & Arte nas Férias

5/janeiro a 4/fevereiro 2005

Motivação

Campinas tem o privilégio de ter uma das melhores universidades do país. Todos os cursos de graduação da UNICAMP têm tido ótima avaliação e a pós-graduação tem os melhores índices do país. Segundo estatísticas das mais respeitadas fontes de informação científica, na UNICAMP é feita cerca de 15% de toda a pesquisa feita no Brasil. Entretanto, muitos jovens da região, principalmente no sistema público de ensino, não têm uma idéia clara do que significa trabalhar com pesquisa científica e artística e de como funciona uma universidade de pesquisa.

Para manter seu padrão de excelência, a UNICAMP precisa despertar jovens talentos para as áreas de pesquisa científica e artística que desenvolve. Muitos dos estudantes de nossas escolas de ensino médio têm este talento, mas às vezes não o desenvolvem por falta de oportunidade.

Pensando nisso, a UNICAMP criou o programa "Ciência e Arte nas Férias" que, durante o mês de férias escolares de verão, traz ao campus estudantes de escolas públicas de ensino médio da região de Campinas para um estágio em um de seus laboratórios ou grupos de pesquisa. Todas as grandes áreas do conhecimento estão envolvidas: Ciências Humanas, Artes, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia.

Neste estágio os estudantes se envolvem com os desafios atuais da ciência e da arte, com a metodologia do trabalho científico e da criação artística e com o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa.

Em Janeiro de 2003, 33 estudantes de 30 escolas de ensino médio da região participaram do programa e em Janeiro de 2004, 71 estudantes de 42 escolas. Este ano estamos ampliando o programa para receber, em Janeiro de 2005, até 100 estudantes de escolas públicas. Todas as escolas públicas de ensino médio da região de Campinas poderão participar do programa "Ciência & Arte nas Férias".

Como em 2002/2003/2004, a participação dos diretores das escolas será muito importante. O processo de seleção dos estudantes será explicado em correspondência a ser enviada oportunamente e através de uma reunião a ser agendada, onde é de fundamental importância a presença do Diretor ou de seu representante.

Pedimos observar o cronograma para orientar os estudantes interessados.

Seleção de Estudantes

Os estudantes serão selecionados dentre estudantes do primeiro ou segundo anos do ensino médio com base nos seguintes critérios:

· Desempenho escolar no ensino fundamental (histórico escolar de quinta à oitava série);

· Redação.

      

A divulgação dos programas será feita nas escolas e os alunos concorrerão às 100 vagas do programa em 2005.

A Comissão Organizadora do programa, composta de docentes das diferentes áreas de conhecimento nomeados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, fará a seleção dos estudantes que participarão do programa.

      

Seleção de Projetos

      

Os laboratórios ou grupos de pesquisa da Unicamp interessados em participar do programa deverão submeter projetos ao Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa da Unicamp (FAEP). Os projetos, envolvendo pelo menos dois estagiários cada, deverão ser submetidos por um docente responsável. Cada docente poderá submeter apenas um projeto. No projeto, deve ficar claro o programa de atividades a ser desenvolvido pelos estudantes. Este programa deve colocá-los em contato com as pesquisas em andamento nos laboratórios e grupos de pesquisa bem como, na medida do possível, permitir a interação com pesquisadores de vários níveis (bolsistas de iniciação científica, pós-graduandos, pós-doutorandos, técnicos especializados e docentes).

A Comissão Organizadora do programa, composta de docentes das diferentes áreas de conhecimento nomeados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, fará a seleção dos projetos que serão contemplados.

Todas as áreas da Unicamp estão convidadas a participar, e o número de vagas por área será em função do número de projetos aprovados, tendo por critério o mérito das propostas.

      

Recursos e Bolsas

      

O programa de estágio de cada dupla de estudantes terá seus custos cobertos pelos recursos solicitados no projeto enviado ao FAEP. Estes recursos deverão ser utilizados na compra de materiais de consumo, materiais permanentes e serviços necessários à acolhida dos estudantes e ao trabalho de pesquisa que estes deverão realizar durante o estágio. Um plano de aplicação dos recursos deve constar do projeto submetido ao FAEP. O valor dos recursos do projeto FAEP aprovado será de três mil reais (além da cota normal anual do docente), sendo que o saldo do orçamento do programa de estágio poderá ser utilizado pelo solicitante para a compra de materiais de consumo, materiais permanentes e serviços necessários para as atividades de pesquisa de seu grupo ou laboratório.

Os estudantes do programa não terão uma bolsa, mas receberão vales para refeições no Restaurante Universitário, transporte e seguro de acidentes pessoais.  

      

Acompanhamento

      

A comissão organizadora do programa fará o acompanhamento do programa e organizará, com o apoio da PRP, atividades que reunirão todos os participantes do estágio de férias. Estas atividades consistirão, por exemplo, de recepção aos bolsistas, palestras, atividades culturais e técnicas, experimentos e visitas a laboratórios da Unicamp, ampliando a visão dos jovens sobre o universo da ciência e da arte e a atuação da universidade.

Haverá, ao fim da segunda semana do estágio, uma reunião de avaliação envolvendo os professores responsáveis pelos projetos e a comissão organizadora.

Ao final do programa, os jovens deverão preparar um painel e um relatório sucinto do trabalho realizado, bem como fazer a apresentação do painel no evento de encerramento do programa. Para o evento de encerramento serão convidados representantes dos grupos ou laboratórios onde os estágios foram realizados e das escolas de origem dos estudantes.

 Na cerimônia de encerramento haverá a entrega de certificado, expedido pela PRP, aos estudantes que concluírem o estágio com sucesso.

      

Calendário

      

•  Março 2004

Preparação do material de divulgação

•  Abril/Maio 2004

Divulgação na UNICAMP e nas escolas através de cartaz e da Internet

•  Abril/Maio/Junho 2004

Submissão de projetos ao FAEP

•  Julho 2004

Seleção dos projetos

•  Agosto/Setembro 2004

Divulgação nas escolas com os temas de projetos e inscrição dos candidatos

•  Outubro/Novembro 2004

- Seleção dos candidatos pela Comissão Organizadora
- Montagem do Programa (cerimonial, organização das atividades dos professores das escolas do ensino médio etc.)

•  Novembro/Dezembro 2004

Confirmação de interesse dos aprovados

•  5 de Janeiro - 4 de Fevereiro 2005

Estágio na UNICAMP

•  Março 2005

Avaliação do programa

      

Veja mais detalhes em http://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2004/programa.htm