INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIASé uma revista voltada exclusivamente para a pesquisa em ensino/aprendizagem de ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais quando forem enfocadas de maneira integrada). Somente são aceitos para publicação artigos de: 1) investigação em ensino/aprendizagem de ciências, propriamente ditos; 2) revisão da literatura em uma certa área de pesquisa em ensino/aprendizagem de ciências; 3) fundamentação teórica com implicações claras para a investigação em ensino de ciências; 4) metodologia da pesquisa educacional com relevância direta para a investigação em ensino de ciências; 5) crítica (ou defesa) e comentários sobre artigos publicados na própria revista.

Todos artigos são arbitrados às cegas por pelo menos dois pesquisadores experientes em ensino de ciências. São considerados para arbitragem artigos de qualquer orientação teórica e metodológica, enfocando qualquer aspecto do ensino/aprendizagem de ciências, com o entendimento de que são originais e que não estão sendo submetidos à publicação em outras revistas. São apreciados trabalhos em português, espanhol ou inglês; os que forem aceitos serão publicados na língua original sem traduções.

A freqüência inicial é de três números por ano, em abril, agosto e dezembro. O apoio é do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. A distribuição é, principalmente, eletrônica, via World Wide Web, ou em disquete. Salvo indicação em contrário, é permitida a reprodução de qualquer artigo publicado em Investigações em Ensino de Ciências, para uso pessoal e instrucional.

A submissão de artigos à publicação pode ser feita ao Editor em três vias impressas; na folha de rosto deverão constar título, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s), afiliação institucional e resumo no idioma original; a partir da segunda folha, não deverão aparecer dados que permitam identificar o(s) autor(es)/autora(s), inclusive referências (i.e., autocitações deverão ser omitidas no manuscrito e incorporadas somente após a aceitação do trabalho). Manuscritos que não seguirem estas orientações serão devolvidos. Endereço para remessa de artigos: M.A. Moreira, Instituto de Física, UFRGS; Caixa Postal 15051, Campus do Vale; 91501-970 Porto Alegre, RS, Brasil.

Return to Main Page