Textos de Apoio ao Professor de Física

ISSN 2448-0606 (online)


Apresentação - Contato - Normas - Expediente

Edição Atual

v. 33, n. 2, 2022 O universo infinito de Giordano Bruno: um resgate histórico sob o viés epistemológico de Gaston Bachelard
João Gabriel Galli Gimenez e Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 06/2023: 126

Edições Anteriores (desde 2015)

v. 23, n. 1, 2022 Matéria Escura e Energia Escura: uma revisão da literatura sobre um dos maiores enigmas da Física e Cosmologia contemporâneas
Gabriel de Angelis N. Guimarães Ramires, Neusa Teresinha Massoni e Andressa Varriale Moriggi

Acessos desde 06/2023: 126
v. 32, n. 5, 2021 (Re)Descobrindo a Teoria Quântica: um resgate dos principais conceitos apresentados nos discursos do Prêmio Nobel
Nathan Willig Lima, Yaffa Bruxel Rabeno, Fernando Shinoske Tagawa de Lemos Pires, Gabriela Gomes Rosa, Igor Dalbosco Lovison, Milena Lauschner Lopes e Félix Oliveira da Silva Steffens Wood

Acessos desde 05/2022: 562
v. 32, n. 2, 2021 Equivalente mecânico do calor : atividades experimentais investigativas para a aprendizagem significativa entre calor e trabalho
Jacson Santos Azevedo, Francisco Nairon Monteiro Júnior e Luiz Marcio Santos Farias

Acessos desde 07/2022: 196
v. 32, n. 1, 2021 Uma sequência didática para discutir temáticas sociocientíficas: o uso do Ensino de Ciências por argumentação
Ricardo Rangel Guimarães, Maria Aparecida Couto Ramos e Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 02/2022: 479
v. 31, n. 2, 2020 Experimentos de pensamento no Ensino de Física: Fundamentos e possibilidades didáticas
Alisson Cristian Giacomelli e Cleci Teresinha Werner da Rosa

Acessos desde 03/2021: 740
v. 31, n. 1, 2020 O Ensino de Física por meio de Problemas Geradores de Discussões
Vinicius Machado e Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Acessos desde 03/2021: 830
v. 30, n. 4, 2019 Ensino de Partículas na Educação básica
Angélica Cassoni Barracco

Acessos desde 05/2023: 69
v. 30, n. 3, 2019 Aprendizaje significativo
Marco Antonio Moreira

Acessos desde 05/2022: 333
v. 30, n. 2, 2019 Sequência didática para o ensino de conceitos básicos de cinemática e de energia
Erelaine Patrícia Moraes e Ladário da Silva

Acessos desde 09/2020: 1421
v. 30, n. 1, 2019 Estudando a Relatividade Restrita com Folhetos de Cordel Científicos em Formato de História em Quadrinhos, através de uma Sequência de Ensino à luz da Neurociência Educacional
Maria Derlandia de Araújo Januário e Francisco Augusto Silva Nobre

Acessos desde 08/2020: 816
v. 29, n. 6, 2018 História e Epistemologia da Ciência: alguns aprofundamentos e enriquecimentos que podem ser úteis a futuros professores de Física
André Felipe Hoernig e Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 05/2020: 609
v. 29, n. 5, 2018 Formação inicial e continuada de professores e alunos e alunos de Ensino Médio nos laboratórios de Física
Camila Werle, Mara Fernanda Parisoto e Valdir Rosa

Acessos desde 04/2020: 749
v. 29, n. 4, 2018 Uma proposta para motivar o aluno a aprender mecânica no ensino médio - abordagem com tecnologias de informação e comunicação
Glauco Salomão Ferreira Ribas e Daniela Borges Pavani

Acessos desde 04/2019: 916
v. 29, n. 3, 2018 Sensoriamento Remoto (SR) como forma de contextualização e prática da Educação Ambiental na disciplina de Física
Francineide Amorim Costa Santos, Neusa Teresinha Massoni, Claudio Rejane da Silva Dantas e Alexandre Luis Junges

Acessos desde 01/2019: 583
v. 29, n. 2, 2018 Uma abordagem do tema estruturante ”Matéria e Radiação” na Educação Básica: a busca da criticidade na educação científica
Ghisiane Spinelli Vargas, Neusa Teresinha Massoni e Cilâine Verônica Teixeira

Acessos desde 05/2018: 819
v. 29, n. 1, 2018 A física e os instrumentos musicais: construindo significados em uma aula de acústica
Douglas Krüger da Silva Alexsandro Pereira de Pereira

Acessos desde 03/2018: 1121
v. 28, n. 6, 2017 O experimento da borracha quântica: uso de analogias para o entendimento do quântico pelo clássico
Luciano Slovinscki e Alan Alves-Brito

Acessos desde 03/2018: 728
v. 28, n. 5, 2017 Proposta de projeto extracurricular: uma intervenção desescolarizada na escola
Ismael de Lima, Paulo Lima Jr. e Rafael Pezzi

Acessos desde 10/2017: 687
v. 28, n. 4, 2017 Um jogo de perguntas e respostas como forma de motivar alunos do Ensino Médio ao estudo da Física: o tópico de Mecânica
Fabrizio Belli Riatto, Neusa T. Massoni e A. Alves-Brito

Acessos desde 10/2017: 1313
v. 28, n. 3, 2017 Visões epistemológicas (ou sociológicas) recentes da ciência: uma introdução
Neusa T. Massoni e Marco A. Moreira

Acessos desde 05/2017: 1073
v. 28, n. 2, 2017 O Bóson de Higgs na mídia, na Física e no Ensino da Física
Marco Antonio Moreira

Acessos desde 05/2017: 1242
v. 28, n. 1, 2017 Gravitação Universal em atividades práticas: uma abordagem histórica e cultural, das órbitas dos planetas à ficção científic
Eliana Fernandes Borragini, Daniela Borges Pavani e Paulo Lima Junior

Acessos desde 05/2017: 1218
v. 27, n. 6, 2016 Uma proposta para introduzir a Teoria da Relatividade Restrita no ensino médio: abordagem históricoepistemológica e conceitual
Eduardo Ismael Fuchs, Dimiter Hadjimichef e Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 03/2017: 1110
v. 27, n. 5, 2016 Uma sequência didática sobre ondas com os métodos Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) e Ensino sob Medida (Just-in-time Teaching)
Madge Bianchi dos Santos, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit

Acessos desde 03/2017: 992
v. 27, n. 4, 2016 Aplicação do Método Peer Instruction na abordagem das Leis de Newton no Ensino Médio
Jader Bernardes, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit

Acessos desde 03/2017: 1102
v. 27, n. 3, 2016 Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9° ano do ensino fundamental
Jeferson Barp e Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 01/2017: 1069
v. 27, n. 2, 2016 Proposta didática para o ensino de calorimetria com ênfase no desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de gráficos
Gabriel Schabbach Schneider, Fernando Lang da Silveira e Eliane Angela Veit

Acessos desde 01/2017: 1286
v. 27, n. 1, 2016 Proposta didática para apresentar conceitos do movimento de queda dos corpos no ensino fundamental através de um aporte histórico e epistemológico
Jênifer Andrade de Matos e Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 11/2016: 991
v. 26, n. 6, 2015 Interfaces entre teorias de aprendizagem e ensino de Ciências/Física
Marco Antonio Moreira e Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 05/2016: 1489
v. 26, n. 5, 2015 Oficina de Astronomia
Marina Paim Gonçalves e Maria Helena Steffani

Acessos desde 04/2016: 1741
v. 26, n. 4, 2015 Proposta didática para desenvolver o tema supercondutividade no Ensino Médio
Flavio Festa, Neusa Teresinha Massoni e Paulo Pureur Neto

Acessos desde 03/2016: 1038
v. 26, n. 3, 2015 Ensino de Óptica na escola de nível médio: utilizando a plataforma Arduino como ferramenta para aquisição de dados, controle e automação de experimentos no laboratório didático
Elio Molisani Ferreira Santos, Rejane Maria Ribeiro-Teixeira e Marisa Almeida Cavalcante

Acessos desde 11/2015: 1571
v. 26, n. 2, 2015 Textos e atividades sobre oscilações e ondas, modelos atômicos, propriedades da luz, luz e cores, radiações ionizantes e suas aplicações médicas
José Fernando Cánovas de Moura, Rejane Maria Ribeiro-Teixeira e Fernando Lang da Silveira

Acessos desde 09/2015: 1878
v. 26, n. 1, 2015 Ensino de Eletricidade para a Educação de Jovens e Adultos
Rodrigo Lapuente de Almeida e Sílvio Luiz de Souza Cunha

Acessos desde 03/2015: 2424

Edições Anteriores (2005 - 2014)

v. 25, n. 6, 2014 Pequenos projetos de Física no ensino não formal
Camilla Lima dos Reis e Maria Helena Steffani

Acessos desde 03/2015: 1762
v. 25, n. 5, 2014 Ensino de conceitos básicos de eletricidade através da análise do consumo de energia elétrica na escola
Adroaldo Carpes de Lara, Ives Solano Araujo e Fernando Lang da Silveira

Acessos desde 02/2015: 1893
v. 25, n. 4, 2014 Arduino para físicos: uma ferramenta prática para a aquisição de dados automáticos
Rafael Frank de Rodrigues e Silvio Luiz Souza Cunha

Acessos desde 01/2015: 1819
v. 25, n. 3, 2014 Abordagem de conceitos de Termodinâmica no Ensino Médio por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
Marcos Pradella e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 01/2015: 1534
v. 25, n. 2, 2014 Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no Ensino Médio
Luis Galileu G. Tonelli

Acessos desde 01/2015: 1041
v. 25, n. 1, 2014 Introdução ao uso de tecnologias no Ensino de Física Experimental dirigida a licenciandos de Física
Leandro Paludo, Eliane Angela Veit e Fernando Lang da Silveira

Acessos desde 10/2014: 1739
v. 24, n. 6, 2013 Aprendizagem significativa em mapas conceituais
Marco Antonio Moreira

Acessos desde 06/2014: 2188
v. 24, n. 5, 2013 fetch->
Glauco Cohen F. Pantoja e Victoria Elnecave Herscovitz

Acessos desde 05/2013: 0
v. 24, n. 4, 2013 O uso de mapas e esquemas conceituais em sala de aula
Angela Denise Eich Müller e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 05/2013: 1325
v. 24, n. 3, 2013 A Física dos equipamentos utilizados em eletrotermofototerapia
Alexandre Novicki

Acessos desde 05/2014: 1280
v. 24, n. 2, 2013 Einstein e a Teoria da Relatividade Especial: uma abordagem histórica e introdutória
Melina Silva de Lima

Acessos desde 05/2013: 1700
v. 24, n. 1, 2013 Ensinando Física Térmica com um refrigerador
Rodrigo Poglia e Maria Helena Steffani

Acessos desde 05/2014: 2008
v. 23, n. 6, 2012 Inserção de conteúdos de Física Quântica no Ensino Médio através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
Adriane Griebeler e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 08/2013: 1944
v. 23, n. 5, 2012 Física na cozinha
Lairane Rekovvsky

Acessos desde 08/2013: 2983
v. 23, n. 4, 2012 Ensinando Física através do radioamadorismo
Gentil César Bruscato e Paulo Machado Mors

Acessos desde 09/2013: 1449
v. 23, n. 3, 2012 Universo, Terra e Vida: aprendizagem por investigação
Roberta Lima Moretti, Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Eliane Angela Veit

Acessos desde 07/2014: 1448
v. 23, n. 2, 2012 Unidades de Ensino Potencialmente Significativas UEPS
Marco Antonio Moreira

Acessos desde 03/2015: 1124
v. 23, n. 1, 2012 Situações-problema como motivação para o estudo de Física no 9o ano
Terrimar I. Pasqualetto , Rejane M. Ribeiro-Teixeira e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 08/2013: 1822
v. 22, n. 6, 2011 Do átomo grego ao Modelo Padrão: os indivisíveis de hoje
Lisiane Araujo Pinheiro, Sayonara Salvador Cabral da Costa e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 08/2013: 1969
v. 22, n. 5, 2011 Introdução à Física das Radiações
Rogério Fachel de Medeiros e Flávia Maria Teixeira dos Santos

Acessos desde 05/2013: 1381
v. 22, n. 4, 2011 Visões epistemológicas contemporâneas: uma introdução
Marco Antonio Moreira e Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 07/2014: 1409
v. 22, n. 3, 2011 Atividades colaborativas presenciais: um exemplo em Física Geral
Marco Antonio Moreira, Ives Solano Araújo, Thaís Rafaela Hilger e Glauco Cohen Pantoja

Acessos desde 06/2017: 550
v. 22, n. 2, 2011 O conceito de simetria na Física e no Ensino de Física
Aires Vinícius Correia da Silveira e Marco Antonio Moreira, 2011

Acessos desde 11/2016: 1106
v. 22, n. 1, 2011 Breve introdução à Lei de Gauss para a Eletricidade e à Lei de Àmpere-Maxwell
Ives Solano Araujo e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 10/2014: 1714
v. 21, n. 6, 2010 Introdução à modelagem científica
Rafael Vasques Brandão, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit

Acessos desde 08/2014: 1314
v. 21, n. 5, 2010 Energia: situações para a sala de aula 9o ano
Márcia Frank de Rodrigues, Flávia Maria Teixeira dos Santos e Fernando Lang da Silveira

Acessos desde 05/2014: 1403
v. 21, n. 4, 2010 O movimento circular uniforme: uma proposta contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Wilson Leandro Krummenauer, Sayonara Salvador Cabral da Costa e Fernando Lang da Silveira

Acessos desde 05/2013: 1745
v. 21, n. 3, 2010 Aplicações do Eletromagnetismo, Óptica, Ondas e da Física Moderna e Contemporânea na Medicina (2a Parte)
Mara Fernanda Parisoto e José Túlio Moro

Acessos desde 05/2013: 1914
v. 21, n. 2, 2010 Aplicações do Eletromagnetismo, Óptica, Ondas e da Física Moderna e Contemporânea na Medicina (1a Parte)
Mara Fernanda Parisoto e José Túlio Moro

Acessos desde 05/2013: 1891
v. 21, n. 1, 2010 Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no ensino médio
Lizandra Botton Marion Morini, Eliane Angela Veit, Fernando Lang da Silveira

Acessos desde 05/2013: 1315
v. 20, n. 6, 2009 Breve introdução à Fisica e ao Eletromagnetismo
Marco Antonio Moreira

Acessos desde 05/2013: 2114
v. 20, n. 5, 2009 Física térmica
Nelson R. L. Marques e Ives Solano Araujo

Acessos desde 05/2013: 2364
v. 20, n. 4, 2009 Física no Ensino Fundamental: atividades lúdicas e jogos computadorizados
Zilk M. Herzog e Maria Helena Steffani

Acessos desde 05/2013: 1450
v. 20, n. 3, 2009 Mecânica dos fluidos: uma abordagem histórica
Luciano Dernadin de Oliveira e Paulo Machado Mors

Acessos desde 05/2013: 1766
v. 20, n. 2, 2009 Relatividade de Einstein em uma abordagem histórico-fenomenológica
Felipe Damasio e Trieste Freire Ricci

Acessos desde 05/2013: 1530
v. 20, n. 1, 2009 Uma visão histórica da Filosofia da Ciência com ênfase na Física
Eduardo Alcides Peter e Paulo Machado Mors

Acessos desde 05/2013: 1703
v. 19, n. 6, 2008 Uma alternativa para o ensino da Dinâmica no Ensino Médio a partir da resolução qualitativa de problemas
Carla Simone Facchinello e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 05/2013: 1452
v. 19, n. 5, 2008 Física Térmica: uma abordagem histórica e experimental
Juleana Boeira Michelena e Paulo Machado Mors

Acessos desde 05/2013: 1618
v. 19, n. 4, 2008 Sugestões ao professor de Física para abordar tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio
Sabrina Soares, Iramaia Cabral de Paulo e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 05/2013: 1503
v. 19, n. 3, 2008 Um curso introdutório à Astronomia para a formação inicial de professores de Ensino Fundamental, em nível médio
Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Trieste Freire Ricci e Maria de Fátima Oliveira Saraiva

Acessos desde 05/2013: 1615
v. 19, n. 2, 2008 Uma introdução ao processo da medição no Ensino Médio
César Augusto Steffens, Eliane Angela Veit e Fernando Lang da Silveira

Acessos desde 05/2013: 1716
v. 19, n. 1, 2008 Ensino de Física Térmica na escola de nível médio: aquisição automática de dados como elemento motivador de discussões conceituais
Denise Borges Sias e Rejane Maria Ribeiro-Teixeira

Acessos desde 05/2013: 1229
v. 18, n. 6, 2007 Utilizando um forno de microondas e um disco rígido de computador como latoratório de Física
Ivo Mai, Naira Maria Balzaretti e João Edgar Schmidt

Acessos desde 05/2013: 1330
v. 18, n. 5, 2007 Material de apoio didático para o primeiro contato formal com Física: Fluidos
Felipe Damasio e Maria Helena Steffani

Acessos desde 05/2013: 1312
v. 18, n. 4, 2007 O Sistema Solar – Um Programa de Astronomia para o Ensino Médio
Andréia Pessi Uhr

Acessos desde 05/2013: 1599
v. 18, n. 3, 2007 A inserção de tópicos de Astronomia no estudo da Mecânica em uma abordagem epistemológica
Érico Kemper

Acessos desde 05/2013: 1308
v. 18, n. 2, 2007 Concepções alternativas em óptica
Voltaire de Oliveira Almeida, Carolina Abs da Cruz e Paulo Azevedo Soave

Acessos desde 05/2013: 2078
v. 18, n. 1, 2007 A Física na audição humana
Laura Rita Rui

Acessos desde 05/2013: 1593
v. 17, n. 6, 2006 Unidades didáticas para a formação de docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental
Marcelo Araújo Machado e Fernanda Ostermann

Acessos desde 05/2013: 1143
v. 17, n. 5, 2006 Inserção de Mecânica Quântica no Ensino Médio: uma proposta para professores
Márcia Cândida Montano Webber e Trieste Freire Ricci

Acessos desde 05/2013: 1422
v. 17, n. 4, 2006 Roteiros para atividades experimentais de Física para crianças de seis anos de idade
Rita Margarete Grala

Acessos desde 05/2013: 1226
v. 17, n. 3, 2006 Introdução ao conceito de energia
Alessandro Bucussi

Acessos desde 05/2013: 2075
v. 17, n. 2, 2006 A estratégia dos projetos didáticos no ensino de física na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Karen Espindola e Marco Antonio Moreira

Acessos desde 05/2013: 1217
v. 17, n. 1, 2006 Circuitos elétricos: novas e velhas tecnologias como facilitadoras de uma aprendizagem significativa
Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes e Rejane Maria Ribeiro-Teixeira

Acessos desde 05/2013: 1472
v. 16, n. 6, 2005 Trabalhos trimestrais: pequenos projetos de pesquisa no ensino de Física
Luiz André Mützenberg

Acessos desde 05/2013: 1385
v. 16, n. 5, 2005 Relatividade: a passagem do enfoque galileano para a visão de Einstein
Jeferson Fernando Wolff e Paulo Machado Mors

Acessos desde 05/2013: 1796
v. 16, n. 4, 2005 Atividades de Ciências para a 8a série do Ensino Fundamental: Astronomia, luz e cores
Alberto Antonio Mees, Cláudia Teresinha Jraige de Andrade e Maria Helena Steffani

Acessos desde 05/2013: 1757
v. 16, n. 3, 2005 Epistemologias do Século XX
Neusa Teresinha Massoni

Acessos desde 05/2013: 2154
v. 16, n. 2, 2005 O microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física
Lucia Forgiarini da Silva e Eliane Angela Veit

Acessos desde 05/2013: 1079
v. 16, n. 1, 2005 Atividades experimentais de Física para crianças de 07 a 10 anos
Carlos Schroeder

Acessos desde 05/2013: 1417

Edições Anteriores (1990 - 2004)

n. 15, 2004 O quarto estado da matéria
Luiz Fernando Ziebell

Acessos desde 05/2013: 1578
n. 14, 2003 Uma introdução conceitual à Mecânica Quântica para professores do Ensino Médio
Trieste Freire Ricci e Fernanda Ostermann

Acessos desde 10/2014: 1180
n. 13, 2002 Introdução à Mecânica Quântica: notas de curso.
Ileana Maria Greca e Victoria Elnecave Herscovitz

Acessos desde 02/2014: 1588
n. 12, 2001 Partículas elementares e interações fundamentais
Fernanda Ostermann

Acessos desde 10/2014: 1351
n. 11, 2000 Teoria da relatividade especial
Trieste Freire Ricci

Acessos desde 10/2014: 1250
n. 10, 1999 Teorias construtivistas
Marco Antonio Moreira e Fernanda Ostermann

Acessos desde 10/2014: 1170
n. 9, 1998 Energia, entropia e irreversibilidade
Marco Antonio Moreira

Acessos desde 10/2014: 1412
n. 8, 1997 Supercondutividade – Uma proposta de inserção no Ensino Médio
Fernanda Ostermann, Letície Mendonça Ferreira, Claudio de Holanda Cavalcanti

Acessos desde 10/2014: 2045
n. 7, 1996 Diagramas V no Ensino de Física
Marco Antonio Moreira

Acessos desde 05/2013: 1062
n. 6, 1995 Física para Secundaristas – Eletromagnetismo e Óptica
Rolando Axt e Virgínia Mello Alves

Acessos desde 09/2014: 1161
n. 5, 1994 Física para Secundaristas – Fenômenos Mecânicos e Térmicos
Rolando Axt e Virgínia Mello Alves

Acessos desde 09/2014: 1238
n. 4, 1993 Um Laboratório de Física para Ensino Médio
Rolando Axt e Magale Elisa Brückmann

Acessos desde 09/2014: 1414
n. 3, 1992 Mapas Conceituais no Ensino de Física
Marco Antonio Moreira

Acessos desde 10/2014: 1295
n. 2, 1991 Radioatividade
Magale Elisa Brückmann e Suzana Gomes Fries

Acessos desde 08/2014: 1371
n. 1, 1990 Um programa de atividades sobre tópicos de Física para a 8a série do 1o grau
Maria Helena Steffani e Vitor Hugo Guimarães

Acessos desde 08/2014: 1131