Apresentações da jornada

Apresentações referentes ao ano 2015. Para ver as jornadas anteriores, que se iniciaram em 2005, clique no ano desejado:

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No dia 3/8/2015 :
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA MOTIVADORA DO ENSINO DE TERMODINÂMICA
Horário: 10h00min
Mestrando: Jan Torres Lima
Orientadores: Profa. Dra. Daniela Borges Pavani e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma nova proposta de ensino de física, contextualizando a astronomia nos conteúdos da termodinâmica. O papel da astronomia é servir como ferramenta motivadora, despertando o interesse dos alunos pela aula. Baseado na aprendizagem significativa de Ausubel, a proposta desenvolve uma sequência didática centrada em materiais que possam enriquecer a explicação dos professores e trazer mais significado ao ensino da termodinâmica.

REFERENCIAL TEÓRICO
A metodologia de ensino utilizada foi a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Seu aspecto central é que a aprendizagem cognitiva ocorre através da interação entre a nova informação e subsunçores dos aprendizes. Quando estes não dispõe de subsunçores para compreender a nova informação, Ausubel sugere que sejam utilizados organizadores prévios, ou seja, materiais que facilitem o desenvolvimento de novos subsunçores. Outro aspecto importante dela é predisposição do aprendiz em relacionar o material a sua estrutura cognitiva.

METODOLOGIA
A proposta foi aplicada nos alunos do 2º ano da Escola Jardim Planalto de Esteio/RS, num total de 9 encontros. Foram elaborados: Apresentação de Slides, planos de aula e material de apoio dos alunos. Os encontros possuíam as seguintes características: Apresentação de fenômeno astronômico (relacionado com a termodinâmica) para despertar o interesse dos alunos. Questionamentos iniciais para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema da termodinâmica. Apresentação de organizadores prévios para relacionar os subsunçores dos alunos com as novas informações. Análise de situações junto dos alunos. Retomada do fenômeno astronômico apresentado no inicio da aula. Atividades para avaliar o grau de compreensão dos alunos dos conceitos estudados.

RESULTADOS/ESTÁGIO ATUAL DO TRABALHO
O trabalho se encontra na elaboração da dissertação, com previsão de ser submetido a banca em set/2015.

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM OS MÉTODOS INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS (PEER INSTRUCTION) E ENSINO SOB MEDIDA (JUST-IN-TIME TEACHING) PARA O ESTUDO DE ONDULATÓRIA NO ENSINO MÉDIO
Horário: 10h30min
Mestrando: Madge Bianchi dos Santos
Orientadores: Prof. Dr. Ives Solano Araujo e Profa. Dra. Eliane Angela Veit
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INTRODUÇÃO
Com frequência o professor de Física no Ensino Médio precisa trabalhar com turmas numerosas. Nessas condições, as aulas costumam ser essencialmente expositivas, o que dificulta o envolvimento cognitivo dos estudantes. Apresentamos, neste projeto, uma proposta para uso integrado dos métodos IpC: Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) e EsM: Ensino sob Medida (Just-in-Time teaching), para o ensino de Física Ondulatória em nível médio para turmas numerosas. Com o uso combinado desses métodos, esperamos estimular o engajamento cognitivo dos estudantes na aprendizagem de Física.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Teoria dos Campos Conceituais dá suporte a este projeto. De acordo com ela, o professor deve selecionar situações-problema relacionadas ao que se estuda. Situações-problema são tarefas a serem cumpridas/resolvidas e são elas que dão sentido aos conceitos. Os testes conceituais do IpC e as Tarefas de Leitura do EsM apresentarão situações para os estudantes.

METODOLOGIA
Os métodos IpC e EsM serão aplicados de forma conjunta em 18 aulas. As aulas serão agrupadas em módulos, cada um associado a uma situação. O projeto é destinado a uma turma de segunda série do Ensino Médio regular (privado) na cidade de Joaçaba, SC, com três aulas de Física por semana. No IpC, os estudantes votam em respostas de testes conceituais e discutem uns com os outros os motivos de suas escolhas. No EsM, o professor analisa respostas de tarefas de leitura que os estudantes recebem antes das aulas.
O produto educacional resultante será um texto de apoio para o professor contendo situações-problema em ondulatória, testes conceituais e tarefas de leitura. Pretendemos fazer a avaliação de forma qualitativa, buscando obter indicativos de envolvimento cognitivo dos estudantes, da evolução das explicações dadas por eles em respostas e da receptividade aos métodos.

ESTÁGIO ATUAL DO TRABALHO
Os materiais didáticos (i.e. textos, cartões-resposta, testes conceituais, etc.) estão sendo desenvolvidos. O projeto será aplicado no segundo semestre de 2015. Será usado um método de votação com contagem automatizada: o aplicativo gratuito Plickers. Foi realizado um minicurso no XXI SNEF sobre o método IpC.

CICLOS DE MODELAGEM PARA O ESTUDO DE ELETROMAGNETISMO
Horário: 11h00min
Mestrando: Robson Marcelo Vargas
Orientadores: Profa. Dra. Eliane Angela Veit e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
O ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ALUNOS DO CURSO NORMAL
Horário: 11h20min
Mestrando: Ghisiane Spinelli Vargas
Orientadores: Profa. Dra. Neusa Teresinha Massoni
OFICINAS DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Horário: 14h30min
Mestrando: Priscila Andrea Severino Vaz
Orientadores: Prof. Dr. Paulo Roberto Menezes Lima Jr. e Profa. Dra. Fernanda Ostermann
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INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa adota o referencial teórico de Vygotsky com o objetivo geral de promover o ensino de Física para o Ensino Fundamental, no ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, com a parceria das professoras
regentes, proporcionando um espaço de cooperação, de colaboração, de formação e de qualificação com esses e para esses docentes e para os discentes de reflexão, de análise, de compartilhamento e de confronto de ideias. O propósito geral desta investigação se desdobra nos seguintes objetivos específicos: introduzir o ensino de conceitos Físicos no ciclo de alfabetização; incentivar a alfabetização científica unida ao ensino da língua materna, proporcionar um processo formativo colaborativo para os professores regentes.
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Vygotsky, o aprendizado inicia muito antes dos aprendizes frequentarem a escola. Para estudar aritmética, por exemplo, as crianças já tiveram experiências com quantidades. Consequentemente, os alunos têm sua própria aritmética pré-escolar. Por isso, a aprendizagem deve ser combinada de alguma maneira com o nível de desenvolvimento do aprendiz. Os conceitos espontâneos ou cotidianos são desenvolvidos a partir de interações sociais, da vivência. Já, os científicos, adquiridos pelo ensino, partem de um sistema estruturado e sistematizado de conhecimentos. A brincadeira fornece para a criança uma estrutura para mudanças da necessidade e da consciência, desenvolvendo um novo tipo de atitude em relação ao real onde aparece a ação na imaginação, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e das motivações volitivas.
METODOLOGIA
A abordagem metodológica utilizada neste projeto será qualitativa de abordagem interpretativa. Os dados serão coletados por meio de observações, gravações de áudio e vídeo, fotografias, registros escritos e ilustrações. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos da 1º ano. A aplicação do projeto ocorrerá na Unidade de Ensino Colégio Sinodal no município de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Serão propostos trabalhos com problematizações, que abordem a ciência e a tecnologia, para que dessa forma, a Física adquira significados contextualizados no processo de alfabetização da língua materna.
RESULTADOS/ESTÁGIO ATUAL
As observações estão ocorrendo, inicialmente sem intervenção, para que possamos avaliar as demandas, necessidades e realidade do ensino fundamental nas séries iniciais. Os planos de estudos e as unidades didáticas estão sendo analisadas, mas os planejamentos são realizados em conjunto com a orientadora e preparados semanalmente pela professora regente. No 1º ano a abordagem do ano letivo é “o eu no mundo que me cerca”.
O ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO FERRAMENTA PARA A ABORDAGEM DAS MÁQUINAS TÉRMINAS NA PERSPECTIVA CTS
Horário: 15h00min
Mestrando: Diego Sabka
Orientadores: Prof. Dr. Paulo Roberto Menezes Lima Jr. e Prof. Dr. Alexsandro Pereira de Pereira
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INTRODUÇÃO
Dentro de uma perspectiva de alfabetização científico-tecnológica que forme cidadãos mais críticos frente ao papel da ciência e tecnologia na sociedade(CTS), esse trabalho apresenta uma sequência didática para o conteúdo de máquinas térmicas com base no jogo de roleplaying game(RPG). Através de uma contextualização histórica, considera-se como cenário para este jogo a implementação das máquinas a vapor na revolução industrial. O principal objetivo desta sequência didática é que ela possa aprimorar a visão dos alunos sobre o papel da C&T na sociedade, buscando uma perspectiva mais crítica para a formação de cidadãos, principalmente no que diz respeito às diferentes perspectivas que envolvem os atores sociais em uma decisão envolvendo C&T.
REFERENCIAL TEÓRICO
A sequência didática deste trabalho utiliza uma abordagem CTS marxista. Com base nesse tipo de abordagem, consideramos que implementações em C&T envolvem diferentes interesses e, além disso, que o desenvolvimento em tecnologia não é sinônimo de desenvolvimento social (quebra do chamado modelo linear). Além disso, a abordagem sociocultural de Vygotsky, que está intimamente ligada ao pensamento marxista, serviu como um aporte teórico pedagógico para a nossa prática educacional. Como a origem das funções psicológicas superiores se dá primeiramente em um contexto social para depois partir para o meio pessoal, consideramos uma abordagem em que os alunos entendam a relação CTS através de uma zona de desenvolvimento proximal, ou seja, através de tarefas que serão realizadas com a ajuda mútua dos colegas, por isso utilizamos grupos distintos dentro do RPG.
METODOLOGIA
O produto educacional que esse trabalho será um guia voltado para o professor explicando como esse pode reproduzir a prática envolvendo o RPG no contexto sócio-histórico do desenvolvimento das máquinas térmicas. Além do guia, os materiais utilizados também irão compor o produto educacional. A unidade didática envolve a separação dos alunos em grupos sociais que, com base em seus papéis, discutem e analisam a implementação de uma máquina a vapor em uma fábrica de tecidos.
RESULTADOS/ESTÁGIO ATUAL
Até o momento, realizamos uma revisão da literatura sobre o uso de jogos nas Ciências, estudamos o movimento CTS e também o referencial sociocultural de Vygotsky para o desenvolvimento da prática. A mesma foi aplicada no final de 2014 em duas turmas da 2a série do Ensino Médio. A unidade didática se desenvolveu em 9 horas-aula e foi implementada no curso normal da disciplina de Física. No momento, estamos estruturando e redigindo os capítulos do TCC, retomando leituras e buscando novas referências.

ATIVIDADES PROPOSTAS A PARTIR DE SIMULAÇÕES COM VPYTHON PARA ALUNOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Horário: 15h30min
Mestrando: Rodrigo Melo Paredi
Orientadores: Profa. Dra. Rejane Maria Ribeiro Teixeira
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INTRODUÇÃO
Atualmente, poucas escolas dispõem de laboratórios equipados para práticas experimentais, entretanto, a maioria delas possui laboratórios de informática, possibilitando a atualização do ensino em diversas áreas, trazendo o processo de ensino aprendizagem para a realidade dos alunos. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência didática baseada na criação e no desenvolvimento de objetos educacionais através de atividades envolvendo simulações computacionais interativas, de conteúdos do ensino médio, com o uso do programa VPython (V de Visual), um módulo gráfico 3D da linguagem Python. Espera-se que essas atividades motivem outros professores a criarem simulações utilizando este software livre no ensino de Física.
REFERENCIAL TEÓRICO
Os referenciais teóricos utilizados na elaboração e implementação desta proposta didática são as teorias cognitivistas de Lev Vigotski e de David Ausubel. Segundo Vigotski, uma determinada questão quando expressa em um grupo com uma linguagem ao alcance de todos, tem a possibilidade de levar os participantes à mesma compreensão do assunto que o parceiro mais capaz. Para que ocorra a aprendizagem, Ausubel identifica a necessidade de materiais potencialmente significativos e a existência de subsunçores adequados na estrutura cognitiva do aprendiz. Portanto, as simulações interativas podem ser utilizadas como organizadores prévios visando facilitar a aprendizagem significativa.
METODOLOGIA
Esta experiência didática foi implementada no Colégio Estadual Marechal Rondon, na cidade de Canoas. Foram criadas simulações em VPython, adaptadas a partir de exemplos disponíveis na rede, valendo-nos do fato delas possuírem código aberto, e realizada uma aplicação com turmas de 1º ano do Ensino Médio. Os conteúdos trabalhados foram: movimentos retilíneos (uniforme, uniformemente variado, queda livre e lançamento vertical para cima) e lançamento de projéteis (horizontal e oblíquo), durante o II trimestre do ano letivo de 2008, em um total de 20 horas-aula. A metodologia aplicada consistiu em atividades em grupos, de três ou quatro componentes, realizadas após os conteúdos serem trabalhados em aulas convencionais.
RESULTADOS/ESTÁGIO ATUAL DO TRABALHO
A participação dos alunos nas atividades mostrou-se bastante efetiva, pois demonstraram envolvimento com o trabalho, discutiram as situações e procuraram responder a todas as questões expressando as suas opiniões, demonstrando que a proposta didática realmente foi motivadora. O material instrucional produzido é composto de hipertextos referentes aos conteúdos, as atividades propostas e as simulações desenvolvidas em linguagem VPython, será disponibilizado na série “Hipermídias de Apoio ao Professor de Física”, acompanhado de um guia com informações sobre sua utilização, onde serão relatados aspectos relevantes dessa experiência didática. Este trabalho encontra-se em fase de reorganização do material instrucional, adaptando-se as simulações para versões atuais do software, e de redação da dissertação. Um minicurso será ministrado no VI EEEFis-RS onde serão discutidos aspectos do VPython exemplicados por simulações criadas neste trabalho.

USO DE ANALOGIAS E EXPERIMENTOS PARA O ENTENDIMENTO DO QUÂNTICO PELO CLÁSSICO
Horário: 16h00min
Mestrando: Luciano Slovinscki
Orientadores: Prof. Dr. Alan Alves Brito
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INTRODUÇÃO
A inserção de assuntos relacionados à Física Moderna e Contemporânea (FMC) é algo defendido por pesquisadores da área de Ensino de Física há bastante tempo. Documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL-MEC, 1998) e Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL-MEC, 2002), além das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL-MEC, 2006), oficializam esse desejo. Apesar disso, o ensino de física formal, principalmente no Ensino Médio (EM), contempla a quase totalidade de seus currículos apenas com assuntos de física clássica. Dessa forma, nota-se que, devido à sua importância na atualidade, a FMC ainda é pouco citada em sala de aula, seja pela falta de conteúdos aplicáveis ao ensino, pelos currículos extremamente extensos, ou mesmo pela falta de segurança dos próprios docentes. Assim, o objetivo deste projeto é proporcionar ao professor de física do Ensino Médio a possibilidade de explorar, junto a seus alunos, um dos mais fascinantes assuntos da física atual: a mecânica quântica.
REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, o estudante tem uma tendência maior de aprender quando se sente estimulado por um material considerado potencialmente significativo. Assim, espera-se que o aluno, baseado no experimento aqui proposto, além dos textos de apoio, desenvolva uma compreensão mínima, porém ampla, dos conceitos mais importantes e interessantes que cercam a mecânica quântica, e dessa forma possa perceber que as tecnologias que o cercam, quase que na sua totalidade, têm seus princípios fundamentados nesses conceitos que viremos a estudar.
METODOLOGIA
Espera-se que o professor utilize os textos de apoio que virão a ser disponibilizados, além do experimento da borracha quântica, peça central do projeto, a fim de cercar-se de todo o arcabouço intelectual, necessário para tratar do tema com o mínimo de segurança, já que a mecânica quântica possui conceitos próprios que, por muitas vezes, além de não-intuitivos, são extremamente abstratos e de difícil compreensão, tanto para alunos quanto para os próprios professores.
ESTÁGIO ATUAL DO TRABALHO
O presente projeto encontra-se em fase de elaboração da metodologia e do material de apoio, além da construção do experimento da borracha quântica. A previsão de aplicação é no 1º semestre de 2016, em alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre.
No dia 7/8/2015 :
FORMAÇÃO EM ASTRONOMIA: GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
Horário: 9h00min
Mestrando: Eliana Fernandes Borragini
Orientadores: Profa. Dra. Daniela B. Pavani e Prof. Dr. Paulo Lima Jr.
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INTRODUÇÃO
Apresenta-se um curso de formação continuada sobre gravitação universal, elaborado especialmente para professores que atuam no ensino médio, e nas séries finais do ensino fundamental. Houve ainda com a participação de estudantes de licenciatura e do ensino médio - curiosos sobre o tema. O material elaborado consistiu em um conjunto de cinco oficinas, com roteiros de atividades e sugestões de materiais, que podem ser utilizados em sequência ou separadamente como material de apoio em aula. Entende-se que a proposta é justificada por pesquisas em ensino de física e de astronomia, que apontam a necessidade em contribuir para a formação continuada dos professores que podem trabalhar com os conteúdos de astronomia na escola básica. Um dos pontos é que, durante a formação inicial de professores da área, muitas vezes estes conteúdos não são abordados de forma satisfatória.
REFERENCIAL TEÖRICO
O material elaborado teve como principal fundamento teorias cognitivistas, em especial a teoria de Lev Vygotsky. Neste enfoque, cada módulo iniciou com um levantamento das ideias dos participantes, visando trabalhar na zona de desenvolvimento proximal. No decorrer do curso, a ministrante, os professores e os estudantes em formação interagiram intensamente por meio da
linguagem, dos instrumentos e dos símbolos em sua interpretação mais ampla, caracterizando o processo de mediação. Espera-se que tenha sido evidenciada a importância do uso desses mediadores durante o processo de construção de conhecimentos, de forma que os professores possam atribuir esta relevância aos mesmos, quando estiverem exercendo sua prática em sala de aula.
METODLOGOGIA
O curso, denominado Formação Em Astronomia: Gravitação Universal, foi voltado para a gravitação universal e assuntos relacionados. Consistiu em cinco módulos de 4h de duração - relacionados, mas independentes, totalizando 20h. Nem todos os participantes realizaram os cinco módulos. O curso integrou uma das ações do OEI – Observatório Educativo Itinerante: Ensino, Divulgação e Alfabetização Científica através da Educação em Astronomia e Ciências, contando com a parceria UFRGS-UNIVATES, na região do Vale do Taquari. Foram produzidos roteiros fundamentados, com sugestões de utilização de atividades de papUel e lápis e atividades práticas simples.
RESLTADOS E ESTÁGIO ATUAL
Os módulos elaborados foram: 1 Órbitas e excentricidade: de Kepler a Newton; 2 Determinação da Constante de Gravitação Universal; 3 Velocidade de escape e Lançamento de foguetes; 4 Órbitas Possíveis, Microgravidade e Imponderabilidade; 5 O Sistema Terra-Lua e as Influências Gravitacionais Como Formação De Marés. A fase atual do trabalho é a revisão dos materiais produzidos e a redação da dissertação.
O USO DA PESQUISA PARA O ENSINO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Horário: 9h30min
Mestrando: Luciano Mentz
Orientadores: Profa. Dra. Daniela Borges Pavani e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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INTRODUÇÃO
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que o ano de 2015 é o Ano Internacional da Luz 1 porque coincide com a comemoração de diversos marcos históricos relacionados à luz e a história da ciência, por exemplo, o comportamento ondulatório da luz, proposto por Fresnel em 1815 e a teoria eletromagnética da luz, proposta por Maxwell em 1865. A decisão de escolher como tema a luz é devido às inúmeras aplicações da luz ao desenvolvimento tecnológico, científico, social e econômico que ela proporciona. Ao longo do ano de 2015 diversas atividades ocorrerão em diferentes países dirigidas a diversos públicos, inclusive a estudantes de ensino médio. Existem inúmeras aplicações para as ondas eletromagnéticas, ionizantes ou não, no mundo atual, desde os sensores de movimento presentes nos videogames, ao scanner em aeroportos, passando pela medicina nuclear e a radioterapia para o tratamento do câncer e inúmeras outras aplicações tecnológicas presentes em nossa vida. Aumentar o interesse dos estudantes pela ciência e suas aplicações também é um dos objetivos desse projeto. Procurando no caderno brasileiro de ensino de física (CBEF) existem poucos artigos nos últimos 14 anos que abordam o conteúdo de ondas, sendo a maioria voltada para o estudo das ondas sonoras e acústica ou demonstrações de ondas estacionárias. Esse projeto irá abordar o ensino de ondas eletromagnéticas a partir do uso da pesquisa e trabalhos em grupo, estimulando um raciocínio crítico e político dos alunos, a partir da história das ondas eletromagnéticas, suas aplicações e problemas atuais. O projeto se desenvolverá durante aproximadamente um mês, intervalo de tempo normal para abordar o conteúdo de física ondulatória. O referencial epistemológico adotado será a Epistemologia de Thomas Kuhn e o referencial teórico a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky.
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Lev Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo só ocorre quando há interação social, ou seja, esse desenvolvimento não pode ser entendido sem referência ao contexto social e cultural no qual ele ocorre. Para Vygotsky existem dois níveis de desenvolvimento, o real e o proximal. Uma criança atinge o desenvolvimento real no instante que consegue realizar suas atividades sozinhas, o desenvolvimento proximal ocorre quando consegue realizar as atividades com ajuda de colegas – e/ou do professor –, interagindo socialmente. As ciências possuem uma linguagem própria, ou seja, possuem seus instrumentos, signos e significados próprios e na maioria das vezes os alunos não compartilham os mesmos significados. No artigo de 2014, Implicações da perpectiva de wertsch para a interpretação da teoria de Vygotsky no ensino de física, de Alessandro Pereira e Paulo Lima, é discutida uma interpretação para a função do professor que não é ser um mediador pois ele não é um signo. O professor é um agente ativo no processo do conhecimento conduzindo as atividades em um patamar que seja dentro da ZDP do aprendiz.
METODOLOGIA
A proposta é trabalhar esse projeto com todas as turmas no terceiro ano, durante um mês, no início do terceiro trimestre do ano letivo após ter trabalhado eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. Serão utilizados 14 períodos para a realização desse trabalho durante os meses de setembro e outubro desse ano. Os alunos serão divididos em grupos de até cinco alunos onde realizarão algumas pesquisas previamente escolhidas pelo professor e outras de livre escolha pelos aprendizes, a partir do maior interesse dele nas aplicações das ondas eletromagnéticas. Essas pesquisas poderão ser realizadas em casa, ficando o período de aula para a discussão e análise dos resultados. Também será realizado um trabalho maior, onde cada grupo irá escolher um dos sete fenômenos ondulatórios tradicionalmente estudados no ensino médio (reflexão, refração, difração, interferência, polarização, efeito doppler e ressonância) e deverá explicá-lo para a turma em 20 minutos. Os grupos deverão gravar um vídeo mostrando o fenômeno ondulatório acontecendo e explicá-lo para a turma: com quais tipos de ondas ocorrem, quais as características físicas da onda que sofrem alteração e onde esse fenômeno tem aplicações práticas na vida do estudante. O papel do professor será mediar às apresentações e complementar, caso seja necessário. Os alunos serão informados em agosto sobre esse trabalho, para que tenham tempo para realizar um bom trabalho.
ESTÁGIO ATUAL
Preparando os artigos e pesquisas que os alunos irão realizar.

A FÍSICA E OS INSTRUMENTOS MUSICAIS
Horário: 10h00min
Mestrando: Douglas Krüger da Silva
Orientadores: Prof. Dr. Alexsandro Pereira de Pereira e Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira
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INTRODUÇÃO
O objetivo geral deste trabalho é desenvolver a habilidade de “reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos” (BRASIL, 2009) de uma forma menos tradicional. O objetivo específico é trabalhar o conteúdo de acústica com as turmas de primeiros anos, utilizando instrumentos musicais (especialmente, instrumentos de corda). Como ápice, desenvolver, em grupos, alguns protótipos de instrumentos musicais (violão, flauta, xilofone, lira...).

REFERENCIAL TEÓRICO
O presente projeto utiliza a psicologia histórico cultural de Vygotsky como referencial teórico. A partir do desenvolvimento de uma atividade de ensino e através das interaçõs aluno-professor e aluno-aluno, procuraremos estabelecer a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) com os grupos.

METODOLOGIA
A partir de ondas estacionárias em cordas vibrantes, serão elucidados os conceitos de altura, intensidade e timbre, relacionando com os conceitos básicos de ondas – frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade de propagação das ondas em cordas de diferentes densidades lineares, entre outros. Pretende-se, também trabalhar com as notas musicais e a formação de acordes. Com uma guitarra elétrica, por exemplo, diferenciar som alto de som baixo, som forte de som fraco. Com guitarra e um cavaquinho, mostrar que notas musicais iguais, produzidas por instrumentos diferentes, são percebidas pelo ouvido de formas diferentes. As vibrações produzidas nos instrumentos serão captadas através de dispositivos denomindos captadores, que ficam localizados no corpo do instrumento, próximo as cordas e serão transformadas em sinais elétricos. Usaremos o software Spectrogram para análise dos dados. Com base em textos teóricos e muita criatividade, os alunos serão desafiados a contruirem, em grupos, intrumentos musicais para apresentarem no último encontro do projeto.

ESTÁGIO ATUAL DO PROJETO
No momento, estou desenvolvendo o capítulo Referencial Teórico, e constantemente buscando vídeos, textos, exercícios, artigos para leitura que possam incrementar o trabalho.

APRESENTANDO CONCEITOS DO MOVIMENTO DE QUEDA DOS CORPOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE UM APORTE HISTÓRICO E EPISTEMOLÓGICO
Horário: 10h30min
Mestrando: Jênifer Andrade de Matos
Orientadores: Profa. Dra. Neusa Teresinha Massoni
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INTRODUÇÃO
O uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de ciências tem sido recomendado como uma forma de humanizá-las, mostrando ao aluno que a ciência está em constante transformação, que a produção do conhecimento faz uso de uma diversidade de metodologias. Baseando-se nestas ideias, foi desenvolvido o presente projeto que tem por objetivo elaborar um material didático a ser aplicado em uma oficina com alunos de 8º ano do Ensino Fundamental para introduzir o estudo dos movimentos – em particular da “queda livre” – através de um aporte histórico e epistemológico.

REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO
O referencial teórico que dará suporte à execução deste projeto baseia-se na Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Essa teoria tem como base a interação do novo conhecimento com aquele já existente na estrutura cognitiva do indivíduo que aprende. A partir dessa relação (não arbitrária e não literal) ambos os conhecimentos adquirem novos significados. Além desta teoria, foi utilizada a ideia da mudança de paradigmas proposta por Thomas Kuhn que propõe que a Ciência se desenvolve em um ciclo composto por Ciência Normal, Crise no Paradigma e Revoluções Científicas.

METODOLOGIA
Será realizada uma oficina (de sete encontros) no turno inverso para alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre sobre o tema “Queda Livre” relacionando-o com aspectos da História e Filosofia da Ciência.

ESTÁGIO ATUAL DO TRABALHO
Em 2014, foi realizado um projeto piloto no qual foram desenvolvidos materiais de apoio e será realizada uma nova intervenção didática em agosto deste ano.
FÍSICA DA ATMOSFERA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UMA PROPOSTA DE ENSINO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Horário: 11h00min
Mestrando: Lisiane Diehl
Orientadores: Profa. Dra. Eliane Angela Veit e Prof. Dr. Rafael Brandão
PROPOSTA DE USO DO MÉTODO PEER INSTRUCTION PARA ABORDAGEM DAS LEIS DE NEWTON
Horário: 11h30min
Mestrando: Jader Bernardes
Orientadores: Prof. Dr. Ives S. Araujo e Profa. Dra. Eliane A. Veit
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INTRODUÇÃO
O Método ”Peer Instruction” (PI) será usado para o ensino das Leis de Newton a alunos da primeira série do ensino médio profissionalizante da Fundação Liberato. Apesar de terem bom histórico no ensino fundamental, ingressarem na escola através de prova de seleção rigorosa e terem à disposição alternativas para o reforço escolar (monitoria e aulas de reforço), o índice de reprovação chega a 25% nas primeiras séries (em Física e Matemática). A proposta é utilizar o PI para estimular a aprendizagem conceitual e a motivação dos estudantes através do seu engajamento em discussões sobre os conteúdos de Física, visando melhor compreensão do conteúdo.
REFERENCIAL TEÓRICO
Muitas concepções prévias, inclusive incorretas, dos alunos são difíceis de serem transpostas. Simplesmente enunciar as Leis de Newton e exeplificá-las não torna o aluno apto a resolver problemas e responder questões, nem o capacita a responder as questões de forma coerente com o paradigma newtoniano. Torna-se necessário levar o aluno a refletir e reavaliar o que já sabe, fazendo-o repensar suas próprias concepções sobre conceitos, tais como força, aceleração e inércia no contexto da física, que difere do contexto cotidiano. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel servirá de base para a concepção das atividades deste trabalho. Um dos objetivos ao adotar o PI é tornar o aluno protagonista no processo de ensino-aprendizagem, estimulando a troca de ideias entre os colegas e otimizando o tempo em sala, dividindo a aula em pequenas exposições do professor, seguidas de questões conceituais a serem respondidas pelos alunos e discutidas entre eles.
METODOLOGIA
A proposta didática será aplicada em três turmas de primeira série da Fundação Liberato (Novo Hamburgo - RS) durante sete aulas de dois períodos cada. O projeto divide-se em três partes: sondagem e avaliação de concepções prévias; episódios de ensino; e avaliação dos resultados. As atividades de ensino envolverão: (1) preparação prévia dos alunos para as aulas; (2) exposição oral do conteúdo pelo professor, com foco nas dúvidas encontradas pelos alunos na atividade preparatória; (3) questões conceituais e discussão entre os colegas em sala de aula.
ESTÁGIO ATUAL DO TRABALHO
Já foi aplicado um teste de sondagem (conhecimentos e atitudes frente à disciplina de Física) e outro sobre concepções prévias sobre força e movimento dos alunos. As respostas já foram tabuladas e analisadas. As aulas estão em fase de elaboração, constituindo-se de materiais para tarefas preparatórias (texto base para os alunos, vídeos, tutoriais, simuladores, etc.), e questões conceituais sobre as Leis de Newton. Uma parte deste material será criada e também serão utilizados materiais já prontos. Os episódios de ensino propostos iniciam na terceira semana de agosto de 2015
COLABORAÇÃO E AUTONOMIA NO ENSINO
Horário: 14h00min
Mestrando: Ismael de Lima
Orientadores: Prof. Dr. Paulo Lima Jr. e Prof. Dr.Rafael P. Pezzi
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INTRODUÇÃO
Inserido em um universo informacional, o ensino curricular a que submetem aos alunos do ensino formal não é, nem a única, e nem a mais eficiente configuração de ensino-aprendizagem presente na vida do escolar. Os sujeitos se depararão com problemas que exigem um pensamento complexo sobre o mundo, normalmente diferentes do que aqueles exigidos no ensino formal pela maioria dos currículos escolares. Com o propósito de se repensar as formas de se superar ou amenizar tais empasses na escola, este projeto almeja a transdiciplinaridade na prática através de ações não-escolarizadas e do uso de Recursos Educacionais Abertos.
REFERENCIAL TEÓRICO
Esse projeto interliga ideias utópicas de Iván Illich com abordagens CTS no ensino de ciências, ambas ancoradas na utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA). Dentro enfoque CTS do projeto utilizaremos como ferramenta de reflexão a matriz de referência proposta por Strieder (2005) em sua tese de doutorado, desenvolvida com propósito de situar as abordagens CTS na educação. Racionalidade Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Participação Social representam, segundo a autora, interfaces entre ciência, tecnologia e sociedade dentro do contexto de ensino de ciências. Para cada uma dessas interfaces, Strieder desenvolve um espectro das abordagens CTS - na extremidade inferior situam-se visões CTS mais “ingênuas” enquanto na superior, as concepções mais críticas. Iván Illich nos inspira por seu olhar utópico sobre a instituição escolar, sua dura crítica a ela e por sua busca por uma cultura em que todos as pessoas sejam protagonistas e arquitetos e que traga de volta sua capacidade natural de criação e participação, formando entre si teias de aprendizagem. Recurso Educacional Abertos é o termo cunhado pela Unesco em 2011 para designar os materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, licenciados de maneira aberta e que podem ser utilizados e adaptados por terceiros. Escolhemos o REA como uma ferramenta em busca da autonomia do educando e por ter as características perfeitas para a efetivação de uma teia de aprendizagem.
METODOLOGIA Desenvolvimento de atividades colaborativas e que estimulem a autonomia dos aprendentes: os participantes serão provocados a participar da construção colaborativa de um wiki de descrições, aparentemente, fragmentadas em frentes - ou visões - sobre uma mesma temática. A temática principal será proposta aos alunos das três seriações do ensino médio e algumas frentes de estudo serão sugeridas: história, cultura, ciência, tecnologia, sociedade, por exemplo. Os alunos deverão escolher individualmente uma frente. Dessa forma, grupos heterogêneos serão naturalmente formados. Projeta-se a formação do que Illich denomina teia de aprendizagem na qual os aprendentes colaborem discutindo através fóruns, editando textos, ligando frentes por meio de links entre diferentes páginas.
UMA PROPOSTA DE TRABALHO QUE INTEGRA AULAS FORMAIS E PROJETOS DE PESQUISA ORIENTADOS PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Horário: 14h30min
Mestrando: Jeferson Barp
Orientadores: Profa. Dra. Neusa Teresinha Massoni
FÍSICA DA MÚSICA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL
Horário: 15h00min
Mestrando: Jennifer Carrion
Orientadores: Prof. Dr. Alexsandro Pereira de Pereira
ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Horário: 15h30min
Mestrando: Maurício Girardi
Orientadores: Profa. Dra Daniela Borges Pavani e Prof. Dr. Paulo Lima Junior
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INTRODUÇÃO
Despertar nos estudantes a curiosidade e o gosto pela descoberta científica, bem como ensiná­los a entender a natureza e seus fenômenos deve ser um processo contínuo perseguido pelos educadores. A inclusão em programas curriculares de assuntos capazes de estimular o interesse dos alunos facilita este processo. A astronomia, com toda sua riqueza de temas possíveis de ser abordados, traz em si um grande potencial capaz de desenvolver esta curiosidade nos estudantes. No entanto este tema não tem sido contemplado nos planos de ensino das escolas. Por outro lado, a implantação do Ensino Médio Politécnico (EMP) no RS, possibilita incluí­lo na área de Projeto e Seminários. Através do software Stellarium a proposta aqui apresentada visa introduzir um conjunto de atividades inserindo a astronomia no EMP. Tutoriais de atividades com o Stellarium serão gerados como produto do projeto.

REFERENCIAL TEÓRICO
Desejando que o espaço de aprendizagem proporcione interação entre os estudantes e com o professor e acreditando que a troca de significados entre colegas (alunos) e com o professor contribui na formação de conceitos no aluno, este trabalho ampara seu referencial teórico em Lev Vygotsky. Vygotsky alicerça sua teoria de desenvolvimento mental tendo por base o conceito de mediação através do uso de instrumentos e signos. Entende que as funções mentais superiores se estabelecem a partir de um contexto social e ocorrem primeiro na relação interpessoal para depois sofrer um processo de
internalização. O conceito de zona de desenvolvimento proximal é um ponto­chave na teoria vygotskyana e é entendido como a distância entre o nível de conhecimento real e o nível de desenvolvimento potencial do sujeito.

METODOLOGIA
Através do software Stellarium será proposto um conjunto de atividades que terá por objetivo, entre outros, a construção do diagrama HR para uma seleção de estrelas dada. O projeto será aplicado em cinco aulas indo de alguns conceitos iniciais sobre coordenadas astronômicas; apresentação e familiarização com o Stellarium; noções de formação e evolução estelar; uso do programa para os alunos encontrarem as estrelas indicadas com as grandezas necessárias para a construção do diagrama HR e finalizando com uma avaliação.

ESTÁGIO DO TRABALHO
Projeto em fase de elaboração visando aplicação em outubro e apresentação até dezembro de 2015. Revisão de literatura sendo feita.
TUDO PARA MOTIVAR O ALUNO A APRENDER MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Horário: 16h00min
Mestrando: Glauco Salomão Ferreira Ribas
Orientadores: Profa. Dra. Daniela Borges Pavani
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INTRODUÇÃO
Uma postura comum entre os alunos de ensino médio já nas primeiras aulas de Física é a de aversão ou de espera de fórmulas para decorar, devido a uma identidade incutida no pensamento deles por outros alunos mais antigos, amigos ou parentes próximos, os quais tiveram aulas que os levaram a ter esse preconceito. Com a intenção de modificar essa impressão, além de, ao mesmo tempo contextualizar todo o estudo de mecânica, utilizando-se daquilo que desperta interesse no discente, como internet, smartphones e jogos em geral, este trabalho tem por objetivo principal apresentar aulas modernas e dentro do contexto de vida dos alunos, utilizando recursos de tecnologias da informação e comunicação. Outra finalidade deste projeto é a de alfabetizar cientificamente os alunos pelo menos de forma básica, no momento em que se explora simulações e modelagens computacionais, pois se discutirá as idealizações e aproximações, as quais sempre estão presentes em uma análise quantitativa de fenômenos físicos e no trabalho científico.
REFRENCIAL TEÓRICO
Segundo Ausubel, para se atingir a Aprendizagem Significativa, o aluno precisa ter predisposição a aprender e o conhecimento novo a ser ensinado deve ser potencialmente significativo. Assim, este trabalho busca atingir essas duas condições nas aulas de Física quando, respectivamente, incentiva-se o aluno a participar na construção das aulas, fazendo questionamentos e trazendo materiais/ideias, e o professor tem uma oportunidade de deixar o conteúdo programático o mais encaixado possível com a estrutura cognitiva preexistente de seu aluno, tomando conhecimento do que ele pensa.
METODOLOGIA
Na busca de despertar o interesse do discente, será produzido uma página que receberá materiais do professor e dos próprios alunos relacionados com os temas propostos para cada aula, além de haver a possibilidade de abertura de links ou menus para a realização de avaliações ou questionários. As aulas conterão exposição dialogada, interação com simulações, modelagens e experimentos virtuais/reais, tudo relacionado ao estudo de mecânica. Os softwares que serão operados são o Modellus, Vpython e o Tracker, além dos tradicionais para apresentações de slides e de vídeos compatíveis com o sistema operacional Windows.
ESTÁGIO ATUAL DO TRABALHO
O trabalho se encontra em estágio inicial com a confecção e reunião de modelagens construídas no Modellus e no Vpython. Na etapa seguinte, será formatado alguns vídeos no Tracker para armazenar experimentos virtuais de eventos do cotidiano e, por fim, a montagem da página com a reunião desse material preliminar.

Interdisciplinaridade entre Física e Biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
Horário: 16h30min
Mestrando: José Antonio da Costa Bocchi
Orientadores: Profa. Dra. Rejane M. Ribeiro-Teixeira
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Introdução
O objetivo deste projeto é, através do estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre conteúdos de Física e de Biologia, entender as conexões entre a interpretação dada pelos nossos sentidos para fenômenos físicos e a correspondente concepção cientificamente correta. Tentar-se-á buscar uma metodologia que estimule o aluno a uma aprendizagem significativa e à compreensão dos fenômenos e conceitos físicos através do entendimento da interpretação dada pelos sentidos, bem como a forma que nosso organismo capta, reconhece e interpreta os estímulos do meio através dos mesmos. Acredita-se que os sentidos, como principal fonte de reconhecimento do mundo, e a interpretação que se associa aos seus sinais, ocorrente no cérebro, têm um papel muito importante para a construção de modelos relacionados com conceitos abstratos. Sendo assim, mostra-se válido entender mais profundamente essas conclusões para que, deste modo, seja possível utilizá-las como ferramentas metodológicas de ensino.
Referencial Teórico
A fundamentação teórica deste trabalho está embasada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, onde a carga cognitiva do aluno é fator primordial no processo da aprendizagem, e na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, onde o repertório de esquemas está associado ao desenvolvimento cognitivo.
Metodologia
Serão apresentados dois módulos didáticos compreendendo o material educacional produzido em um conjunto de 4 horas-aula cada um. Os conteúdos dos módulos didáticos serão trabalhados através de apresentações em Powerpoint, trazendo uma relação entre a Física e a Biologia. Serão utilizados mapas conceituais, partindo-se da explicação desta ferramenta e após, através da inserção de mapas conceituais esqueleto, os alunos trabalharão a compreensão do conteúdo. Um dos módulos trata o sentido do tato e sua relação com as Leis de Newton, em especial com a 3ª Lei de Newton, mostrando, por exemplo, que a dor não é um bom medidor de força. O outro módulo relaciona nosso sistema de equilíbrio, que se encontra no ouvido interno, com a situação de imponderabilidade percebida pelos astronautas no espaço. Este projeto será aplicado no Colégio João XXIII na forma de uma oficina extraclasse para alunos do 3°ano do EM.
Resultados/Estágio atual do trabalho
Os módulos didáticos, o questionário de avaliação e um teste de aferição do entendimento dos alunos acerca de conteúdos de Física encontram-se em fase de revisão final. De acordo com as diretrizes da escola e da anuência de sua direção foram organizados os dias de 28/8 e 18/9 para realização da oficina. A partir da implementação da proposta didática, serão analisados seus resultados e a dissertação será redigida.
TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO ENTRE CONCEITOS DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Horário: 17h00min
Mestrando: Eduardo Ismael Fuchs
Orientadores: Prof. Dr. Dimiter Hadjimichef e Profa. Dra. Neusa Massoni
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INTRODUÇÃO
Assumimos a hipótese de que a Teoria da Relatividade Restrita é um assunto que desperta grande interesse nos estudantes que, em sua maioria, não possuem conhecimento prévio da referida teoria ou conhecem-na superficialmente, ou ainda, o que é mais comum, possuem concepções
alternativas a respeito do tema. Acreditamos que explorar tópicos de Física Moderna e Contemporânea, no Ensino Médio, torna o ensino da Física mais estimulante e que uma introdução histórico-epistemológico-conceitual, acompanhada de algumas simulações do software Modellus, pode facilitar a compreensão do assunto. Pretendemos abordar a TRR não de forma interdisciplinar, dada a polissemia do conceito. O que pretendemos, então, é tão somente estabelecer um diálogo com outros conhecimentos da Matemática (matrizes, determinantes, vetores, números complexos, etc.) e discutir certos aspectos da História da Física e da Epistemologia de Thomas Kuhn associados à mudança de paradigma, visando auxiliar os alunos a darem novos significados a esses conteúdos de Matemática ministrados nas aulas do Ensino Médio.
REFERENCIAL TEÓRICO
A fundamentação teórica do presente trabalho é a obra do suíço Jean William Fritz Piaget (1896-1980). Segundo Piaget, todo o ser humano passa por quatro períodos (estágios) de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal. Em cada nível de desenvolvimento, a criança concebe a causalidade e os conceitos (noções ou concepções) de forma diferente. Essa “descoberta” ajuda o professor a promover desequilíbrios adequados ao nível de desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para Piaget, o desenvolvimento da inteligência é uma construção (funcionalmente a construção consiste em assimilar e acomodar, isto é, incorporar a realidade e em modificar-se para adaptar-se à realidade). O método geral da inteligência é a coordenação ou combinação de esquemas (quadros mentais ou estratégias de ação). O desenvolvimento da inteligência é, rigorosamente, encadeado, e consiste em estabelecer relações. Neste sentido o módulo de ensino deste projeto é piagetiano porque busca estabelecer relações entre distintos saberes, agregando novos significados.
METODOLOGIA
O módulo de ensino previsto neste projeto será integrado às aulas regulares para alunos da terceira série do Ensino Médio, do Colégio Bom Jesus São Miguel, de Arroio do Meio, RS. O referido curso será oferecido no segundo semestre de 2015 em 10 encontros de 2 horas-aula cada.
RESULTADOS/ESTÁGIO ATUAL DO TRABALHO
O trabalho encontra-se em fase de elaboração de materiais. Espera-se facilitar a compreensão, pelo menos introdutória, da TRR. O produto educacional será um texto de apoio ao professor de Física sobre o tópico abordado.