UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FÍSICA

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Não abriremos novas turmas do Mestrado Profissional, pelas razões expostas aqui.

Objetivo específico

Melhoria da qualificação profissional de Professores de Física do nível médio, e das Licenciaturas em Física ou afins, em plena atividade no sistema de ensino, em termos de conteúdos de Física, de aspectos teóricos, metodológicos, epistemológicos do ensino da Física, e do uso de novas tecnologias no ensino de Física.

População-alvo

  1. Professores de Física em exercício na educação básica (ensinos médio e fundamental).

  2. Professores de ensino superior que atuam nas Licenciaturas em Física ou afins.

Natureza e especificidades

O Mestrado Profissional em Ensino de Física tem caráter de preparação e qualificação profissional na área docente, focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo e o sistema escolar, sempre referenciado pela educação em Física. Está voltado, explicitamente, para a evolução e melhoria da educação em Física, seja pela ação direta em sala de aula, seja pela contribuição na solução de problemas educativos em Física, nos níveis médio e fundamental, e no nível superior na formação de professores de Licenciatura em Física ou área afim.

Este mestrado caracteriza-se também pela terminalidade - busca preparar o profissional para atuar na sala de aula e no sistema - e por altos padrões de produção didática na área da Física para o ensino médio. Distintamente do mestrado acadêmico em Ensino de Física, que não tem compromisso imediato com a sala de aula e tem o doutorado como continuação natural, o Mestrado Profissional em Ensino de Física visa diretamente a ação docente na sala de aula e no sistema escolar, sem comprometer o mestrando com a pesquisa acadêmica e com o doutorado.

Obviamente, o mestrando pode vir a fazer doutorado e tornar-se um pesquisador na área, mas este mestrado em ensino não busca prepará-lo para isso.

Por outro lado, a pesquisa acadêmica em Ensino de Física deve sempre permear o curso, principalmente através de projetos desenvolvidos por docentes integrantes do curso. A pesquisa dos mestrandos será preferentemente aplicada à sala de aula, enquanto a pesquisa dos docentes deve prover a necessária base teórica, metodológica e epistemológica dos mestrandos.

Critérios de admissão e seleção

Dá-se preferência a Licenciados em Física ou áreas afins em atividade (comprovada) na educação básica (ensino médio e fundamental) no Ensino da Física; em segunda prioridade ficam docentes, com formação em Física, atuando nas Licenciaturas.

Para a seleção o candidato deve observar o Edital de Seleção para Ingresso. Não haverá cobrança de mensalidade ou de taxas de matrículas; também, não está previsto qualquer tipo de auxílio financeiro. Assim, cabe ao candidato dispor de condições financeiras para realizar o curso com a dedicação necessária.

Inscrições

As inscrições devem ocorrer anualmente, em período a ser divulgado nesta página.

Áreas de concentração e linhas de pesquisa

O Mestrado Profissional em Ensino de Física tem áreas de concentração e linhas de pesquisa a seguir relacionadas.

Áreas de concentração:

Linhas de pesquisa:



Estrutura curricular

Disciplinas

O número total de créditos é 24, dos quais 20 em disciplinas obrigatórias, 2 no estágio supervisionado e 2 em disciplinas opcionais, segundo o Quadro 1.



Quadro 1: QUADRO CURRICULAR

Disciplina

Créditos

Status


Tópicos de Física Clássica I

4

Obrigatória

Redação Científica e Projetos de Desenvolvimento

2

Obrigatória

Teorias de Aprendizagem no Ens. de Física

2

Obrigatória

Tecnologias da Inform. e da Comunicação II

4

Obrigatória

Epistemologia no Ensino de Física

2

Obrigatória

Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I

4

Obrigatória

Metodologia e Avaliação do Ensino de Física

2

Obrigatória

Estágio Supervisionado

2

Obrigatória

Tópicos de Astronomia e seu Ensino na Educ. Básica

2

Optativa

Tópicos de Física Clássica II

2

Optativa

Tópicos de Física Moderna e Contemporânea II

2

Optativa

Tecnologias da Informação e da Comunicação I

2

Optativa



Nas disciplinas obrigatórias de Tópicos de Física são abordados conteúdos de Física, visando tanto à complementação da formação do professor como o ensino de tais tópicos na educação básica. As disciplinas de  Tecnologias de informação e comunicação procuram instrumentalizar o professor no uso do computador e da Internet no Ensino da Física. Em Epistemologia aborda-se a construção do conhecimento em Física, enquanto que a disciplina de Teorias enfoca aspectos teóricos da aprendizagem e implicações metodológicas para o do Ensino da Física. A disciplina Metodologia e Avaliação aborda metodologias de avaliação de intervenções e os enfoques quantitativos, qualitativos e a pesquisa-ação na pesquisa educacional. Redação Científica objetiva preparar o estudante para escrever textos científicos. Tópicos de Astronomia (opcional) busca preparar o professor para abordar tópicos de Astronomia no ensino fundamental e médio. Na medida do possível, as disciplinas opcionais são oferecidas em horários não coincidentes, de modo a permitir que sejam cursadas por todos os estudantes que assim o desejarem, ainda que já tenham atingido o número mínimo de créditos requeridos. Todas essas disciplinas devem ser desenvolvidas de maneira integrada, evitando-se a compartimentalização.

Dissertação

A dissertação tem a forma de um trabalho final de pesquisa profissional aplicada, envolvendo desenvolvimento de processos ou produtos de natureza educacional em Física, visando a melhoria do Ensino de Física de tal forma que haja a possibilidade de ser utilizada por outros profissionais da área. Essa dissertação deverá ter caráter de aplicação de conhecimentos já produzidos pela pesquisa em Ensino de Física e gerar um produto educativo, disseminável, em Física.

Integralização curricular

Deve ocorrer dentro de, no mínimo, dois anos e de, no máximo, três anos, sem tirar o docente da sala de aula. Para isto, as disciplinas e atividades serão concentradas em um dia da semana de cada semana e em períodos intensivos em julho, janeiro e fevereiro. A orientação do trabalho de dissertação será feita parcialmente à distância e parcialmente em encontros na Universidade e em visitas ao local de trabalho do mestrando. Todas as atividades do mestrado serão organizadas e programadas de modo a viabilizar sua conclusão no prazo máximo de três anos, sem que o professor mestrando se dedique exclusivamente ao mestrado.

Local de funcionamento

Instituto de Física da UFRGS 
Campus do Vale 
Av. Bento Gonçalves, 9500 
Prédio: 43.124 
91.501-970 Porto Alegre - RS
Telefone para contato (à tarde): 51-33086431

E-mail de contato: ppgenfis@if.ufrgs.br

Dias de aulas presenciais

Segundas-feiras, iniciando às 8h30min e terminando às 17h30min.